segunda-feira, 3 de junho de 2013

Velozes e Furiosos 6

E lá vamos nós de novo... eis aqui o sexto filme da franquia “Velozes e Furiosos” que está chegando aos cinemas brasileiros. A essa altura do campeonato ninguém pensaria que essa série fosse tão longe mas os sucessivos sucessos de bilheteria das continuações não deixam tudo acabar. O curioso é que a cada filme os roteiristas tentam superar o anterior e assim os enredos vão ficando cada vez mais alucinados, cada vez mais inverossímeis e mentirosos a tal ponto que se por acaso houver um “Velozes e Furiosos 7” eu sinceramente não sei onde isso tudo vai parar. Bom, depois do último filme rodado no Rio todos os membros da equipe de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) estão ricos e aposentados e nem pensam mais em voltar ao velho ritmo. Brian, por exemplo, agora está curtindo uma de paizão ao lado da mulher. As coisas começam a mudar quando um agente do governo (interpretado pelo The Rock em pessoa, Dwayne Johnson) resolve contatar Toretto para que ele volte à ativa. Até porque se isso não acontecesse não haveria mais filme nenhum, não é mesmo?

A intenção agora é ajudar o governo a colocar as mãos em Shaw (Luke Evans), um ex-militar que tenta chantagear o mundo com uma guerra eletrônica, o que arruinaria todos os principais sistemas de comunicação, deixando as populações à mercê de ataques terroristas. Para convencer Toretto a voltar com sua equipe ele mostra uma foto recente de Letty (Michelle Rodriguez), que até aquele momento era dada como morta! Ela agora está ao lado de Shaw, numa situação complicada de se entender. Para tentar desvendar esse mistério, todo o grupo volta ao campo de batalha! Com cenas rodadas principalmente em Londres “Velozes e Furiosos 6” acelera mesmo é nas situações mais exageradas de toda a franquia. Até os carros deixaram de ser suficientes e as perigosas cenas de corrida agora contam até com tanques russos de última geração. Como se isso não bastasse há ainda uma cena final com um enorme cargueiro Tupolev russo que Brian, Toretto e cia tentam impedir de decolar. A edição é fora do controle, nervosa, sem freios. No meio de tanta correria os furos do roteiro (eles existem aos montes) vão até mesmo perdendo a importância. No fundo “Velozes e Furiosos 6” se contenta apenas em agradar os fãs da franquia (e não propriamente em mudar a opinião de quem odeia a série), por isso se você se enquadra no primeiro grupo pode ir ao cinema sem medo de se decepcionar. Já os que nunca engoliram essa franquia, bom, não será nesse sexto filme que irão começar a gostar de tudo. Melhor ficar o mais longe possível.

Velozes & Furiosos 6 (Fast & Furious 6, Estados Unidos, 2013) Direção: Justin Lin / Roteiro: Chris Morgan, Gary Scott Thompson / Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Luke Evans, Michelle Rodriguez / Sinopse: Para impedir que um ex-militar comece uma verdadeira guerra eletrônica contra os principais meios de comunicação do mundo um policial se une a um grupo de criminosos.

Pablo Aluísio.

2 comentários: