domingo, 2 de junho de 2013

Chuck Berry – O Mito do Rock

Documentário em tom de celebração que homenageia um dos grandes pioneiros da história do rock, Chuck Berry. No palco, ao seu lado, fazendo aquilo que sabe de melhor, surgem grandes nomes como Keith Richards dos Rolling Stones, Eric Clapton e até Julian Lennon para tocar junto a esse grande músico e compositor, um sujeito que sem favor nenhum criou, ao lado de muitos outros nomes de peso, as bases estéticas do rock americano nos anos pioneiros da década de 1950. Recentemente Berry esteve na Argentina para uma série de shows e o resultado foi melancólico, uma vez que a idade finalmente chegou no artista o impedindo de se apresentar bem e com o antigo vigor. Felizmente para seus fãs esse documentário traz um dos melhores concertos de Berry onde ele esbanja carisma, vitalidade e exuberância, ao destilar sua incrível coleção de grandes canções, algumas entre as mais conhecidas do gênero. Embora não fosse mais o jovem que incendiou a América nos anos dourados, ainda era capaz de eletrizar uma grande platéia.

Intercalando tudo temos pequenos trechos onde Berry aproveita para falar um pouco de sua carreira e vida. De forma muito modesta explica, por exemplo, que suas canções falavam de coisas comuns aos jovens da época. A identificação faria com que suas músicas se transformassem em sucesso. De uma singeleza impar Berry demonstra que falava nas letras sobre a escola, pois a maioria de sua platéia nos anos 50 anda estava na escola. Do mesmo modo louvava os carrões da época pois esse era o sonho de todo adolescente da América. Por fim diz que também compunha sobre amor porque afinal de contas todo mundo um dia já esteve apaixonado na vida (ou ainda está, dependendo do ponto de vista). Quando perguntado sobre seus problemas com a Polícia (Berry foi preso várias vezes) ele corta de maneira nada sutil a intenção do diretor encerrando tudo afirmando que “esse não seria o local e nem o momento para falar sobre isso”. Coisas de Chuck Berry, certamente. Too Much Monkey Business, afinal! Também brinca com o fato de ter ficado anos sem falar com Jerry Lee Lewis pois ambos disputavam entre si para saber quem era o melhor! Embora curiosos esses trechos não conseguem ofuscar o que há de melhor no filme: a maravilhosa música de Chuck Berry que fez a cabeça de todos os grandes roqueiros da história, desde Elvis Presley até Beatles, passando por Rolling Stones a Eric Clapton. Se isso não for ser realmente genial não sei mais o que isso significa. Hail Hail Chuck Berry!

Chuck Berry - O Mito do Rock (Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll, Estados Unidos, 1987) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Taylor Hackford, Chuck Berry / Elenco: Chuck Berry, Ingrid Berry, Eric Clapton, Keith Richards, Robert Cray, Bo Diddley, Julian Lennon / Sinopse: Documentário sobre concerto realizado por Chuck Berry onde recebe grandes nomes do mundo da música.

Pablo Aluísio.

Um comentário: