sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O Caminho de Volta

Nesse filme o ator Ben Affleck interpreta um homem que está afundando. Após a morte de seu filho e do fim de seu casamento, ele se entrega ao alcoolismo. Arranja um emprego qualquer na construção civil apenas para sobreviver. Sua vida parece ter chegado a um beco sem saída, um destino que ninguém imaginava uma vez que no passado, quando era jovem, ele foi um excelente jogador de basquete. Diziam que iria entrar até mesmo na NBA, mas as coisas não foram por esse caminho. Então, enquanto afunda, ele recebe a ligação de um padre. O religioso o conhece há muitos anos e lembrou dele quando surgiu uma vaga de treinador da escola católica onde ele jogou no passado. Pode ser sua redenção pessoal, quem sabe... De qualquer forma é uma chance de recomeçar, encontrar uma razão para se levantar pela manhã para mais um dia de vida.

Bom, o roteiro desse filme não pode ser definido exatamente como algo original, mas mesmo assim devo dizer que funciona! É a velha história do homem que precisa de um novo sentido na vida e o encontra no esporte, treinando um time de jovens colegiais. É considerado o pior time da liga escolar, mas pode ser que as coisas mudem. Com dedicação e treinamento tudo pode mudar. E para o personagem de Ben Affleck é justamente isso o que importa. Esse filme é um bom drama esportivo, com algumas coisas manjadas, é preciso reconhecer, mas que ainda assim não deixa de ser um bom exemplo de vida.

O Caminho de Volta (The Way Back, Estados Unidos, 2020) Direção: Gavin O'Connor / Roteiro: Brad Ingelsby / Elenco: Ben Affleck, Al Madrigal, Janina Gavankar / Sinopse: Jack (Affleck) foi no passado um promissor jovem jogador de basquete. Agora, envelhecido e destruído emocionalmente, corroído pelo alcoolismo, ele vê uma chance de recomeçar ao se tornar treinador de um time de basquete escolar.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Será que essa estória, com pequenas alterações, nós já não vimos vezes decais? Eu digo esse negócio de redenção com times de esportes amadores e perdedores em que o ex profissional decadente vai tentar resolver seus dramas familiares e pessoais. Ainda nais com esse Ben Affleck que não possui recursos artísticos pra tanto. Se fosse com um Tom Hamks...

    ResponderExcluir
  2. Certamente você, que gosta de cinema, já assistiu a um filme com esse tipo de história. É como eu escrevi no texto, o roteiro não pode ser considerado como algo original.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo assim eu gostei do filme, para minha própria surpresa!

    ResponderExcluir