segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 2

Esse é o filme que encerra a Saga Crepúsculo. Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) estão casados, felizes e tem uma filha, fruto desse relacionamento entre uma humana e um vampiro. Tudo caminha maravilhosamente bem até que a notícia da existência de uma criança imortal chega aos ouvidos do líder do clã Volturi.  Uma das leis do universo dos vampiros proíbe a existência de crianças imortais (isso já havia aparecido no argumento de outro filme famoso, “Entrevista com o Vampiro”). Assim apenas adultos podem se tornar vampiros. Isso coloca ambos os clãs em um conflito que poderá se revelar bastante sangrento e mortífero. Bella e Edward lutarão até a morte, se preciso for, para proteger o fruto de seu amor. Como sempre acontece nessa franquia, a chegada do último filme da saga Crepúsculo aos cinemas despertou a ira dos críticos, caindo sobre o filme mais um avalanche de criticas negativas onde nada parecia prestar nessa produção. E como sempre também o público ignorou completamente essas opiniões e lotou as salas transformando esse último filme em mais um enorme sucesso de bilheteria. Juntando todos os filmes a saga já rendeu folgadamente mais de um bilhão de dólares! É dinheiro que não acaba mais, vamos convir. Eu sempre vi Crepúsculo como um produto essencialmente romântico, escrito e produzido para um segmento especifico do público, o mercado adolescente. Assim não há muito sentido em criticar o filme ou o livro que lhe deu origem afirmando que é sem conteúdo. Crepúsculo não é Shakespeare.

Também acho fora de propósito as criticas que afirmam que a autora Stephenie Meyer seria uma reacionária conservadora por colocar seus personagens em situações, digamos, “fora de moda” (como a passagem em que Bella e Edward deixam claro que só farão sexo após o casamento). Eu definitivamente não vejo algo assim como um aspecto negativo de Crepúsculo, penso justamente o contrário. Que bom que a autora tenha passado esse tipo de mensagem para as adolescentes que formam seu público. O mundo já está cheio de adolescentes grávidas por aí. Tomara que as fãs de Crepúsculo sigam o exemplo de Bella e só façam sexo mesmo após o casamento. A gravidez na adolescência é uma tragédia social, tanto para a sociedade quanto para a adolescente que se prejudica na sua própria vida (isso quando não é abandonada pelo companheiro). Sou da opinião de que essa ideologia liberal de comportamento fracassou. O que vemos por aí hoje em dia é a cultura da droga e do sexo livre, levando os jovens para o bueiro bem cedo em suas vidas. Então um livro de teor conservador nesse aspecto é até bem-vindo hoje em dia. Se o pensamento liberal (tão em voga pela geração hippie) jogou a sociedade nesse mundo de drogas e problemas que vivemos hoje em dia, então que se abrace mesmo uma visão mais conservadora, tradicional. Em termos cinematográficos o filme não traz nada de novo. O elenco é fraco, não há como negar, e a produção (dessa vez bem mais caprichada e rica) não chega a impressionar (os lobisomens, por exemplo, são digitais demais). De bom mesmo fica o carinho das fãs em relação a esses filmes (não há nada de errado nisso) e sua mensagem equilibrada (para alguns conservadora) que passa uma forma mais correta de levar a vida, principalmente para as jovens que estão começando agora na vida sentimental e sexual. É por aí mesmo, sejam românticas sim, conservadoras e tenham bastante respeito próprio por seus sentimentos e sua vida sexual. A sociedade como um todo agradece.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2, Estados Unidos, 2012) Direção: Bill Condon / Roteiro: Melissa Rosenberg baseada na obra de Stephenie Meyer / Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner / Sinopse: Bella e Edward lutam para proteger sua pequena filha cuja existência viola as leis que são impostas no universo dos vampiros.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    Mas no filme Entrevista com o Vampiro, havia uma criança imortal que era interpretada pela, ainda muito jovem, Kirsten Dunstm.Ou estou enganado?

    Quanto ao conservadorismo dos personagens principais no que tange ao sexo sem casamento, estou com você 100%.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Serge, a personagem se chamava Claudia e era interpretada por Kirsten Dunst. Ela é transformada em vampira ainda criança e isso era uma clara violação das leis dos vampiros tanto que os demais a capturam e a levam para uma morte horrível. A idéia foi reciclada aqui em Crepusculo, com o mesmo código de lei que proibia uma criança de ser um vampiro imortal - no filme inclusive eles fazem uma retrospectiva histórica sobre o que aconteceu quando se deixou existir essas crianças imortais (uma vila inteira é devorada por um desses monstros mirins).

    ResponderExcluir