sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

George Harrison: Living in the Material World

Depois de ficar anos à sombra da dupla Lennon / McCartney finalmente um documentário de alto nível foca as luzes em George Harrison. Eu já assisti dezenas e dezenas de documentários sobre os Beatles antes mas como era de se esperar todos eles enfocavam muito mais John Lennon e Paul McCartney. George sempre era meio deixado de lado pois a personalidade da dupla principal do grupo ofuscava todo o resto. A própria personalidade de Harrison contribuiu de certa forma para que ele ficasse conhecido como o "Beatle quieto". Espiritualizado, seguidor de religiões orientais, Harrison acreditava em uma vida mais interior. Isso é bem demonstrado no filme com George caminhando pelo jardim de sua mansão no interior da Inglaterra, no depoimento de seu filho que afirma que Harrison odiava o fato dele estudar em uma escola militar e vários outros pequenos detalhes que mostram a verdadeira maneira de pensar e agir do artista. Aqui Martin Scorsese não inventa. Ele realizou um documentário ao velho estilo mesmo, intercalando depoimentos, fotos, imagens (várias caseiras) em um rico filme com quase 4 horas de duração.

Como todo filme criado do mosaico de depoimentos de várias pessoas diferentes que conviveram com Harrison em diferentes fases de sua vida, aqui o espectador vai também acabar se deparando com algumas contradições entre o que foi dito sobre o artista. Só para citar um exemplo: quando se enfoca o fim do primeiro casamento de George com Patty Boyd, surgem versões diferentes sobre o que realmente aconteceu e como George teria reagido ao fato de ter sido traído justamente pelo colega Eric Clapton. Esse ameniza a situação afirmando que George lidou muito bem com o término de seu casamento, se portando como um "gentleman". Já Patti diz algo completamente diferente ao afirmar que George teria ficado "furioso" com o acontecimento. No final das contas quem tem razão? No fundo não importa. O que é relevante é justamente encontrar impressões divergentes sobre a mesma pessoa. Isso acontece com todos e não seria diferente com George Harrison. Eu recomendo o filme primeiramente para os fãs dos Beatles pois quem não é fã e não conhece muito bem a história do grupo pode ficar um pouco perdido (por exemplo, não são bem explicadas as razões que levaram os Beatles a se separarem, etc). No apagar das luzes o grande mérito dessa produção é mostrar um sujeito que primava muito pela sua própria espiritualidade. Em vida ele sempre procurava da melhor forma possível encontrar o caminho de sua paz espiritual. Sua busca pelo interior cósmico enquanto vivia no mundo material é uma das histórias mais fascinantes da biografia dos Beatles. Nesse ponto o filme é muito bem sucedido. Ele capta extremamente bem essa face do músico inglês. Espero sinceramente que Harrison tenha encontrado finalmente a paz que tanto procurou em vida. Hare Krishma George!

George Harrison: Living In The Material World (Inglaterra, 2011) / Diretor: Martin Scorsese / Participações, depoimentos e arquivos de gravação com Paul McCartney, Terry Gilliam, Ringo Starr, John Lennon, Eric Idle, George Harrison / Produção: Olivia Harrison, Martin Scorsese, Nigel Sinclair / Sinopse: Documentário sobre a vida do ex-beatle George Harrison com muitas imagens inéditas de sua vida cotidiana e seu lado mais espiritualizado.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Amo George Harrison. Here Comes The Sun é LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Pobrezinho. Deus guarde sua alma!

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir