domingo, 13 de fevereiro de 2022

Garfield 2

Título no Brasil: Garfield 2
Título Original: Garfield - A Tale of Two Kitties
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Tim Hill, Steven Rimdzius
Roteiro: Joel Cohen, Alec Sokolow
Elenco: Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt, Bill Murray, Billy Connolly, Ian Abercrombie, Lucy Davis

Sinopse:
Garfield, o gato mais preguiçoso e bonachão dos Estados Unidos viaja até a Inglaterra. Naquele ambiente elegante e sofisticado precisará enfrentar um novo tipo de vilão em sua vida. Adaptação para o cinema da obra de Jim Davis.

Comentários:
O Garfield é um personagem que nasceu nas tirinhas de jornal. Seu criador, o cartunista Jim Davis, só precisava de 3 ou 4 quadros para mandar sua mensagem, na maioria das vezes ironias mordazes sobre o estilo de vida do norte-americano médio. Quando decidiram levar o gato para os desenhos animados se viu que ele só funcionava bem mesmo nas tirinhas. Levar para o cinema, em um longa-metragem, era ainda mais equivocado. Por essa razão essa franquia nunca deu muito certo, sempre foi capenga, tanto em termos comerciais como de crítica. A questão é de origem. Garfield não foi criado para esse tipo de formato. Por essa razão nenhum dos dois filmes sobre ele deram certo. Faltou um pensamento mais crítico dos produtores aqui. A verdade é que alguns personagens só funcionam mesmo no formato em que nasceram e se desenvolveram. Ir além disso é forçar a barra.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Quando eu namorava minha mulher, o gato dela morreu e foi um drama, choradeira e tudo mais, e eu achei que resolveria a questão simplesmente dando um gato imortal à ela, assim ela nunca mais passaria por esse drama uma vez que os animais quase sempre vivem menos que seus donos. O que fiz? Dei-lhe um Garfield de pelúcia. Hoje olhando para trás acho que fui meio insensível nesse caso. Principalmente porque o Garfield é um gato meio difícil de se gostar já que é praticamente um anti gato: não tem elegância, agilidade, discrição, etc. ou seja, tudo que são as qualidades de um gato, já que carisma não é o forte da espécie e quem tem de sobra é cachorro.
    Disse tudo isso pra ilustrar como fiquei feliz quando surgiu esse filme, pois a memória afetiva me contaminou. Eu gostei do filme, mas de forma bem moderada, mas sem decepção, com o entendimento que aquele gato preguiçoso, comilão e, consequentemente, gordo, só poderia dar naquilo.

    ResponderExcluir
  2. Essa história é interessante Eu nunca tive gatos de estimação, apenas cães. Os gatos na verdade possuem uma personalidade bem forte.

    Tem uma piada que diz assim.

    O homem serve a comida de um cão. O cachorrinho pensa: - Ele está me dando comida, deve ser um Deus!

    O homem serve comida a um gato. Ele pensa:
    - Esse cara está me dando comida. Acho que eu sou um Deus!

    Hahahahaha

    ResponderExcluir