sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cowboys do Espaço

Aposentadoria é uma palavra que definitivamente não faz parte do vocabulário de Clint Eastwood. Sempre ativo e atuante, lançando novos filmes todos os anos, o velho astro não dá sinais de que vá se aposentar um dia, isso apesar de sua idade avançada. O que não significa que não possa brincar com esse fato nas telas. Clint parece se divertir com o fato de que mesmo na terceira idade ainda é mais produtivo e trabalhador do que muito garotão por aí. Um exemplo do bom humor do diretor e ator pode ser conferido nesse simpático “Cowboys do Espaço” cujo roteiro está recheado de piadinhas com a idade não só de Clint mas de todo seu elenco de apoio, formado por veteranos como James Garner, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. O enredo também brinca com o fato de mandar todos esses senhores idosos ao espaço para uma missão especial da NASA. Acontece que um velho satélite da agência espacial apresenta graves problemas, podendo inclusive cair na Terra. Como se trata de uma tecnologia obsoleta, desconhecida dos jovens astronautas na ativa, a NASA resolve convocar os profissionais do espaço da época em que o satélite foi lançado, uma vez que apenas eles podem consertar o artefato. Inverossímil? Inicialmente sim mas por uma dose de sorte na mesma época em que o filme chegava aos cinemas a agência espacial americana anunciava a ida do mais velho astronauta de volta ao espaço, o americano John Glenn. O fato real acabou gerando grande publicidade grátis ao filme pois a missão da NASA ganhou todas as principais manchetes de notícias ao redor do mundo. Apesar disso o filme não conseguiu se tornar exatamente um sucesso de bilheteria.

Anos depois, em entrevistas, Clint Eastwood esclareceu que o projeto inicialmente contava com Jack Nicholson e Sean Connery como primeiras opções para os personagens mas eles, por um motivo ou outro, declinaram do convite. Nicholson alegou que já havia interpretado um astronauta veterano em “Laços de Ternura” e por isso não queria de certa forma repetir aquele tipo de personagem. Já Connery estava muito aborrecido com a Warner por causa de problemas contratuais de filmes anteriores. De fato Sean se aposentaria pouco depois com o fiasco de bilheteria de “A Liga Extraordinária”. De qualquer modo, apesar de não ser um filme brilhante, “Cowboys do Espaço” é simpático e bem realizado dentro de sua proposta inicial – que é unir comédia e aventura em um só filme. Alguns críticos acusaram a produção de ser uma mera cópia de filmes do passado como “Os Eleitos” mas esse tipo de colocação não tem muito sentido. Clint em momento algum quis realizar um épico sobre a corrida espacial, pelo contrário, sua intenção foi mesmo apenas brincar com sua idade ao lado de seus colegas veteranos do cinema. Olhando por esse lado não há como desgostar desse filme. Não é o melhor do diretor, passa longe disso, mas nem só de obras primas vivem os grandes cineastas. Dentro da categoria “diversão descompromissada” esse “Cowboys dos Espaço” já está bom demais.

Cowboys do Espaço (Space Cowboy, Estados Unidos, 2000) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: Ken Kaufman, Howard Klausner / Elenco: Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland, James Garner, Lee Majors, Rade Serbedzija / Sinopse: Um velho satélite da NASA apresenta graves problemas, podendo inclusive cair na Terra. Como se trata de uma tecnologia obsoleta, desconhecida dos jovens astronautas na ativa, a agência espacial americana resolve convocar os profissionais do espaço da época em que o satélite foi lançado, uma vez que apenas eles podem consertar o artefato. Mesmo na terceira idade eles aceitam a missão de voltar ao espaço!

Pablo Aluísio.

Um comentário: