Fez grande sucesso na TV. Essa minissérie chegou a ser exibida na Rede Globo durante os anos 70, alcançando grandes índices de audiência. Eu era ainda bem jovem, mas me recordo bem da repercussão que "Raízes" alcançou aqui em nosso país. Nos Estados Unidos o sucesso foi ainda maior, fazendo com que a produção não se tornasse apenas um grande sucesso, mas também um grande vencedor do Emmy, o Oscar da TV nos Estados Unidos. Na verdade naquele ano foi o grande premiado, levando nove estatuetas. E qual era o segredo de tanto êxito artístico e comercial? Acredito que "Raízes" rompeu uma série de tabus e paradigmas, o que fez com que chamasse tanto atenção na época de seu lançamento original.
A história tinha como protagonista um jovem escravo chamado Kunta Kinte. O enredo ia desde o momento em que ele era escravizado na África, passando pela viagem nos navios negreiros, chegando ao momento em que ele chegava aos Estados Unidos para ser comercializado como escravo. Acabava indo parar em uma fazenda de plantação de algodão. Através da história desse personagem o público também aprendia sobre os tempos da escravidão negra. Grande minissérie! Um marco na história da TV norte-americana.
Raízes (Roots, Estados Unidos, 1977) Direção: Marvin J. Chomsky, John Erman / Roteiro: William Blinn, M. Charles Cohen / Elenco: LeVar Burton, Robert Reed, John Amos / Sinopse: A série contava a história do jovem escravo Kunta Kinte, um homem que iria passar toda a sua vida lutando por sua liberdade. Minissérie em 8 episódios. Premiada pelo Emmy em 9 categorias.
Pablo Aluísio.
Raízes
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Essa eu vi na Globo. Fora o nome Kunta Kinte, eu não me lembro de mais nada. Eu tinha 16 anos.
ResponderExcluirBom, realmente faz muito tempo... Foi produzido no mesmo ano em que Elvis morreu. Acabou saindo em DVD há algum tempo.
ResponderExcluirFoi exibido na Globo e depois no SBT (por volta de 1986).Também teve RAÍZES 2 que por sinal contou com atores de peso (Marlon Brando,Henry Fonda e James Earl Jones fazendo o próprio autor do livro Alex Hayley).Realmente a série tocou na ferida da "culpa branca" por conta da horrenda história da escravidão negra na América, apesar de varias pessoas terem apontado exageros e invenções dentro do romance original.
ResponderExcluirMuito bem lembrado Jobson. Essa parte II eu nunca assisti. Algum dia se tiver oportunidade, verei.
ResponderExcluir