quinta-feira, 6 de junho de 2013

Inimigo Meu

Uma pequena obra prima da ficção cientifica da década de 80. Assim podemos definir esse “Inimigo Meu” que marcou bastante, tanto que até hoje é relembrado com muito carinho pelo público. O enredo em si é bem simples mas maravilhosamente desenvolvido. Após uma batalha feroz dois astronautas combatentes caem em um planeta inóspito. Se trata de um humano, Willis Davidge (Dennis Quaid) e um alienígena, Jeriba 'Jerry' Shigan (Louis Gossett Jr). Como são inimigos inicialmente tentam prejudicar um ao outro ao máximo. A intenção é obviamente liquidar o inimigo no solo, uma vez que isso não foi possível no ar. O problema é que ambos estão isolados naquele local, sem nenhuma perspectiva de serem resgatados. Para todos os efeitos são dados como mortos. Os anos passam e de repente eles se dão conta que a sobrevivência depende do apoio mutuo, da colaboração entre eles. Assim começam a se ajudar em pequenas coisas até que se tornam grandes amigos, confidentes e até mesmo irmãos.

“Inimigo Meu” tem um dos melhores roteiros já feitos no mundo da ficção. Essa afirmação pode até mesmo soar um pouco fora de propósito para alguns mas se formos analisar bem a mensagem do filme é simplesmente sublime e maravilhosa. De certa forma é uma alegoria até mesmo sobre o que acontecia no mundo naquela época. Em meados dos anos 80 a guerra fria ainda era uma realidade. Vivia-se eternamente no medo de ocorrer uma guerra nuclear entre União Soviética e Estados Unidos, numa bipolaridade de nações armadas e prontas para o conflito. “Inimigo Meu” colocava assim dois inimigos que vivem em um planeta isolado mas que precisam deixar essa disputa de lado para sobreviver. Entendeu a metáfora? Simplesmente genial. Assim como os personagens do filme, EUA e URSS tinham que aprender a conviver juntos, se ajudarem, para sobreviver mutuamente. O filme em análise é isso, um grande manifesto pela paz e pela solidariedade de todos, independentemente de onde você veio ou de que lado está. “Inimigo Meu” é sem dúvida um dos mais inteligentes argumentos já filmados no cinema americano.

Inimigo Meu (Enemy Mine, Estados Unidos, 1985) Direção: Wolfgang Petersen / Roteiro: Barry Longyear, Edward Khmara / Elenco: Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Brion James / Sinopse: Em um planeta distante e inóspito dois combatentes aprendem que para sobreviver naquela ambiente hostil terão que ajudar um ao outro. Nasce assim um grande laço de amizade e solidariedade entre quem supostamente deveria se comportar como um inimigo.

Pablo Aluísio.

2 comentários: