terça-feira, 15 de maio de 2012

Ouro Branco

Título no Brasil: Ouro Branco
Título Original: Paid in Full
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Charles Stone III
Roteiro: Azie Faison Jr, Austin Phillips
Elenco: Mekhi Phifer, Wood Harris, Chi McBride, Esai Morales, Chi McBride, Cynthia Martells

Sinopse:
Um jovem do Harlem, forçado a lidar com o cenário das drogas dos anos 1980, constrói um império ilegal, apenas para ter uma crise de consciência. Filme indicado ao Film Independent Spirit Awards.

Comentários:
O que é o ouro branco do título do filme? Claro, estamos falando de cocaína. O filme conta a história de três amigos, jovens negros do Harlem, que acabam sendo seduzidos pelo dinheiro fácil do tráfico de drogas naquele bairro de Nova Iorque. Agora, o dinheiro chega rápido, mas também os problemas com a polícia, a violência e a morte. Um bom filme, valorizado por uma edição ágil, boa trilha sonora, com o tipo de sonoridade bem impactante da época e um elenco de atores negros que nunca decepciona. Um bom filme que assisti há muitos anos. Uma crônica de vidas perdidas para o mundo do crime.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Orações Para Bobby

Há duas formas de se analisar esse "Orações Para Bobby" Uma em relação ao tema e à mensagem que o filme tenta passar ao espectador. A outra é sobre o filme em si - como produto cultural. A mensagem é importante e lida com um assunto que geralmente é negligenciado quando se debate a questão do homossexualismo. Ao tomarem consciência que são gays muitos jovens ficam tão abatidos e abalados com a realidade que uma parcela deles acaba até mesmo se matando. Isso ocorre principalmente quando o jovem homossexual não encontra carinho e compreensão dos próprios familiares. É justamente esse o tema do roteiro (que é baseado em fatos reais). Sigourney Weaver faz o papel da mãe do jovem Bobby (Ryan Kelley) que se assume como gay para a família. Ao invés de aceitar a opção sexual do rapaz ela o enche de culpa baseado em suas convicções religiosas. Com a bíblia na ponta de língua esmaga o pobre garoto que entra em um dilema existencial terrível por causa de sua condição. O filme traz a importante mensagem de que a família antes de condenar seu filho deve tentar compreender sua opção e o mais importante: aceitar a nova realidade. Nesse aspecto nada há o que criticar em "Orações Para Bobby". Ele é muito sensível ao tratar sobre o assunto.

Tirando esse fator conteúdo e mensagem de lado esse telefilme não é muito bem feito no quesito qualidade. A edição é mal feita e truncada - em um tema que deveria ser desenvolvido com mais cautela e calma as situações literalmente voam, sem dar a chance ao espectador de ir digerindo o que está acontecendo. Outro grave problema da produção é o próprio ator que interpreta Bobby. Ryan Kelley é muito fraco e em nenhum momento consegue mostrar a densidade dramática que a situação exige. Já Sigourney Weaver apesar dos problemas do filme em si consegue desenvolver um trabalho marcante e emocionante. Ela está magnífica em cena e literalmente carrega o filme nas costas já que o elenco de apoio também é de mediano para fraco. Em suma, vale a pena conhecer e recomendar principalmente em nosso país onde a homofobia segue firme e forte, apesar das campanhas de conscientização.

Orações Para Bobby (Prayers for Bobby, Estados Unidos, 2009) Direção: Russell Mulcahy / Roteiro: Katie Ford baseado no livro de Leroy Aarons / Elenco: Sigourney Weaver, Henry Czerny, Ryan Kelley / Sinopse: O filme mostra a luta de uma mãe, Mary Griffith (Sigourney Weaver), para conscientizar a sociedade sobre a causa gay após presenciar seu filho se matar por ser homossexual.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de maio de 2012

Advogado do Diabo

Advogado do Diabo nada mais é do que uma releitura do velho mito de Fausto e Mefistófeles acrescido de partes presentes no novo e velho testamento. É de fato uma miscelânea teológica com ares de filme pop. Na época de seu lançamento muitos críticos torceram o nariz para esse verniz mais comercial mas no fundo isso não passa de uma visão muito restrita e limitada. O filme sim tem seus méritos, alguns bem sutis mas que fazem valer a pena a sessão. Na verdade a produção é muito cativante e não me admira em nada ter caído no gosto popular (no Brasil fez muito sucesso de bilheteria). Não é de hoje que o diabo se revela um grande personagem de dramaturgia. Em termos de teologia poderia ter se ido mais longe. De fato o roteiro apenas passeia pelos temas mais importantes, não indo fundo em nada mas isso se deve mesmo ao que se propõe. Certamente não estamos na presença de um tratado ou estudo sério de teologia mas apenas de uma obra de cinema que visa entreter acima de tudo. Não deixa de ser curioso observar um dos duelos mais desnivelados da história do cinema. De um lado Al Pacino, ator premiado, talento nato e incontroverso. Do outro o Keanu Reeves, ator medíocre que quase leva tudo a perder. Com um abismo separando os dois em termos de atuação é comum torcemos justamente para Milton, o personagem de Pacino. Ele, ao contrário do jovem advogado de Reeves, tem alma, carisma, envolvimento. O problema de Keanu Reeves é que ele falha justamente nos momentos mais decisivos de seu personagem em cena. Sua capacidade facial e interpretativa é muito pequena, quase nula.

Curiosamente mesmo dominando da primeira à última cena Pacino não escapou de ser criticado. Para muitos seu personagem é um exemplo, ao lado de sua atuação em Scarface, em que ele perdeu as rédeas da atuação, se tornando histriônico em excesso. Não concordo. Pacino aqui está muito distante do que vimos em Scarface. Aquela atuação realmente ficou fora de controle mas como Milton não consigo ver excessos por sua parte. Na maior parte do tempo está contido, evitando os velhos maneirismos. Claro que na cena final ele literalmente se descabela mas vamos convir que era necessário já que seu companheiro de cena era nulo. Por fim, para aliviar um pouco a agonia de ver Keanu Reeves falhar nas cenas, somos presenteados pela beleza luminosa de Charlize Theron. Ainda muito jovem, em um papel de certo modo ingrato, a atriz consegue a despeito de tudo isso se sobressair. Ela ainda não tinha o glamour da atualidade, onde surge como uma nova Grace Kelly, mas já demonstrava ser mais do que apenas um rostinho bonito em cena. Enfim é isso. "Advogado do Diabo" não é um primor em termos teológicos e nem foi essa a pretensão de seus realizadores mas diverte e abre as portas para quem quiser conhecer os mitos originais que lhe deram origem e isso certamente poderá ser muito mais instrutivo.

O Advogado do Diabo (The Devil´s Advocate, Estados Unidos, 1997) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Jonathan Lemkin baseado na obra de Andrew Neiderman / Elenco: Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron/ Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um jovem advogado de interior que acaba sendo contratado por um grande escritório de advocacia de Nova Iorque liderado por John Milton (Al Pacino). O que parece ser o emprego dos sonhos porém logo se revela um grande pesadelo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Homens Que Encaravam Cabras

Título no Brasil: Os Homens Que Encaravam Cabras
Título Original: The Men Who Stare at Goats
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: BBC Films
Direção: Grant Heslov
Roteiro: Peter Straughan, baseado no livro de Jon Ronson
Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Jeff Bridges, Stephen Lang, J. K. Simmons, Robert Patrick
 
Sinopse:
Um jornalista (Ewan McGregor) vai até o Iraque e lá acaba descobrindo a existência de uma estranha unidade do exército americano especializada em promover experiências ultra sensoriais, esotéricas e até de parapsicologia. Os membros dessa unidade são levemente malucos, alguns chegados numa droga pesada e fora de órbita. A descoberta que uma companhia do exército americano realiza estranhas experiências como essas durante a ocupação do Iraque acaba servindo de base para o jornalista escrever um livro relatando tudo o que viu naquele bizarro lugar. Filme vencedor do Empire Awards na categoria de Melhor Comédia.

Comentários:
Esse estranho enredo que dizem ser levemente inspirado em fatos reais é bem fora do comum. Quase impossível de acreditar que tenha alguma base na realidade. Obviamente que o roteiro procura mostrar tudo de forma muito bem humorada, sem se levar à sério em nenhum momento. Narrado em primeira pessoa pelo jornalista interpretado por Ewan McGregor, vamos acompanhando em vários flashbacks a formação desse grupo extremamente bizarro e as consequências da existência deles nos planos de segurança do governo americano. Algumas coisas me chamaram atenção nesse "Os Homens Que Encaravam Cabras". A primeira delas é o ótimo entrosamento de todo o elenco. Eles estão em sintonia completa com o roteiro nonsense do filme. Embora o foco seja bem centrada em George Clooney, quem acaba no final das contas roubando o filme é o personagem de Jeff Bridges chamado Bill Django. De certa forma é uma repetição da personalidade que ele mostrou em "O Grande Lebowski". Aquele tipo New Age que era muito comum nos anos psicodélicos da década de 60. O curioso é saber que o governo americano acabou financiando as ideias malucas desse sujeito (pelo menos no filme). O diretor Grant Heslov não tem muita experiência no cinema. Antes só havia dirigido séries e curtas, mas como caiu nas graças do amigo George Clooney foi escalado para dirigir o filme. Seu grande mérito aqui é não atrapalhar o trabalho dos atores que parecem se divertir muito em cena, pois o elenco se mostra completamente à vontade. Outro aspecto a se elogiar é que ele criou um filme rápido, simples e nada pretensioso, o que contribui muito para que o clima de bom humor e diversão se concretizasse de forma perfeita. Enfim, "Os Homens Que Encaravam Cabras" é muito divertido e cai muito bem para quem quiser encarar uma sessão de cinema para melhorar o seu próprio humor.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hounddog

Dakota Fanning interpreta uma garotinha sulista vivendo nos anos 50 bem no interior dos EUA. Para quem entende um pouco de música fica fácil lembrar que foi nesse lugar e nessa época que o Rock americano estourou nas paradas pela primeira vez. O filme então foca nessa pequena jovem que é fã de Elvis Presley. Ela mora literalmente no meio do mato e faz parte de uma família disfuncional: seu pai vive embriagado, sua mãe é falecida e sua avó é daquele tipo austera em excesso, tudo misturado com fanatismo religioso. Vivendo de pé descalço, correndo pelas redondezas ela acaba descobrindo que Elvis passará por sua cidade para realizar um show. Como a garota é pobre não tem dinheiro para comprar um ingresso e para consegui-lo acaba caindo numa armadilha tenebrosa.

Eu sinceramente esperava mais. Seu jeito independente e cult prometia uma obra muito melhor. Do jeito que ficou o filme se tornou esquisito. A primeira parte é interessante, movimentada, chegou a me lembrar até mesmo de "Conta Comigo", aquele pequeno clássico dos anos 80. O problema é que do meio do filme para o final tudo desanda. A personagem de Dakota é vítima de um crime (não irei revelar mas todos que já leram sobre o filme sabem do que se trata) e a partir desse ponto o roteiro desaba, fica chato, repetitivo e sem direção. O filme literalmente vira um porre, um dramalhão sem freios. Outro aspecto que me incomodou foram os erros históricos envolvendo a figura de Elvis Presley. O filme se passa em 1956 mas a garotinha insiste em cantar músicas que Elvis só gravaria anos depois (como Can´t Help Falling in Love de 1961). É imperdoável nos dias atuais cometer erros tão banais como esse! Enfim, "Hounddog" não convence, é arrastado, chato e nem a aparição relâmpago do próprio Rei do Rock em cena salva a produção da banalidade.

Hounddog (Idem, Estados Unidos, 2007) Direção: Deborah Kampmeier / Roteiro: Deborah Kampmeier / Elenco: Dakota Fanning, Granoldo Frazier, Isabelle Fuhrman, Cody Hanford, Piper Laurie / Sinopse: Um garota jovem cresce nos anos 50. Ao mesmo tempo em que se apaixona pela música de Elvis Presley vai passando pelas transformações que marcam o começo da puberdade. Filme indicado no Sundance Film Festival.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hooligans

Jovem americano (Elijah Wood) é expulso da conceituada universidade de Harvard após assumir a culpa de um colega de quarto - um riquinho viciado em drogas. Sem perspectivas vai para a Inglaterra onde mora sua irmã. Chegando lá faz amizade com torcedores de futebol cuja maior diversão é beber e se envolver em brigas com torcidas de outros times. Em pouco tempo se enturma e vira um verdadeiro Hoooligan! Bem interessante essa abordagem do fanatismo que o futebol pode causar nas pessoas, principalmente jovens europeus. O curioso é que o grupo de torcedores do time West Ham (de importância secundária no campeonato inglês) não é formado apenas por idiotas desocupados (como acontece no Brasil). Há pessoas bem situadas dentro da sociedade britânica, inclusive um professor de segundo grau cuja maior diversão é marcar pancadarias com torcedores rivais. Aliás esse papel é interpretado pelo bom ator Charlie Hunnam que parece ter se especializado em personagens de gangues como se pode ver atualmente na ótima série americana "Sons of Anarchy"

A diretora de Hooligans é Lexi Alexander o que não deixa de ser muito curioso pois um tema tão masculino como o mundo dos torcedores de futebol acaba ganhando uma visão feminina desse fenômeno social. No fritar dos ovos o que se destaca em Hooligans é o fato de que o esporte pode levar facilmente ao fanatismo. Além disso a noção de grupo logo faz com que as barreiras sociais caiam muito mais rapidamente. Isso é bem mostrado no filme quando o personagem de Elijah Wood diz que se sentia poderoso e sem limites quando estava ao redor de seu grupo. Com tanta testosterona e adrenalina juntas não é de se espantar porque as torcidas organizadas de clubes (inclusive no Brasil) se transformaram tão facilmente em grupo de marginais alucinados. Vale conferir e refletir sobre os aspectos negativos de se fazer parte de uma torcida assim.

Hooligans (Green Street Hooligans, Estados Unidos, Inglaterra, 2009) Direção: Lexi Alexander / Roteiro:Lexi Alexander, Dougie Brimson / Elenco: Elijah Wood, Charlie Hunnam, Claire Forlani / Sinopse: Um grupo de jovens passam seus dias em lutas com grupos de jovens torcedores de um time de futebol rival. Filme vencedor do LA Femme International Film Festival na categoria de Melhor Filme.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Espião Que Sabia Demais

Filmes de espionagem geralmente seguem, de uma forma ou outra, a velha fórmula das fitas de James Bond: espiões charmosos, equipamentos de última geração, muita ação e pirotecnia. Pois bem, se você for ao cinema pensando encontrar algo assim em "O Espião Que Sabia Demais" pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois ele é justamente a antítese do que o cinema costuma mostrar. Para começar os espiões não são charmosos, bonitões, vestidos em smokings de alta costura. Pelo contrário, são funcionários públicos burocráticos, foras de forma, mal vestidos e para falar a verdade enfadonhos, verdadeiros chatos. Por isso eu tenho quase certeza que a maioria das pessoas vão achar "O Espião Que Sabia Demais" uma tremenda chatice. Não há explosões, nem correrias, nem equipamentos espetaculares. A inteligência mostrada no filme se resume a esse grupo de funcionários públicos do governo britânico tentando descobrir quem seria o agente duplo que dentro da repartição está repassando informações aos russos. Parece simples mas esqueça. O roteiro é truncado mesmo e para quem não leu o livro vai ficar complicado não perder o fio da meada pelo menos uma vez durante a exibição. Na realidade nada é muito bem explicado para o espectador leigo (entenda-se o não leitor do livro de John Le Carré)

No elenco vários nomes conhecidos que admiro muito de outros filmes. Os que mais se destacam são John Hurt (sempre um ator eficiente seja lá qual for o papel) e Gary Oldman (com cara de enfadonho, deprimido, com olhar totalmente entediado mas mesmo assim muito bem em cena). O diretor sueco Tomas Alfredson (o mesmo do excelente Deixe Ela Entrar) aqui não consegue repetir a mesma fluência e elegância da estória da garotinha vampira. Na minha opinião ele realizou um filme que assim como os principais personagens em cena, soa bastante arrastado e entediante. Acredito que o roteiro deveria ter ficado mais enxuto, com menos personagens do que existem no livro. Nem sempre se deve adaptar uma obra de literatura ao pé da letra, principalmente quando ela é enorme e simplesmente não tem como encaixar tantas informações em um filme de duas horas de duração. Do jeito que ficou tudo soa bastante desencontrado, de complicada compreensão. Em poucas palavras a mão pesada do diretor acabou transformando "O Espião Que Sabia Demais" em algo um tanto quanto indigesto. Faltou mais sutileza a ele, com certeza.

O Espião Que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy, Estados Unidos, 2011) Direção: Tomas Alfredson / Roteiro: Bridget O'Connor, Peter Straughan Baseados na obra de John le Carré / Elenco: Gary Oldman, Colin Firth, Tom Hardy / Sinopse: Durante a Guerra Fria um veterano espião do serviço secreto inglês tenta desvendar uma complicada teia de conspiração envolvendo espiões soviéticos. Filme indicado a três categorias no Oscar: Melhor Ator (Gary Oldman), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Música.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sobre Ontem à Noite...

Elenco: O filme se concentra no relacionamento dos ídolos juvenis (da época) Rob Lowe e Demi Moore. Como contraponto humorístico John Belushi faz o amigo de Rob que só quer curtir a vida, agindo como um adolescente eternamente. O trio se saí bem. Demi e Rob passam paixão nas cenas. Demi está no auge da beleza no filme e suas cenas com Rob são bem calientes e convincentes. Não são grandes atuações mas dentro da proposta do filme se saem bem.

Direção: Edward Zwick era na época (1986) um diretor quase estreante. Esse pode ser considerado seu primeiro filme de repercussão. Ele realizou um filme bem "anos 80" mesmo - cenas com linguagem de videoclip, contraluzes e sequências ambientadas com muitos sintetizadores ao fundo (pena que nenhum grande hit esteja presente na trilha).

Produção: Nada de muito relevante, embora a fotografia do filme tente pegar bons ângulos da cidade de Chicago. Isso porém só acontece esporadicamente. A maioria das cenas importantes são todas em ambientes fechados (por causa de sua origem teatral). O filme custou pouco e rendeu bastante, então até pelo tema não era de se esperar muito.

Roteiro e argumento: O roteiro foi escrito baseado numa peça teatral do ótimo David Mamet. Aliás essa foi a razão que me levou a assistir o filme hoje. Sou fã assumido de seu trabalho. Aqui ele tenta captar um romance vivido por um casal jovem em sua cidade natal, Chicago. Mais um vez se saiu muito bem, o filme tem bons diálogos e o tema do relacionamento entre ambos é mostrada de forma bem humana. Mamet nunca me decepcionou e não seria nesse filme que isso iria acontecer.

Sobre Ontem a Noite... (About Last Night..., Estados Unidos, 1986) Direção: Edward Zwick / Roteiro: Tim Kazurinsky baseado na peça de David Mamet / Elenco: Rob Lowe, Demi Moore, James Belushi / Sinopse: Um casal jovem tenta manter um relacionamento sério em Chicago na década de 80.

Pablo Aluísio.