quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lilo & Stitch

Uma garotinha do Havaí de apenas cinco anos chamada Lilo ama animais de estimação. Ela compensa o fato de ser órfã com o amor que nutre pelos bichinhos. Como não consegue fazer muitos amigos sua irmã mais velha concorda que tenha um animal de estimação. Assim Lilo acaba escolhendo o estranho Stitch que mais parece um cãozinho mas que na verdade é um ser espacial perigoso pois é fruto de um avançado experimento genético. Mal criado, feroz e nada simpático o ser de outro mundo acaba criando afeição por Lilo, mesmo estando sob perigo ao ser perseguido por caçadores intergalácticos. “Lilo e Stitch” foi uma das últimas animações no estilo tradicional dos estúdios Disney. Embora certas partes tenham sido feitas com uso de computação gráfica o que predomina nessa animação é realmente a velha (e charmosa) técnica do passado. Os personagens são bem carismáticos e bem elaborados, em especial Stitch, que acabou com sua personalidade explosiva criando muita simpatia entre as crianças (principalmente com as mais peraltas). Seu design inclusive foi reaproveitado em outras animações, como por exemplo “Como Treinar o Seu Dragão”, onde o próprio monstrinho surge com os mesmos traços de Stitch.

Outro fator que diferencia “Lilo & Stitch” das demais animações é a sua trilha sonora, formada basicamente por músicas de Elvis Presley. Como a estorinha se passa no Havaí a Disney pensou ser uma boa idéia rechear a trilha com canções do cantor americano. Após uma negociação pelos direitos autorais com a EPE, que controla o catalogo de Elvis, as músicas do Rei do Rock foram finalmente adicionadas à animação. A fusão deu muito certo, até porque a maioria das faixas foram pinceladas da fase mais pop de Elvis na década de 1960. Essas canções são ótimas e mantém a jovialidade, mesmo após tantos anos de seu lançamento original. Presley é aquele tipo de artista atemporal, sua voz suave e melódica desse período faz a diferença, cativando bastante a garotada. Assim ganharam todos, a Disney pela possibilidade de trazer uma ótima seleção musical para sua animação, a EPE pela chance de divulgar a obra de Elvis Presley entre as crianças e a BMG que colecionou ótimos números com as vendas da trilha sonora no mercado. Um belo desfecho para essa animação muito simpática e carismática que vale a pena ser assistida.

Lilo & Stitch (Lilo and Stitch, Estados Unidos, 2002) Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois / Roteiro: Chris Sanders / Elenco (vozes):  Daveigh Chase, Jason Scott Lee, Tia Carrere, Ving Rhames, Chris Sanders, David Ogden Stiers./ Sinopse: Ao som de Elvis Presley a garotinha Lilo e o ET Stitch vivem grandes aventuras e confusões no paradisíaco Havaí.

Pablo Aluísio.

Um comentário: