segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Os Caminhos para a Liberdade

A história começa em uma fazenda no Sul dos Estados Unidos. Tempos de escravidão. Os escravos trabalham nos campos de algodão. As vastas terras pertencem a dois irmãos. Um deles é um sujeito mais humano, que trata melhor seus escravos. Deixa que celebrem suas festas, cantem suas músicas. O outro é um escravocrata cruel e desumano, capaz dos piores atos de tortura e violência. Chega ao ponto de queimar vivo um escravo que tentou escapar. Para infortúnio daquelas pessoas o irmão mais benevolente morre de um ataque fulminante do coração. Sobra o outro, o pior deles, um sujeito sádico e cruel. Além de torturador também é um estuprador das jovens meninas escravas de suas terras. A situação se torna tão insuportável que um homem e uma adolescente decidem fugir. Há rumores que existe uma ferrovia ali pela região que os levaria até o Norte, onde a escravidão já não mais existia. E eles decidem arriscar tudo pela liberdade.

Essa série é muito bem produzida e realizada. Tem um roteiro muito bem estruturado mostrando a dura realidade de um modo de produção escravista. O cenário é formado por aquelas grandes fazendas do passado, propriedade de escravocratas, homens violentos e desumanos que exploravam o trabalho dos negros traficados da África. Essas pessoas eram exploradas ao máximo e o senhor das terras tinha direito de vida ou morte sobre cada um deles. Um triste capítulo da história humana.

Os Caminhos para a Liberdade (The Underground Railroad, Estados Unidos, 2021) Direção: Barry Jenkins / Roteiro: Jihan Crowther, Colson Whitehead / Elenco: Thuso Mbedu, Chase Dillon, Joel Edgerton, Aaron Pierre / Sinopse: Em uma fazenda de escravos no Sul dos Estados Unidos, alguns escravos lutam pela liberdade, fugindo em busca de uma ferrovia que lhes daria a tão sonhada liberdade.

Pablo Aluísio. 


Guia de Episódios - Os Caminhos para a Liberdade:

Os Caminhos para a Liberdade 1.02 - Chapter 2: South Carolina
Cora e Ceaser estão livres. Eles chegam em uma cidade da Carolina do Noite onde não existe mais a escravidão. Ceaser começa a trabalhar numa fábrica. Depois arranja emprego como assistente de um médico. Cora ganha um salário como figurante em um museu que retrata a escravidão. Só que as coisas que parecem tão bem escondem algo sombrio. Crianças, filhos de mulheres negras, estão sumindo. Além disso há suspeitas que estão envenenando a população negra da cidade. Algo bem complicado, se for verdade só resta fugir. E para piorar ainda mais a situação há um caçador de escravos fugitivos na cidade. O perigo está chegando perto. / Os Caminhos para a Liberdade 1.02 - Chapter 2: South Carolina (Estados Unidos, 2021) Direção: Barry Jenkins / Roteiro: Jihan Crowther / Elenco: Thuso Mbedu, Chase Dillon, Joel Edgerton.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Os Caminhos para a Liberdade
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Tem quatro tipos temática de filme, ou série, que eu evito mais que o diabo a cruz: doenças terminais; terror, na linha Sexta Feira 13; campo de concentração nazista, ou qualquer filme que se passe dentro de prisão; escravidão negra, tal como esse do seu post. Não aguento assistir.

    ResponderExcluir
  3. Cansou desses temas? Olha, aí tem subgêneros cinematográficos importantes. Descartar um filme apenas por seu assunto vai privar você de ver bons filmes e séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto faz mal pra mim. Em vez de me divertir, fico agoniado.

      Excluir
  4. Review Adicionado:
    Os Caminhos para a Liberdade 1.02 - Chapter 2: South Carolina
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir