quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Magic Mike

É bem complicado analisar um filme como esse. Não é questão de preconceito pelo fato dos personagens principais serem todos stripers mas sim pela falta de uma justificativa melhor para a própria existência desse “Magic Mike”. Tudo parece soar como mera desculpa para as várias e várias cenas de strips masculinos, uma atrás da outra, praticamente sem interrupção. Intercalando tudo temos apenas um fiapinho de estória que tenta criar alguma profundidade para esses marmanjos musculosos que ganham a vida se exibindo para mulheres. No Brasil esse tipo de coisa teve seu auge de sucesso no chamado “Clube das Mulheres” mas hoje em dia só sobrevive praticamente como entretenimento para o público gay. Aliás por falar em gays eles foram completamente riscados do mapa na produção que não quis criar nenhum vínculo entre aqueles dançarinos e a cultura gay, muito embora ambos andem de mãos dadas na vida real já que muitos stripers masculinos são também garotos de programa para homossexuais endinheirados. Deixando isso de lado o que vemos é realmente um enredo bem fraco, que tenta se apoiar unicamente no apelo sexual dos atores. Curiosamente tudo é feito até com muito pudor (há obviamente nudismo parcial nas seqüências mas o diretor puxa o freio de mão para algo realmente mais ousado).

Por falar em elenco a trama gira basicamente em torno da vida de três personagens centrais. O primeiro é o próprio Magic Mike (Channing Tatum). Vivendo de trabalhos braçais (como na construção civil e na construção de móveis residenciais) ele se apresenta em clubes noturnos de stripers apenas para juntar uma grana para abrir seu próprio negócio. O ator Channing Tatum mostra intimidade com o babado, até porque ele próprio viveu de tirar a roupa antes de sua carreira como ator decolar. O segundo personagem é um jovem de apenas 19 anos que perde sua bolsa de estudos numa universidade após agredir o seu técnico de futebol. Sem grana e sem emprego topa entrar no jogo que é comandado por Dallas (Matthew McConaughey), um veterano striper que agora comanda seu próprio show e que tem planos de levar seu grupo para uma casa noturna maior e mais moderna em Miami (a estória do filme se passa em Tampa, na Flórida). Embora tenha esse núcleo dramático envolvendo todos esses personagens esqueça essa questão pois tudo é bem superficial mesmo e como escrevemos tudo parece uma simples desculpa para os fortões rebolarem até dizer chega! Por falar neles é uma pena ver Matthew McConaughey regredir com esse tipo de papel, logo ele que vinha apresentando um bom trabalho em filmes realmente bons nos últimos anos. O seu Dallas no filme não passa de um cretino e ele para falar a verdade não diz a que veio se limitando a andar de fio dental pra lá e pra cá. Enfim é isso, “Magic Mike” não tem segredo, é apenas um filme apelativo que usa as cenas de strips de seus atores para chamar a atenção de seu público alvo – mulheres apenas. Para os homens heteros que estiverem em busca de bom cinema é bom desistir de tentar encontrar algo aqui pois certamente ficarão nus com a mão no bolso.

Magic Mike (Magic Mike, Estados Unidos, 2012) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Reid Carolin / Elenco: Channing Tatum, Matthew McConaughey, Joe Manganiello, Alex Pettyfer, Matt Bomer, Olivia Munn / Sinopse: Magic Mike conta a estória de um grupo de stripers masculinos que tentam ganhar a vida tirando a roupa para mulheres em um clube noturno.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: