Título no Brasil: Condução Perigosa
Título Original: Drive Hard
Ano de Produção: 2014
País: Canadá
Estúdio: Odyssey Media
Direção: Brian Trenchard-Smith
Roteiro: Chad Law, Evan Law
Elenco: John Cusack, Thomas Jane, Zoe Ventoura
Sinopse:
Peter Roberts (Thomas Jane) é um ex-piloto de corridas que agora ganha a vida dando aulas em auto-escolas. Seu casamento anda complicado e o que ganha não dá para cobrir todas as despesas de sua família. As coisas mudam completamente em sua vida quando ele conhece seu novo aluno, Simon Keller (John Cusack), um sujeito que parece conhecer tudo de sua vida passada como piloto. As aparências enganam e Keller é na realidade um ladrão de bancos que está prestes a colocar Roberts na maior enrascada de sua vida.
Comentários:
Pelo visto a carreira do ator John Cusack está chegando prematuramente ao fim. Cheguei nessa conclusão após assistir a esse fraquíssimo "Drive Hard", um filme completamente irrelevante, com produção capenga e roteiro ridículo! Tudo bem que o espectador deve ficar com um pé atrás, até porque faz um bom tempo que Cusack vem estrelando filmes de pouca qualidade, mas nada o deixará preparado para encarar algo tão ruim! Parece que o diretor e os roteiristas são fãs daqueles filmes B dos anos 80, onde se procurava misturar um pouco de ação com piadinhas sem graça. É mais ou menos o que se vê por aqui. O problema é que esse tipo de filme além de ser ultrapassado e fora de moda, ainda é completamente constrangedor. Assistir o bom John Cusack em algo assim tão fraco chega a dar tristeza. Embora seja todo filmado na Austrália se trata mesmo de uma produção canadense que procura imitar o pior do cinema americano (aliás os produtores de Hollywood nem mais investem nesse tipo de coisa). Enfim, passe longe dessa fitinha mequetrefe.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Um Dia Especial
Título no Brasil: Um Dia Especial
Título Original: One Fine Day
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Terrel Seltzer, Ellen Simon
Elenco: Michelle Pfeiffer, George Clooney, Mae Whitman
Sinopse:
Melanie Parker (Michelle Pfeiffer) é uma arquiteta divorciada que precisa conciliar sua vida profissional com a pessoal, cuidando de seu filho. Jack Taylor (George Clooney) está em uma situação semelhante. É pai, divorciado e jornalista. Em um dia caótico ambos acabam se encontrando, um encontro casual que mudará completamente suas vidas. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original (For the First Time).
Comentários:
Outro interessante filme romântico que foca sua atenção em um grupo mais adulto de personagens. Saem os adolescentes apaixonados dispostos a morrerem por seu amor idealizado e entram em cena duas pessoas com a vida já estabilizada, profissionais separados, com filhos e cheios de problemas para adequar a vida corrida com a criação das crianças, ao mesmo tempo em que tentam reconstruir de alguma forma suas vidas amorosas. Depois de passar anos interpretando o médico Dr. Doug Ross em "Plantão Médico" o ator George Clooney estava disposto a emplacar uma carreira no cinema, algo que ele viria logo a entender que não seria nada fácil. Entre tentativas e erros ele acabou entrando no elenco dessa boa produção. Curiosamente o bom resultado de bilheteria desse filme menor acabou convencendo os executivos da Warner que Clooney seria o ator ideal para estrelar "Batman & Robin" que viria a ser o seu filme seguinte. Como todos sabemos foi um desastre. Não era a praia mesmo dele, que se dava bem melhor em dramas românticos como esse. Vivendo e aprendendo.
Pablo Aluísio.
Título Original: One Fine Day
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Terrel Seltzer, Ellen Simon
Elenco: Michelle Pfeiffer, George Clooney, Mae Whitman
Sinopse:
Melanie Parker (Michelle Pfeiffer) é uma arquiteta divorciada que precisa conciliar sua vida profissional com a pessoal, cuidando de seu filho. Jack Taylor (George Clooney) está em uma situação semelhante. É pai, divorciado e jornalista. Em um dia caótico ambos acabam se encontrando, um encontro casual que mudará completamente suas vidas. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original (For the First Time).
Comentários:
Outro interessante filme romântico que foca sua atenção em um grupo mais adulto de personagens. Saem os adolescentes apaixonados dispostos a morrerem por seu amor idealizado e entram em cena duas pessoas com a vida já estabilizada, profissionais separados, com filhos e cheios de problemas para adequar a vida corrida com a criação das crianças, ao mesmo tempo em que tentam reconstruir de alguma forma suas vidas amorosas. Depois de passar anos interpretando o médico Dr. Doug Ross em "Plantão Médico" o ator George Clooney estava disposto a emplacar uma carreira no cinema, algo que ele viria logo a entender que não seria nada fácil. Entre tentativas e erros ele acabou entrando no elenco dessa boa produção. Curiosamente o bom resultado de bilheteria desse filme menor acabou convencendo os executivos da Warner que Clooney seria o ator ideal para estrelar "Batman & Robin" que viria a ser o seu filme seguinte. Como todos sabemos foi um desastre. Não era a praia mesmo dele, que se dava bem melhor em dramas românticos como esse. Vivendo e aprendendo.
Pablo Aluísio.
Resgate Abaixo de Zero
Título no Brasil: Resgate Abaixo de Zero
Título Original: Eight Below
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Frank Marshall
Roteiro: David DiGilio, Toshirô Ishidô
Elenco: Paul Walker, Jason Biggs, Bruce Greenwood
Sinopse:
Baseado em fatos reais o filme mostra o complicado cotidiano de um grupo de pesquisadores na Antártica. Usando bem treinados cães de trenó eles cruzam o continente gelado. Tudo corre relativamente bem até que uma enorme tempestade coloca em ameaça a sobrevivência dos membros daquela base avançada.
Comentários:
Esse é um remake americano de um filme japonês chamado "Nankyoku Monogatari" que foi dirigido pelo cineasta Koreyoshi Kurahara. Em um primeiro momento o espectador pode ser levado a pensar que se trata de uma movimentada aventura no continente da Antártica, mas na realidade é um sentimental roteiro sobre a causa animal. O personagem de Paul Walker acaba tendo que deixar os cães de seu trenó em uma região distante e isolada e depois que retorna para a segurança de sua base começa a organizar uma expedição de resgate antes que a tempestade mate seus animais. Isso mostra a simbiose que deve existir entre homem e animal que precisam cooperar para sobreviver naquela região hostil. Como se trata de uma produção com a assinatura Walt Disney Pictures o espectador pode ficar tranquilo em termos de qualidade cinematográfica pois tudo é muito bem realizado, com ótima fotografia. Além disso a trágica morte do ator Paul Walker (1973 - 2013) renova naturalmente o interesse por esse filme que se não chega a ser uma obra prima certamente é um bom divertimento.
Pablo Aluísio.
Título Original: Eight Below
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Frank Marshall
Roteiro: David DiGilio, Toshirô Ishidô
Elenco: Paul Walker, Jason Biggs, Bruce Greenwood
Sinopse:
Baseado em fatos reais o filme mostra o complicado cotidiano de um grupo de pesquisadores na Antártica. Usando bem treinados cães de trenó eles cruzam o continente gelado. Tudo corre relativamente bem até que uma enorme tempestade coloca em ameaça a sobrevivência dos membros daquela base avançada.
Comentários:
Esse é um remake americano de um filme japonês chamado "Nankyoku Monogatari" que foi dirigido pelo cineasta Koreyoshi Kurahara. Em um primeiro momento o espectador pode ser levado a pensar que se trata de uma movimentada aventura no continente da Antártica, mas na realidade é um sentimental roteiro sobre a causa animal. O personagem de Paul Walker acaba tendo que deixar os cães de seu trenó em uma região distante e isolada e depois que retorna para a segurança de sua base começa a organizar uma expedição de resgate antes que a tempestade mate seus animais. Isso mostra a simbiose que deve existir entre homem e animal que precisam cooperar para sobreviver naquela região hostil. Como se trata de uma produção com a assinatura Walt Disney Pictures o espectador pode ficar tranquilo em termos de qualidade cinematográfica pois tudo é muito bem realizado, com ótima fotografia. Além disso a trágica morte do ator Paul Walker (1973 - 2013) renova naturalmente o interesse por esse filme que se não chega a ser uma obra prima certamente é um bom divertimento.
Pablo Aluísio.
Íntimo & Pessoal
Título no Brasil: Íntimo & Pessoal
Título Original: Up Close & Personal
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Joan Didion, John Gregory Dunne
Elenco: Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing
Sinopse:
Sally 'Tally' Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma ambiciosa jovem jornalista que acaba se apaixonando por seu chefe, o experiente e veterano Warren Justice (Robert Redford). Duas personalidades diferentes, com histórias de vida tão diversas, poderiam se envolver em um ardoroso caso de amor?Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Canção Original ("Because You Loved Me" de Diane Warren).
Comentários:
Um bom filme romântico dos anos 1990 que hoje em dia se tornou um pouco esquecido. É aquele tipo de drama bem sofisticado, com excelente trilha sonora (que inclusive teve uma das canções indicada ao Oscar) e contando com o carisma da ótima dupla central de atores. Há tempos que Redford queria trabalhar com o cineasta Jon Avnet que havia dirigido dois de seus filmes preferidos, "Tomates Verdes Fritos" e "A Árvore dos Sonhos". Quando o roteiro caiu em suas mãos o ator e produtor achou por bem convidar Avnet para dirigir esse filme. Sábia decisão pois Avnet conseguiu trazer uma sofisticação e um charme que tornaram o romance irresistível. Michelle Pfeiffer exibe uma sensualidade à flor da pele e a química com Redford funciona plenamente - o que é essencial para uma película romântica como essa. Assim deixo a dica para quem estiver em busca de um filme sobre relacionamentos adultos com um bom enredo e direção inspirada.
Pablo Aluísio.
Título Original: Up Close & Personal
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Joan Didion, John Gregory Dunne
Elenco: Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing
Sinopse:
Sally 'Tally' Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma ambiciosa jovem jornalista que acaba se apaixonando por seu chefe, o experiente e veterano Warren Justice (Robert Redford). Duas personalidades diferentes, com histórias de vida tão diversas, poderiam se envolver em um ardoroso caso de amor?Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Canção Original ("Because You Loved Me" de Diane Warren).
Comentários:
Um bom filme romântico dos anos 1990 que hoje em dia se tornou um pouco esquecido. É aquele tipo de drama bem sofisticado, com excelente trilha sonora (que inclusive teve uma das canções indicada ao Oscar) e contando com o carisma da ótima dupla central de atores. Há tempos que Redford queria trabalhar com o cineasta Jon Avnet que havia dirigido dois de seus filmes preferidos, "Tomates Verdes Fritos" e "A Árvore dos Sonhos". Quando o roteiro caiu em suas mãos o ator e produtor achou por bem convidar Avnet para dirigir esse filme. Sábia decisão pois Avnet conseguiu trazer uma sofisticação e um charme que tornaram o romance irresistível. Michelle Pfeiffer exibe uma sensualidade à flor da pele e a química com Redford funciona plenamente - o que é essencial para uma película romântica como essa. Assim deixo a dica para quem estiver em busca de um filme sobre relacionamentos adultos com um bom enredo e direção inspirada.
Pablo Aluísio.
Transformers - A Era da Extinção
Título no Brasil: Transformers - A Era da Extinção
Título Original: Transformers - Age of Extinction
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Nicola Peltz, Jack Reynor
Sinopse:
Depois da destruição do filme anterior a humanidade decide colocar um fim no acordo de cooperação com os Autobots. Para se defender de uma nova invasão novos Transformers são construídos na Terra, com tecnologia retirada de restos de Decepticons destruídos. Uma má ideia já que a essência do mal ainda continua a existir naqueles pedaços de metais retorcidos. Enquanto isso, no distante Texas, um inventor frustrado acaba comprando um caminhão velho, caindo aos pedaços. Mal sabe ele que na verdade adquiriu o próprio líder dos Autobots, o invencível Optimus Prime.
Comentários:
Penso que alguém deveria internar logo Michael Bay em um centro de tratamento para pessoas com desordem mental. Esse quarto filme da franquia "Transformers" é a prova que ele enlouqueceu de uma vez por todas. Nunca assisti a um filme tão longo e tão vazio ao mesmo tempo. São duas horas e meia de explosões, carros voando para todos os lados, destruição de cidades, brigas de robôs gigantes e um enredo que é pura lorota - e que tem mais furos do que um queijo suíço. Supostamente foram gastos mais de 200 milhões de dólares nessa produção e a sensação que temos ao sair do cinema é que nunca se viu tanto dinheiro jogado fora como aqui. Não há mais roteiro nenhum, apenas um fiapinho de trama onde alguns "atores" (sim, com aspas) como Mark Wahlberg tentam trazer alguma personalidade para seus personagens rasos e vazios. Com 90 minutos de duração sua cabeça já estará doendo depois de seus ouvidos serem bombardeados sem misericórdia e sem interrupções. No meio das toneladas de efeitos digitais tudo o que se vê de humanidade são os pobres humanos correndo pra lá e pra cá. Nada mais do que isso. Assim "Transformers - Age of Extinction" consegue se superar, sendo o pior exemplar de uma franquia que nunca foi conhecida por suas qualidades cinematográficas.
Pablo Aluísio.
Título Original: Transformers - Age of Extinction
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Nicola Peltz, Jack Reynor
Sinopse:
Depois da destruição do filme anterior a humanidade decide colocar um fim no acordo de cooperação com os Autobots. Para se defender de uma nova invasão novos Transformers são construídos na Terra, com tecnologia retirada de restos de Decepticons destruídos. Uma má ideia já que a essência do mal ainda continua a existir naqueles pedaços de metais retorcidos. Enquanto isso, no distante Texas, um inventor frustrado acaba comprando um caminhão velho, caindo aos pedaços. Mal sabe ele que na verdade adquiriu o próprio líder dos Autobots, o invencível Optimus Prime.
Comentários:
Penso que alguém deveria internar logo Michael Bay em um centro de tratamento para pessoas com desordem mental. Esse quarto filme da franquia "Transformers" é a prova que ele enlouqueceu de uma vez por todas. Nunca assisti a um filme tão longo e tão vazio ao mesmo tempo. São duas horas e meia de explosões, carros voando para todos os lados, destruição de cidades, brigas de robôs gigantes e um enredo que é pura lorota - e que tem mais furos do que um queijo suíço. Supostamente foram gastos mais de 200 milhões de dólares nessa produção e a sensação que temos ao sair do cinema é que nunca se viu tanto dinheiro jogado fora como aqui. Não há mais roteiro nenhum, apenas um fiapinho de trama onde alguns "atores" (sim, com aspas) como Mark Wahlberg tentam trazer alguma personalidade para seus personagens rasos e vazios. Com 90 minutos de duração sua cabeça já estará doendo depois de seus ouvidos serem bombardeados sem misericórdia e sem interrupções. No meio das toneladas de efeitos digitais tudo o que se vê de humanidade são os pobres humanos correndo pra lá e pra cá. Nada mais do que isso. Assim "Transformers - Age of Extinction" consegue se superar, sendo o pior exemplar de uma franquia que nunca foi conhecida por suas qualidades cinematográficas.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Duro de Matar 4.0
Título no Brasil: Duro de Matar 4.0
Título Original: Live Free or Die Hard
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Len Wiseman
Roteiro: Mark Bomback
Elenco: Bruce Willis, Justin Long, Timothy Olyphant
Sinopse:
John McClane (Bruce Willis) e um jovem hacker resolvem unir forças para combater um cyber terrorista que planeja colocar no caos completo o complexo sistema de segurança nacional localizado em Washington D.C. Quarto filme da série "Duro de Matar". Filme indicado aos prêmios da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme de Ação e Melhor Ator Coadjuvante (Justin Long).
Comentários:
Quarto filme da franquia "Die Hard", bem mais turbinado com efeitos digitais de última geração e extremamente exagerado em tudo. Eu particularmente não gostei muito dessa guinada em relação aos filmes anteriores, que eram bem realizados também, mas que não perdiam muito o foco na personalidade do policial John McClane, que parecia muito mais humano do que os demais personagens de filmes de ação. Curiosamente agora ele virou um herói de action movie dos mais genéricos, sem personalidade, sem carisma, apenas um monte de músculos indestrutível, tal como acontecia nos mais rasos filmes dos anos 80. O fato de tudo girar agora apenas em torno dos efeitos e das cenas de ação mais absurdas, estraga ainda mais o resultado final. Ao sair do cinema a impressão que temos é que assistimos a um videogame e não a um filme com roteiro, atuação, direção, etc. Se for tudo apenas para isso, é bem melhor ficar em casa jogando mesmo.
Pablo Aluísio.
Título Original: Live Free or Die Hard
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Len Wiseman
Roteiro: Mark Bomback
Elenco: Bruce Willis, Justin Long, Timothy Olyphant
Sinopse:
John McClane (Bruce Willis) e um jovem hacker resolvem unir forças para combater um cyber terrorista que planeja colocar no caos completo o complexo sistema de segurança nacional localizado em Washington D.C. Quarto filme da série "Duro de Matar". Filme indicado aos prêmios da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme de Ação e Melhor Ator Coadjuvante (Justin Long).
Comentários:
Quarto filme da franquia "Die Hard", bem mais turbinado com efeitos digitais de última geração e extremamente exagerado em tudo. Eu particularmente não gostei muito dessa guinada em relação aos filmes anteriores, que eram bem realizados também, mas que não perdiam muito o foco na personalidade do policial John McClane, que parecia muito mais humano do que os demais personagens de filmes de ação. Curiosamente agora ele virou um herói de action movie dos mais genéricos, sem personalidade, sem carisma, apenas um monte de músculos indestrutível, tal como acontecia nos mais rasos filmes dos anos 80. O fato de tudo girar agora apenas em torno dos efeitos e das cenas de ação mais absurdas, estraga ainda mais o resultado final. Ao sair do cinema a impressão que temos é que assistimos a um videogame e não a um filme com roteiro, atuação, direção, etc. Se for tudo apenas para isso, é bem melhor ficar em casa jogando mesmo.
Pablo Aluísio.
domingo, 27 de julho de 2014
Horror Em Amityville
Título no Brasil: Horror Em Amityville
Título Original: The Amityville Horror
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: MGM
Direção: Andrew Douglas
Roteiro: Scott Kosar, Jay Anson
Elenco: Ryan Reynolds, Melissa George, Jimmy Bennett
Sinopse:
George e Kathy Lutz e seus três filhos resolvem se mudar para uma casa que no passado foi o local de um assassinato horrível de toda uma família. O local ficou infame depois da chacina, com fama de ser mal assombrado, mas os Lutz não acreditam nesse tipo de coisa. Com o tempo porém a casa começa a emitir estranhas vibrações, mudando inclusive o comportamento de George. O que segue depois são 28 dias de puro terror para aquela família.
Comentários:
A intenção não era apenas realizar um remake com o conhecido enredo que foi explorado exaustivamente na franquia original Amityville, mas sim tentar realizar um novo filme, independente dos demais. Se era esse o objetivo a ser alcançado só o foi em termos. Na realidade fica impossível tentar um recomeço após tantos filmes. De qualquer maneira não é de todo mal, na verdade pode ser até mesmo uma produção válida e não uma oportunidade completamente perdida de revitalizar esse mito da sombria casa onde toda aquela família foi morta naquela terrível chacina. Se a direção de arte e o roteiro são bons o mesmo não se pode dizer do elenco. Infelizmente Ryan Reynolds continua muito fraco. Em seus momentos cruciais na trama, quando tem que realmente mostrar serviço, ele falha a olhos vistos. No geral não deixa de ser um bom filme de horror, embora deixe a desejar em determinados aspectos como esse citado. Como não fez sucesso suficiente, possa ser que não haja mais produções explorando Amityville. Curiosamente a história que deu origem a tudo - com a morte da família e seus desdobramentos - ainda não foi devidamente explorada pelo cinema.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Amityville Horror
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: MGM
Direção: Andrew Douglas
Roteiro: Scott Kosar, Jay Anson
Elenco: Ryan Reynolds, Melissa George, Jimmy Bennett
Sinopse:
George e Kathy Lutz e seus três filhos resolvem se mudar para uma casa que no passado foi o local de um assassinato horrível de toda uma família. O local ficou infame depois da chacina, com fama de ser mal assombrado, mas os Lutz não acreditam nesse tipo de coisa. Com o tempo porém a casa começa a emitir estranhas vibrações, mudando inclusive o comportamento de George. O que segue depois são 28 dias de puro terror para aquela família.
Comentários:
A intenção não era apenas realizar um remake com o conhecido enredo que foi explorado exaustivamente na franquia original Amityville, mas sim tentar realizar um novo filme, independente dos demais. Se era esse o objetivo a ser alcançado só o foi em termos. Na realidade fica impossível tentar um recomeço após tantos filmes. De qualquer maneira não é de todo mal, na verdade pode ser até mesmo uma produção válida e não uma oportunidade completamente perdida de revitalizar esse mito da sombria casa onde toda aquela família foi morta naquela terrível chacina. Se a direção de arte e o roteiro são bons o mesmo não se pode dizer do elenco. Infelizmente Ryan Reynolds continua muito fraco. Em seus momentos cruciais na trama, quando tem que realmente mostrar serviço, ele falha a olhos vistos. No geral não deixa de ser um bom filme de horror, embora deixe a desejar em determinados aspectos como esse citado. Como não fez sucesso suficiente, possa ser que não haja mais produções explorando Amityville. Curiosamente a história que deu origem a tudo - com a morte da família e seus desdobramentos - ainda não foi devidamente explorada pelo cinema.
Pablo Aluísio.
Na Cama Com Madonna
Título no Brasil: Na Cama Com Madonna
Título Original: Madonna - Truth or Dare
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax Films
Direção: Alek Keshishian
Roteiro: Alek Keshishian, Madonna
Elenco: Madonna, Donna DeLory, Niki Harris
Sinopse:
Musical em forma de documentário que acompanha a popstar Madonna em sua turnê mundial 'Blond Ambition' durante os anos 1990. O filme capta Madonna nos palcos, nos bastidores, ensaios e toda a comoção causada por sua presença nos principais estádios por onde passou nessa sua vitoriosa excursão internacional. Filme indicado ao prêmio da National Society of Film Critics Awards na categoria de Melhor Documentário.
Comentários:
Produção que alcançou um grande sucesso em seu lançamento no começo dos anos 1990. Madonna, no auge de sua popularidade, desfila em cena, tentando mostrando como ela se comportava nessas turnês enormes e milionárias. Usando um visual em homenagem ao mito Marilyn Monroe, ela aproveita para alimentar ainda mais polêmica, fruto de seu comportamento pouco comum para popstars da época. De ameaças sofridas no Japão até uma quase prisão por 'indecência pública' no Canadá, o filme vai captando momentos ora íntimos, ora públicos da famosa cantora e dançarina. Uma das cenas ficou especialmente conhecida quando ela tira onda de Kevin Costner que vai visitá-la no camarim. Na época a cantora ainda namorava o nada simpático Warren Beatty, que aparece rapidamente numa cena de bastidores. Todo filmado em preto e branco, sem dúvida se trata de um belo trabalho que tenta trazer ao espectador a sensação de participar de algo tão dispendioso como essa turnê. Para os que gostam da artista é sem dúvida uma peça essencial.
Pablo Aluísio.
Título Original: Madonna - Truth or Dare
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax Films
Direção: Alek Keshishian
Roteiro: Alek Keshishian, Madonna
Elenco: Madonna, Donna DeLory, Niki Harris
Sinopse:
Musical em forma de documentário que acompanha a popstar Madonna em sua turnê mundial 'Blond Ambition' durante os anos 1990. O filme capta Madonna nos palcos, nos bastidores, ensaios e toda a comoção causada por sua presença nos principais estádios por onde passou nessa sua vitoriosa excursão internacional. Filme indicado ao prêmio da National Society of Film Critics Awards na categoria de Melhor Documentário.
Comentários:
Produção que alcançou um grande sucesso em seu lançamento no começo dos anos 1990. Madonna, no auge de sua popularidade, desfila em cena, tentando mostrando como ela se comportava nessas turnês enormes e milionárias. Usando um visual em homenagem ao mito Marilyn Monroe, ela aproveita para alimentar ainda mais polêmica, fruto de seu comportamento pouco comum para popstars da época. De ameaças sofridas no Japão até uma quase prisão por 'indecência pública' no Canadá, o filme vai captando momentos ora íntimos, ora públicos da famosa cantora e dançarina. Uma das cenas ficou especialmente conhecida quando ela tira onda de Kevin Costner que vai visitá-la no camarim. Na época a cantora ainda namorava o nada simpático Warren Beatty, que aparece rapidamente numa cena de bastidores. Todo filmado em preto e branco, sem dúvida se trata de um belo trabalho que tenta trazer ao espectador a sensação de participar de algo tão dispendioso como essa turnê. Para os que gostam da artista é sem dúvida uma peça essencial.
Pablo Aluísio.
sábado, 26 de julho de 2014
Acusados
Título no Brasil: Acusados
Título Original: The Accused
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jonathan Kaplan
Roteiro: Tom Topor
Elenco: Kelly McGillis, Jodie Foster, Bernie Coulson
Sinopse:
Sarah Tobias (Jodie Foster) é uma jovem vítima de estupro em um bar que resolve denunciar os autores do crime, mas acaba encontrando várias barreiras, tanto legais como culturais, seja no sistema penal como também na própria sociedade que se recusa a vê-la como uma simples vítima, se tornando alvo do preconceito de todos. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Jodie Foster).
Comentários:
A melhor atuação da carreira de Jodie Foster também é um dos melhores filmes sobre o estigma que acaba acompanhando as mulheres que são vítimas de estupro. Por uma dessas coisas complicadas de explicar existe dentro da sociedade todo um sistema de preconceitos e injustos estigmas que acabam penalizando muito mais as vítimas do que os autores desse crime, tanto isso é verdade que muitas mulheres preferem silenciar a ter que passar por todo um martírio legal para ver os agressores atrás das grades. Para reforçar ainda mais o clima de denúncia, o diretor francês Jonathan Kaplan resolveu adotar um estilo seco, quase documental, mostrando de forma clara e direta os desafios que esperam a personagem corajosa de Jodie Foster. Outro destaque do elenco, tão inspirada como ela no quesito atuação, vem da talentosa atriz Kelly McGillis, que após assumir ser gay levantou a bandeira contra outro tipo de preconceito, dirigido contra os homossexuais. Assim deixamos a indicação para os que admiram o trabalho desenvolvido pela atriz e estrela Jodie Foster. Aqui ela está simplesmente magistral em seu papel. O ponto alto de toda a sua carreira.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Accused
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jonathan Kaplan
Roteiro: Tom Topor
Elenco: Kelly McGillis, Jodie Foster, Bernie Coulson
Sinopse:
Sarah Tobias (Jodie Foster) é uma jovem vítima de estupro em um bar que resolve denunciar os autores do crime, mas acaba encontrando várias barreiras, tanto legais como culturais, seja no sistema penal como também na própria sociedade que se recusa a vê-la como uma simples vítima, se tornando alvo do preconceito de todos. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Jodie Foster).
Comentários:
A melhor atuação da carreira de Jodie Foster também é um dos melhores filmes sobre o estigma que acaba acompanhando as mulheres que são vítimas de estupro. Por uma dessas coisas complicadas de explicar existe dentro da sociedade todo um sistema de preconceitos e injustos estigmas que acabam penalizando muito mais as vítimas do que os autores desse crime, tanto isso é verdade que muitas mulheres preferem silenciar a ter que passar por todo um martírio legal para ver os agressores atrás das grades. Para reforçar ainda mais o clima de denúncia, o diretor francês Jonathan Kaplan resolveu adotar um estilo seco, quase documental, mostrando de forma clara e direta os desafios que esperam a personagem corajosa de Jodie Foster. Outro destaque do elenco, tão inspirada como ela no quesito atuação, vem da talentosa atriz Kelly McGillis, que após assumir ser gay levantou a bandeira contra outro tipo de preconceito, dirigido contra os homossexuais. Assim deixamos a indicação para os que admiram o trabalho desenvolvido pela atriz e estrela Jodie Foster. Aqui ela está simplesmente magistral em seu papel. O ponto alto de toda a sua carreira.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Salem
Título no Brasil: Salem
Título Original: Salem
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Von Ancken, Alex Zakrzewski
Roteiro: Brannon Braga, Jon Harmon
Elenco: Janet Montgomery, Shane West, Seth Gabel
Sinopse:
Na isolada e sombria Salem, os líderes da comunidade impõem uma severa moralidade baseada em preceitos religiosos para ser seguida por todos os membros. Quem não se adequar ao rígido código de comportamento corre o risco de ser queimado na fogueira, para onde são enviados todos os que se atrevem a entrar em contato com as forças do mal nas escuras florestas que cercam a cidade.
Comentários:
Tive uma boa surpresa ao assistir ao episódio piloto dessa nova série, "Salem". Como se sabe essa localidade ficou famosa na história por causa do conhecido evento histórico onde uma série de pessoas foram queimadas vivas na fogueira, após serem acusadas de bruxaria por uma jovem garota. O enredo se passa na mesma época histórica, com o lugar dominado pelo padrão moral dos puritanos, que puniam qualquer um que fosse contra suas crenças (eram protestantes fanáticos e queimavam as pessoas vivas tal como se via na inquisição na Europa). Não há o que reclamar de aspectos meramente técnicos (como figurinos, direção de arte, ambientação, reconstituição histórica, etc). O roteiro também me pareceu muito bem bolado, misturando fatos da história com realismo fantástico, isso porque as bruxas de Salem não são fruto da ignorância alheia ou do fanatismo religioso mas sim criaturas do mal, de existência concreta. No final do episódio ficamos com a sensação que vem coisa boa por aí - eis aqui uma boa aposta para acompanhar uma nova série que está chegando em sua telinha. Programe-se e se divirta!
Pablo Aluísio.
Título Original: Salem
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Von Ancken, Alex Zakrzewski
Roteiro: Brannon Braga, Jon Harmon
Elenco: Janet Montgomery, Shane West, Seth Gabel
Sinopse:
Na isolada e sombria Salem, os líderes da comunidade impõem uma severa moralidade baseada em preceitos religiosos para ser seguida por todos os membros. Quem não se adequar ao rígido código de comportamento corre o risco de ser queimado na fogueira, para onde são enviados todos os que se atrevem a entrar em contato com as forças do mal nas escuras florestas que cercam a cidade.
Comentários:
Tive uma boa surpresa ao assistir ao episódio piloto dessa nova série, "Salem". Como se sabe essa localidade ficou famosa na história por causa do conhecido evento histórico onde uma série de pessoas foram queimadas vivas na fogueira, após serem acusadas de bruxaria por uma jovem garota. O enredo se passa na mesma época histórica, com o lugar dominado pelo padrão moral dos puritanos, que puniam qualquer um que fosse contra suas crenças (eram protestantes fanáticos e queimavam as pessoas vivas tal como se via na inquisição na Europa). Não há o que reclamar de aspectos meramente técnicos (como figurinos, direção de arte, ambientação, reconstituição histórica, etc). O roteiro também me pareceu muito bem bolado, misturando fatos da história com realismo fantástico, isso porque as bruxas de Salem não são fruto da ignorância alheia ou do fanatismo religioso mas sim criaturas do mal, de existência concreta. No final do episódio ficamos com a sensação que vem coisa boa por aí - eis aqui uma boa aposta para acompanhar uma nova série que está chegando em sua telinha. Programe-se e se divirta!
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Jacknife
Título no Brasil: Jacknife
Título Original: Jacknife
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate Pictures
Direção: David Hugh Jones
Roteiro: Stephen Metcalfe
Elenco: Robert De Niro, Kathy Baker, Ed Harris
Sinopse:
Um conflito se instala entre um veterano do Vietnã e sua irmã, que resolve se envolver romanticamente com um ex-companheiro seu, dos tempos do exército. A volta da convivência entre ambos acaba despertando velhos fantasmas do passado. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris).
Comentários:
Um filme de Robert De Niro que poucos se lembram hoje em dia. Uma injustiça pois gosto bastante da estética mais barra pesada dessa produção. Além disso o personagem de De Niro é um achado e tanto, ótimo para um ator com tantas possibilidades como ele. Infelizmente em termos de Brasil o filme segue sendo pouco conhecido, até mesmo para quem viveu a época de seu lançamento. Aliás o filme foi extremamente mal lançado por aqui - nada de salas de exibição, indo parar direto no mercado de fitas VHS. Um absurdo em minha forma de ver, pois gosto bastante da película que hoje em dia é bem complicada de se achar. Em entrevistas de lançamento do filme nos anos 80, De Niro explicou sua intenção em fazer esse filme. Ele queria captar a alma do chamado "Working Man", ou seja, do trabalhador comum dos Estados Unidos. Sujeitos durões, mas íntegros que tinham que lidar com as durezas da vida mesmo depois de ter servido em guerras distantes e complicadas de entender, como o próprio conflito no Vietnã. Enfim, fica a dica para redescobrir esse pequeno mas interessante momento da filmografia de Robert De Niro nos anos 80.
Pablo Aluísio.
Título Original: Jacknife
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate Pictures
Direção: David Hugh Jones
Roteiro: Stephen Metcalfe
Elenco: Robert De Niro, Kathy Baker, Ed Harris
Sinopse:
Um conflito se instala entre um veterano do Vietnã e sua irmã, que resolve se envolver romanticamente com um ex-companheiro seu, dos tempos do exército. A volta da convivência entre ambos acaba despertando velhos fantasmas do passado. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris).
Comentários:
Um filme de Robert De Niro que poucos se lembram hoje em dia. Uma injustiça pois gosto bastante da estética mais barra pesada dessa produção. Além disso o personagem de De Niro é um achado e tanto, ótimo para um ator com tantas possibilidades como ele. Infelizmente em termos de Brasil o filme segue sendo pouco conhecido, até mesmo para quem viveu a época de seu lançamento. Aliás o filme foi extremamente mal lançado por aqui - nada de salas de exibição, indo parar direto no mercado de fitas VHS. Um absurdo em minha forma de ver, pois gosto bastante da película que hoje em dia é bem complicada de se achar. Em entrevistas de lançamento do filme nos anos 80, De Niro explicou sua intenção em fazer esse filme. Ele queria captar a alma do chamado "Working Man", ou seja, do trabalhador comum dos Estados Unidos. Sujeitos durões, mas íntegros que tinham que lidar com as durezas da vida mesmo depois de ter servido em guerras distantes e complicadas de entender, como o próprio conflito no Vietnã. Enfim, fica a dica para redescobrir esse pequeno mas interessante momento da filmografia de Robert De Niro nos anos 80.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 22 de julho de 2014
Anjos da Vida
Título no Brasil: Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar
Título Original: The Guardian
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Andrew Davis
Roteiro: Ron L. Brinkerhoff
Elenco: Kevin Costner, Ashton Kutcher, Sela Ward
Sinopse:
Ben Randall (Kevin Costner) é um veterano da equipe de resgate da Guarda Costeira americana que é transferido para uma base de treinamento após a morte de um membro de sua equipe. A nova vida na academia não lhe agrada muito, mas ordens são ordens e devem ser cumpridas. Lá ele começa a lidar com novos recrutas, entre eles o arrogante e confiante jovem aspirante Jake Fischer (Ashton Kutcher), que terá muito a aprender com a sua experiência.
Comentários:
Um filme bastante razoável que foi prejudicado por causa da presença do "mala sem alça" Ashton Kutcher que não acrescenta em absolutamente nada no quesito atuação. É a tal coisa, Costner, já envelhecido, não era mais garantia de farta bilheteria - fato inclusive que foi mais do que confirmado por causa de alguns fracassos comerciais de que tinha participado. Assim o jeito foi a Touchstone Pictures escalar o astro jovem da TV Ashton Kutcher (de "That´s 70´s Show", um sitcom debilóide sobre jovens maconheiros nos anos 70), numa tentativa de usá-lo como chamariz para o público mais jovem. Não deu muito certo. Lembro bem que na sessão em que fui ver o filme havia muito mais adultos, certamente fãs de Kevin Costner em seus bons tempos. Nada de adolescentes bobões de lado (graças ao bom Deus!). Por falar nisso ainda bem que não foram ao cinema pois o filme se propõe a divertir, mas também trazer um pouco mais de densidade em sua carga dramática. As cenas são muito bem editadas, com ótimo timing nos diversos resgates que vão ocorrendo no desenrolar da trama. Considero uma película muito bem realizada do ponto de vista técnico. No geral é um bom filme, mas que não marcou muito e hoje já está quase completamente esquecido.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Guardian
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Andrew Davis
Roteiro: Ron L. Brinkerhoff
Elenco: Kevin Costner, Ashton Kutcher, Sela Ward
Sinopse:
Ben Randall (Kevin Costner) é um veterano da equipe de resgate da Guarda Costeira americana que é transferido para uma base de treinamento após a morte de um membro de sua equipe. A nova vida na academia não lhe agrada muito, mas ordens são ordens e devem ser cumpridas. Lá ele começa a lidar com novos recrutas, entre eles o arrogante e confiante jovem aspirante Jake Fischer (Ashton Kutcher), que terá muito a aprender com a sua experiência.
Comentários:
Um filme bastante razoável que foi prejudicado por causa da presença do "mala sem alça" Ashton Kutcher que não acrescenta em absolutamente nada no quesito atuação. É a tal coisa, Costner, já envelhecido, não era mais garantia de farta bilheteria - fato inclusive que foi mais do que confirmado por causa de alguns fracassos comerciais de que tinha participado. Assim o jeito foi a Touchstone Pictures escalar o astro jovem da TV Ashton Kutcher (de "That´s 70´s Show", um sitcom debilóide sobre jovens maconheiros nos anos 70), numa tentativa de usá-lo como chamariz para o público mais jovem. Não deu muito certo. Lembro bem que na sessão em que fui ver o filme havia muito mais adultos, certamente fãs de Kevin Costner em seus bons tempos. Nada de adolescentes bobões de lado (graças ao bom Deus!). Por falar nisso ainda bem que não foram ao cinema pois o filme se propõe a divertir, mas também trazer um pouco mais de densidade em sua carga dramática. As cenas são muito bem editadas, com ótimo timing nos diversos resgates que vão ocorrendo no desenrolar da trama. Considero uma película muito bem realizada do ponto de vista técnico. No geral é um bom filme, mas que não marcou muito e hoje já está quase completamente esquecido.
Pablo Aluísio.
Arn - O Fim da Jornada
Título no Brasil: Arn - O Fim da Jornada
Título Original: Arn - Riket Vid Vägens Slut
Ano de Produção: 2008
País: Suécia, Dinamarca, Alemanha
Estúdio: AMC Pictures, Arion Communications
Direção: Peter Flinth
Roteiro: Jan Guillou, Hans Gunnarsson
Elenco: Joakim Nätterqvist, Sofia Helin, Stellan Skarsgård
Sinopse:
Após anos de luta na Terra Santa o cavaleiro templário Arn (Joakim Nätterqvist) só deseja voltar para sua terra natal, no norte da Europa. Seu maior sonho é se casar com o amor de sua juventude, ter filhos e aproveitar o resto de sua vida em paz. Sua dispensa porém parece cada vez mais longe, pois sua ordem agora é liderada por um nobre arrogante e sem experiência do campo de batalha. Após os templários serem encurralados pelas forças de Saladino, Arn presencia todo o seu grupo ser dizimado. Por um milagre consegue sobreviver ao terrível combate e finalmente recebe a autorização para voltar, dando início à sua jornada final.
Comentários:
Sequência de "Arn: O Cavaleiro Templário" de 2007. Como aprecio bastante história, principalmente na era das grandes cruzadas, sempre gostei dos filmes enfocando as lutas de Arn Magnusson, o personagem retratado nos livros de autoria do sueco Jan Guillou. O interessante é que Arn não foi apenas um personagem meramente ficcional, mas sim um cavaleiro real, cujo neto acabou fundando o Reino da Suécia. Assim temos enfocado nesses filmes um verdadeiro herói daquela nação. O filme, assim como o primeiro, é extremamente bem produzido. Não pense que deixa a desejar em nada em relação aos filmes americanos. As cenas de batalha, a fotografia e a reconstituição de época são perfeitas. "Arn - Riket Vid Vägens Slut" só não é superior ao primeiro porque a segunda parte do filme se concentra na volta de Arn à sua terra, onde acaba tendo que lidar com um outro tipo de guerra, envolvendo reinos rivais em disputa pelo trono real supremo do norte da Europa. Dinamarqueses, Noruegueses e Suecos, todos em pé de guerra, lutam para impor sua própria dominação. Mesmo esse conflito sendo muito bem recriado, ainda prefiro as batalhas do Templários no meio do deserto do Oriente Médio. Mas essa é uma questão menor no final das contas. Assista a saga de "Arn" e veja como é bem realizado e produzido o cinema sueco da atualidade.
Pablo Aluísio.
Título Original: Arn - Riket Vid Vägens Slut
Ano de Produção: 2008
País: Suécia, Dinamarca, Alemanha
Estúdio: AMC Pictures, Arion Communications
Direção: Peter Flinth
Roteiro: Jan Guillou, Hans Gunnarsson
Elenco: Joakim Nätterqvist, Sofia Helin, Stellan Skarsgård
Sinopse:
Após anos de luta na Terra Santa o cavaleiro templário Arn (Joakim Nätterqvist) só deseja voltar para sua terra natal, no norte da Europa. Seu maior sonho é se casar com o amor de sua juventude, ter filhos e aproveitar o resto de sua vida em paz. Sua dispensa porém parece cada vez mais longe, pois sua ordem agora é liderada por um nobre arrogante e sem experiência do campo de batalha. Após os templários serem encurralados pelas forças de Saladino, Arn presencia todo o seu grupo ser dizimado. Por um milagre consegue sobreviver ao terrível combate e finalmente recebe a autorização para voltar, dando início à sua jornada final.
Comentários:
Sequência de "Arn: O Cavaleiro Templário" de 2007. Como aprecio bastante história, principalmente na era das grandes cruzadas, sempre gostei dos filmes enfocando as lutas de Arn Magnusson, o personagem retratado nos livros de autoria do sueco Jan Guillou. O interessante é que Arn não foi apenas um personagem meramente ficcional, mas sim um cavaleiro real, cujo neto acabou fundando o Reino da Suécia. Assim temos enfocado nesses filmes um verdadeiro herói daquela nação. O filme, assim como o primeiro, é extremamente bem produzido. Não pense que deixa a desejar em nada em relação aos filmes americanos. As cenas de batalha, a fotografia e a reconstituição de época são perfeitas. "Arn - Riket Vid Vägens Slut" só não é superior ao primeiro porque a segunda parte do filme se concentra na volta de Arn à sua terra, onde acaba tendo que lidar com um outro tipo de guerra, envolvendo reinos rivais em disputa pelo trono real supremo do norte da Europa. Dinamarqueses, Noruegueses e Suecos, todos em pé de guerra, lutam para impor sua própria dominação. Mesmo esse conflito sendo muito bem recriado, ainda prefiro as batalhas do Templários no meio do deserto do Oriente Médio. Mas essa é uma questão menor no final das contas. Assista a saga de "Arn" e veja como é bem realizado e produzido o cinema sueco da atualidade.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Frozen - Uma Aventura Congelante
Título no Brasil: Frozen - Uma Aventura Congelante
Título Original: Frozen
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee
Roteiro: Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff
Sinopse:
Era uma vez um reino chamado Arendelle, onde viviam duas pequenas princesas. A mais velha delas nasceu com um estranho dom, o de transformar tudo o que toca em gelo. Após um acidente causado involuntariamente em sua irmã, ela resolve se tornar uma reclusa no castelo de seu pai, o monarca daquele lindo reino. Quando seus pais morrem em uma tempestade no mar, Elsa precisa assumir o trono como a nova Rainha. Sua volta ao seio de seu povo porém lhe trará inúmeros problemas por causa de seu grande segredo oculto. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original (Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez). Também vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação.
Comentários:
Nova animação dos estúdios Disney que fez um tremendo sucesso de bilheteria ao redor do mundo. Não é para menos, afinal de contas a Disney volta finalmente ao universo que a consagrou, a das princesas, príncipes e reinos encantados. A estória foi inspirada no conto "The Snow Queen" de Hans Christian Andersen, o que já garante de antemão um belo conto de fadas como fonte. Some-se a isso a excelente produção, que tira ótimo proveito das formas geométricas do gelo e você terá uma animação realmente marcante. Todos os personagens, como sempre, são muito bem trabalhados em suas personalidades e a estorinha flui de forma espontânea e livre. A ótima direção de arte procura recriar figurinos e ambientação das antigas monarquias Prussianas e austríacas, com destaque para a era dos Habsburgos, o que se torna um belo diferencial em relação a outras animações semelhantes. As princesas são bem tradicionais dentro do universo Disney, com destaque para a classe de Elsa e o espírito livre de Anna (que é a verdadeira protagonista da estorinha). O boneco de gelo Olaf funciona muito bem como alívio cômico, embora seja bem mais inocente do que o habitual para esse tipo de personagem. Ele é apenas a cereja do bolo de um mundo animado muito rico em detalhes, seguindo o padrão de qualidade Disney dos bons tempos! Como se trata também de um musical, o espectador ainda leva de brinde ótimas canções escritas originalmente para o filme (e que foram amplamente premiadas, inclusive com o Oscar). Assim não há como as crianças (e os pais também) não gostarem de todo aquele clima mágico que se vê na tela. Em suma, "Frozen" é uma animação cativante que nos faz acreditar de novo em belas estórias que terminam com todos vivendo felizes para sempre.
Pablo Aluísio.
Título Original: Frozen
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee
Roteiro: Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff
Sinopse:
Era uma vez um reino chamado Arendelle, onde viviam duas pequenas princesas. A mais velha delas nasceu com um estranho dom, o de transformar tudo o que toca em gelo. Após um acidente causado involuntariamente em sua irmã, ela resolve se tornar uma reclusa no castelo de seu pai, o monarca daquele lindo reino. Quando seus pais morrem em uma tempestade no mar, Elsa precisa assumir o trono como a nova Rainha. Sua volta ao seio de seu povo porém lhe trará inúmeros problemas por causa de seu grande segredo oculto. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original (Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez). Também vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação.
Comentários:
Nova animação dos estúdios Disney que fez um tremendo sucesso de bilheteria ao redor do mundo. Não é para menos, afinal de contas a Disney volta finalmente ao universo que a consagrou, a das princesas, príncipes e reinos encantados. A estória foi inspirada no conto "The Snow Queen" de Hans Christian Andersen, o que já garante de antemão um belo conto de fadas como fonte. Some-se a isso a excelente produção, que tira ótimo proveito das formas geométricas do gelo e você terá uma animação realmente marcante. Todos os personagens, como sempre, são muito bem trabalhados em suas personalidades e a estorinha flui de forma espontânea e livre. A ótima direção de arte procura recriar figurinos e ambientação das antigas monarquias Prussianas e austríacas, com destaque para a era dos Habsburgos, o que se torna um belo diferencial em relação a outras animações semelhantes. As princesas são bem tradicionais dentro do universo Disney, com destaque para a classe de Elsa e o espírito livre de Anna (que é a verdadeira protagonista da estorinha). O boneco de gelo Olaf funciona muito bem como alívio cômico, embora seja bem mais inocente do que o habitual para esse tipo de personagem. Ele é apenas a cereja do bolo de um mundo animado muito rico em detalhes, seguindo o padrão de qualidade Disney dos bons tempos! Como se trata também de um musical, o espectador ainda leva de brinde ótimas canções escritas originalmente para o filme (e que foram amplamente premiadas, inclusive com o Oscar). Assim não há como as crianças (e os pais também) não gostarem de todo aquele clima mágico que se vê na tela. Em suma, "Frozen" é uma animação cativante que nos faz acreditar de novo em belas estórias que terminam com todos vivendo felizes para sempre.
Pablo Aluísio.
domingo, 20 de julho de 2014
Rush - No Limite da Emoção
Título no Brasil: Rush - No Limite da Emoção
Título Original: Rush
Ano de Produção: 2013
País: Inglaterra, Alemanha
Estúdio: Imagine Entertainment
Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde, Alexandra Maria Lara
Sinopse:
O enredo narra a histórica rivalidade entre dois famosos pilotos de Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) e o britânico James Hunt (Chris Hemsworth). Lauda, considerado um piloto frio, calculista e muito sério na busca de seus objetivos, precisa superar seu maior rival, Hunt, um bon vivant, mulherengo, ousado e arrojado, tanto dentro como fora das pistas. Do duelo entre esses dois campeões nasceu uma amizade marcada pela competição nas pistas ao redor do mundo e pela admiração mútua. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Brühl). Vencedor do BAFTA Awards na categoria Melhor Edição.
Comentários:
Gostei bastante de "Rush", um caso raro de filme sobre o circo da Fórmula 1 que é realmente bom e não apela para bobagens - como aquele terrível filme com Stallone. O fato de ter sido inspirado em uma história real certamente ajuda na beleza da produção, nos lances dramáticos dessa briga entre dois grandes e históricos astros da Fórmula 1, dois esportistas que eram completamente diferentes entre si. A única semelhança era a incrível vontade de vencer o campeonato mundial. O filme me soou particularmente próximo porque cheguei a acompanhar parte da carreira de Niki Lauda. Impossível não reparar em sua incrível força de vontade, mesmo após sofrer um terrível acidente em que ficou literalmente dentro de um carro em chamas na pista. Mesmo com várias partes do corpo com queimaduras graves e o rosto desfigurado, ainda teve a garra de voltar às pistas para disputar até o fim o marcante campeonato de 1976. É justamente durante essa competição, que ficou marcada na história pela acirrada disputa ponto a ponto, que o enredo se desenvolve. O filme tem ótima edição de imagens e prefere apostar mais nas competições em si do que exagerar no melodrama do acidente de Lauda - o que fez muito bem. O saldo final é de fato acima da média, uma produção que nos faz lembrar dos bons e velhos tempos da Fórmula 1.
Pablo Aluísio.
Título Original: Rush
Ano de Produção: 2013
País: Inglaterra, Alemanha
Estúdio: Imagine Entertainment
Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde, Alexandra Maria Lara
Sinopse:
O enredo narra a histórica rivalidade entre dois famosos pilotos de Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) e o britânico James Hunt (Chris Hemsworth). Lauda, considerado um piloto frio, calculista e muito sério na busca de seus objetivos, precisa superar seu maior rival, Hunt, um bon vivant, mulherengo, ousado e arrojado, tanto dentro como fora das pistas. Do duelo entre esses dois campeões nasceu uma amizade marcada pela competição nas pistas ao redor do mundo e pela admiração mútua. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Brühl). Vencedor do BAFTA Awards na categoria Melhor Edição.
Comentários:
Gostei bastante de "Rush", um caso raro de filme sobre o circo da Fórmula 1 que é realmente bom e não apela para bobagens - como aquele terrível filme com Stallone. O fato de ter sido inspirado em uma história real certamente ajuda na beleza da produção, nos lances dramáticos dessa briga entre dois grandes e históricos astros da Fórmula 1, dois esportistas que eram completamente diferentes entre si. A única semelhança era a incrível vontade de vencer o campeonato mundial. O filme me soou particularmente próximo porque cheguei a acompanhar parte da carreira de Niki Lauda. Impossível não reparar em sua incrível força de vontade, mesmo após sofrer um terrível acidente em que ficou literalmente dentro de um carro em chamas na pista. Mesmo com várias partes do corpo com queimaduras graves e o rosto desfigurado, ainda teve a garra de voltar às pistas para disputar até o fim o marcante campeonato de 1976. É justamente durante essa competição, que ficou marcada na história pela acirrada disputa ponto a ponto, que o enredo se desenvolve. O filme tem ótima edição de imagens e prefere apostar mais nas competições em si do que exagerar no melodrama do acidente de Lauda - o que fez muito bem. O saldo final é de fato acima da média, uma produção que nos faz lembrar dos bons e velhos tempos da Fórmula 1.
Pablo Aluísio.
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