sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Corrida Mortal

“Corrida Mortal” é o remake de “Corrida da Morte”, produção B da década de 1970 que tinha no elenco um ainda bastante jovem Sylvester Stallone. Embora seja uma refilmagem há diferenças substanciais entre as duas produções. Aqui o filme mescla vários fatores contemporâneos (crise econômica, superlotação de presídios e reality shows) para criar aquilo que seria o entretenimento supremo para as massas, uma nova versão dos jogos de gladiadores só que tendo como protagonistas prisioneiros de uma instalação de segurança máxima que são colocados em uma disputa mortal, uma corrida sem regras onde o principal objetivo é sobreviver e ganhar a liberdade. Aos perdedores só resta a morte na pista. Assim podemos perceber que em “Corrida Mortal” há uma mistura incrível de vários filmes e referências tudo jogado de uma só vez nesse verdadeiro caldeirão pop por excelência. Há elementos de “Mad Max” (como sempre), de “O Sobrevivente” (filme com Arnold Schwarzenegger, baseado em livro de Stephen King) e até mesmo o famoso Rollerball, filme sensação que ajudou a criar várias imitações baratas ao longo de todos esses anos.

“Corrida Mortal” foi realizado para três tipos de pessoas. Para os que adoram filmes de ação com carros envenenados, para os fãs de Jason Statham (aqui mais casca grossa do que o habitual) e para os admiradores de Roger Corman, o famoso diretor de filmes B, que ao longo da vida realizou centenas de filmes (sem perder um tostão segundo ele próprio gosta de dizer). O espírito que norteia todo o filme é o de Corman, sem dúvida, embora aqui o orçamento seja mais do que generoso. A direção foi entregue a Paul W.S. Anderson, que os fãs das franquias de Resident Evil e Alien vs. Predador conhecem muito bem. Ele obviamente acelerou ao máximo a condução da estória, injetando doses extras de adrenalina nas sequências de corridas. Os fãs de filmes de ação desenfreada certamente não terão o que reclamar. A produção aliás fez bonito nas bilheterias, tanto que virou uma nova franquia (há pouco foi lançado “Corrida Mortal 3” mas sem Jason Statham). Enfim, “Death Race” não faz feio na categoria filmes apocalípticos de ação. Quem curte corridas de carros também vai gostar bastante. No fundo é um eficiente produto do gênero. Vale a pena acelerar para conferir essa produção.

Corrida Mortal (Death Race, Estados Unidos, 2008) Direção: Paul W. S. Anderson / Roteiro: Paul W. S. Anderson / Elenco: Jason Statham, Ian McShane, Tyrese Gibson, Joan Allen, Robin Shou, Janaya Stephens / Sinopse: Um prisioneiro de um presídio de segurança máxima, Jansen Ames (Jason Statham), é forçado a participar de uma corrida de vida e morte que será transmitida ao vivo para todo o mundo. Em caso de vitória o corredor ganhará a liberdade. Em caso de derrota, a morte será inglória.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Publicado originalmente no blog Cine Action
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir