quarta-feira, 19 de junho de 2013

A morte de James Gandolfini

É com grande pesar que anunciamos a morte do ator James Gandolfini. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante hoje enquanto participava de um festival de cinema na Itália. Tinha 51 anos de idade.  Imortalizado na pele do personagem Tony Soprano da excelente série “Família Soprano” da HBO o interprete foi premiado ao longo da carreira com três prêmios Emmy, o mais importante da TV americana. A série durou de 1999 a 2007 e se tornou um dos maiores sucessos de audiência da história. Com raro brilhantismo James Gandolfini interpretou ao longo de todos esses anos aquele que foi seu papel definitivo, a de um líder mafioso suburbano de New Jersey. Ao lado de uma esposa e filhos que não o compreendiam ele vê sua vida desmoronar e dar uma guinada após sofrer um colapso nervoso. Tratado, passa a fazer análise com uma brilhante terapeuta, algo que obviamente esconde de seus comparsas pois seria completamente incompreendido no mundo brutal em que vivia.

Quem gosta de séries certamente recorda muito bem do impacto que “Família Soprano” teve em sua primeira temporada. Era algo novo, diferente, inovador. Cada episódio era feito com um nível técnico fora do normal para os padrões do que se fazia na época. A série mudou o conceito dos programas americanos. Não havia concessões e a drama se concentrava em mostrar uma realidade pouco comum em filmes de gangsters. Deixou-se a pura violência estilizada de lado para mostrar o lado mais pessoal, humano e cotidiano dessas pessoas. Depois do fim da série o ator começou uma bem sucedida transição para o mundo do cinema aparecendo em excelentes filmes como “A Hora Mais Escura”, “Corações Perdidos” e o recente “O Homem da Máfia”. Vivia uma nova fase em sua carreira. Não restam dúvidas da grande perda que a arte sofreu no dia de hoje. Descanse em paz. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:


  1. Pablo:

    Que alegria saber o o grande James Gandolfine não sofrerá do ostracismo cruel dos atores que se cristalizam um personagem e não o abandonam jamais.

    Recentemente o vi em O Homem da Máfia e, lamentavelmente, era o Tony Soprano decadente. Muito triste.

    Morrer é renascer dizem o religiosos, acho que para alguns grandes atores também. Que vá com Deus James Gandolfine.

    ResponderExcluir
  2. Ele vinha bem no cinema mas de fato faltou aquele grande filme que o transformasse em astro também na tela grande. Claro que após tantos anos como Tony Soprano ficava complicado se livrar desse personagem tão marcante, mas quem sabe... mesmo assim ele fez boas coisas no cinema, principalmente em "Corações Perdidos" onde leva o filme praticamente sozinho nas costas. Infelizmente é o momento que um dia chega para todos - sem avisar. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Pablo; apenas a título de informação, há comentários nos blogs do Elvis (Elvis e Juliet Prowse) e no Music (Frankie Valli and the Four Seasons) e (Raul Seixas - Por Quem os Sinos Dobram).

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Serge, já estive por lá! Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir