Jovem americano (Elijah Wood) é expulso da conceituada universidade de Harvard após assumir a culpa de um colega de quarto - um riquinho viciado em drogas. Sem perspectivas vai para a Inglaterra onde mora sua irmã. Chegando lá faz amizade com torcedores de futebol cuja maior diversão é beber e se envolver em brigas com torcidas de outros times. Em pouco tempo se enturma e vira um verdadeiro Hoooligan! Bem interessante essa abordagem do fanatismo que o futebol pode causar nas pessoas, principalmente jovens europeus. O curioso é que o grupo de torcedores do time West Ham (de importância secundária no campeonato inglês) não é formado apenas por idiotas desocupados (como acontece no Brasil). Há pessoas bem situadas dentro da sociedade britânica, inclusive um professor de segundo grau cuja maior diversão é marcar pancadarias com torcedores rivais. Aliás esse papel é interpretado pelo bom ator Charlie Hunnam que parece ter se especializado em personagens de gangues como se pode ver atualmente na ótima série americana "Sons of Anarchy"
A diretora de Hooligans é Lexi Alexander o que não deixa de ser muito curioso pois um tema tão masculino como o mundo dos torcedores de futebol acaba ganhando uma visão feminina desse fenômeno social. No fritar dos ovos o que se destaca em Hooligans é o fato de que o esporte pode levar facilmente ao fanatismo. Além disso a noção de grupo logo faz com que as barreiras sociais caiam muito mais rapidamente. Isso é bem mostrado no filme quando o personagem de Elijah Wood diz que se sentia poderoso e sem limites quando estava ao redor de seu grupo. Com tanta testosterona e adrenalina juntas não é de se espantar porque as torcidas organizadas de clubes (inclusive no Brasil) se transformaram tão facilmente em grupo de marginais alucinados. Vale conferir e refletir sobre os aspectos negativos de se fazer parte de uma torcida assim.
Hooligans (Green Street Hooligans, Estados Unidos, Inglaterra, 2009) Direção: Lexi Alexander / Roteiro:Lexi Alexander, Dougie Brimson / Elenco: Elijah Wood, Charlie Hunnam, Claire Forlani / Sinopse: Um grupo de jovens passam seus dias em lutas com grupos de jovens torcedores de um time de futebol rival. Filme vencedor do LA Femme International Film Festival na categoria de Melhor Filme.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário