segunda-feira, 3 de junho de 2013

Gato de Botas

Esse milionário mercado de animações acaba de ganhar uma nova provável franquia. A Dreamworks já havia feito isso com a bem sucedida série de animações do Shrek e agora tenta transformar o Gato de Botas (que apareceu como coadjuvante em Shrek 2) em uma nova série de filmes independentes, caminhando com seus próprios passos. Ao que tudo indica deu certo uma vez que fez sucesso de público e critica. De fato temos aqui um bom produto, bem roteirizado, com ótimo timing de humor e um personagem bem carismático, à prova de falhas. Dublado pelo ator Antonio Banderas o felino conseguiu até mesmo uma inesperada indicação ao Globo de Ouro de melhor animação, uma surpresa para muitos certamente. Embora não tenha a mesma verve irônica e mordaz do que o Shrek o vôo solo do Gato de Botas agrada, não apenas às crianças mas aos pais também, ensinando também pequenas lições morais e de amizade aos pequeninos.

A trama aproveita a estória bem conhecida de João e o Pé de Feijão. Aqui o Gato de Botas tenta colocar as mãos nos famosos feijões mágicos que levará ele e seus companheiros até o castelo do gigante, onde reza a lenda existe uma ave que coloca ovos de ouro. Ao seu lado vão juntos outros bons personagens, todos bem desenvolvidos, como o “Ovo” Humpty (voz de Zach Galifianakis, o barbudinho de “Se Beber Não Case”) e uma gatinha esperta que também quer ter a chance de levar sua parte no tesouro (dublada pela atriz latina Salma Hayek). E por falar em latinidade a animação não se furta em mostrar toda a ginga e dança das mais tradicionais músicas espanholas. Outro que marca presença nos microfones de dublagem é o ator e diretor Billy Bob Thornton. Meio sumido das telas ele diverte bastante carregando no sotaque caipira do casca grossa Jack. Assim fica a recomendação de mais essa boa animação dos estúdios Dreamworks. Você certamente não se arrependerá de assistir.

Gato de Botas (Puss in Boots, Estados Unidos, 2011) Direção: Chris Miller / Roteiro: Charles Perrault, Tom Wheeler / Elenco (vozes): Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton / Sinopse: O Gato de Botas, seu amigo Ovo e gatinha Kitty tentam colocar as mãos no tesouro do gigante das nuvens.

Pablo Aluísio.

Um comentário: