sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Profecia

A figura do Anticristo sempre foi muito explorada pelo cinema americano. Um das produções mais famosas sobre esse misterioso personagem foi “A Profecia”, um clássico dos filmes de terror e suspense. O enredo narra a estória de um diplomata americano (Gregory Peck, sempre ótimo) que ao lado de sua esposa aguarda com ansiedade o nascimento de seu primeiro filho. Durante o parto porém as coisas não saem bem e a criança morre. Para não abalar sua mulher ele acaba tomando uma decisão extrema: adota uma criança às pressas, um recém-nascido de origem completamente desconhecida. No começo sua idéia dá bons frutos pois a criança cresce forte e sadia porém quando completa uma certa idade começa a manifestar estranhos poderes paranormais que irão mudar o rumo e o destino de toda a sua família. É mais do que curioso o enredo dessa produção pois o garoto, o simpático e amável Damien (Harvey Stephens), é na realidade o Anticristo em pessoa. Ele irá crescer e em um futuro próximo levará a humanidade para sua própria danação, como está escrito inclusive nas escrituras sagradas.

“A Profecia” fez tanto sucesso que deu origem a várias continuações e a uma refilmagem (remake) em 2006, todas desnecessárias. O roteiro desse primeiro filme é conclusivo, se fechando em si mesmo, não sendo necessário se alongar ou levar o enredo adiante como fez os produtores em busca de bilheterias fáceis. Além do roteiro realmente intrigante, que mexia bastante com as crenças do puritano povo americano, “A Profecia” original se destacava também por seu excelente elenco, a começar pelo grande mito Gregory Peck. Que baita ator ele era! Nunca assisti uma atuação de Peck que não fosse altamente digna. Aqui ele repete a dose, interpretando o embaixador americano que acaba adotando o garotinho Damien. Interessante porque ao longo de sua carreira Peck não fez filmes de terror, se concentrando em dramas, filmes de guerra e westerns. Quando resolveu participar desse aqui mal sabia que estava entrando em um dos maiores clássicos do gênero! "A Profecia" mostra acima de tudo que para se fazer um bom filme de terror não é preciso encher a tela de monstros sanguinários ou efeitos especiais gratuitos. Basta um bom roteiro, um argumento interessante e boas atuações. Some-se a isso uma excelente trilha sonora incidental e você terá realmente um clássico em mãos. É um filme para se assistir e entender porque os filmes de suspense e de terror de antigamente eram bem melhores e mais inteligentes do que os que são produzidos hoje em dia.

A Profecia (The Omen, Estados Unidos, 1976) Direção: Richard Donner / Roteiro: David Seltzer / Elenco: Gregory Peck, Lee Remick, Harvey Stephens / Sinopse: Diplomata Americano no exterior (Gregory Peck) acaba adotando um garotinho de origem desconhecida. Conforme se passam os anos o menino começa a desenvolver estranhos poderes paranormais que irão dar origem a uma série de eventos misteriosos e sombrios.

Pablo Aluísio.

2 comentários: