segunda-feira, 21 de julho de 2014

Frozen - Uma Aventura Congelante

Título no Brasil: Frozen - Uma Aventura Congelante
Título Original: Frozen
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee
Roteiro: Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff

Sinopse:
Era uma vez um reino chamado Arendelle, onde viviam duas pequenas princesas. A mais velha delas nasceu com um estranho dom, o de transformar tudo o que toca em gelo. Após um acidente causado involuntariamente em sua irmã, ela resolve se tornar uma reclusa no castelo de seu pai, o monarca daquele lindo reino. Quando seus pais morrem em uma tempestade no mar, Elsa precisa assumir o trono como a nova Rainha. Sua volta ao seio de seu povo porém lhe trará inúmeros problemas por causa de seu grande segredo oculto. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original (Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez). Também vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação.

Comentários:
Nova animação dos estúdios Disney que fez um tremendo sucesso de bilheteria ao redor do mundo. Não é para menos, afinal de contas a Disney volta finalmente ao universo que a consagrou, a das princesas, príncipes e reinos encantados. A estória foi inspirada no conto "The Snow Queen" de Hans Christian Andersen, o que já garante de antemão um belo conto de fadas como fonte. Some-se a isso a excelente produção, que tira ótimo proveito das formas geométricas do gelo e você terá uma animação realmente marcante. Todos os personagens, como sempre, são muito bem trabalhados em suas personalidades e a estorinha flui de forma espontânea e livre. A ótima direção de arte procura recriar figurinos e ambientação das antigas monarquias Prussianas e austríacas, com destaque para a era dos Habsburgos, o que se torna um belo diferencial em relação a outras animações semelhantes. As princesas são bem tradicionais dentro do universo Disney, com destaque para a classe de Elsa e o espírito livre de Anna (que é a verdadeira protagonista da estorinha). O boneco de gelo Olaf funciona muito bem como alívio cômico, embora seja bem mais inocente do que o habitual para esse tipo de personagem. Ele é apenas a cereja do bolo de um mundo animado muito rico em detalhes, seguindo o padrão de qualidade Disney dos bons tempos! Como se trata também de um musical, o espectador ainda leva de brinde ótimas canções escritas originalmente para o filme (e que foram amplamente premiadas, inclusive com o Oscar). Assim não há como as crianças (e os pais também) não gostarem de todo aquele clima mágico que se vê na tela. Em suma, "Frozen" é uma animação cativante que nos faz acreditar de novo em belas estórias que terminam com todos vivendo felizes para sempre.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Informações Adicicionais:

    Frozen - Uma Aventura Congelante

    Cotações:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8,5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, você é sempre perfeito nas suas resenhas mas acho que neste caso você se esqueceu de citar o mais importante e revolucionário acontecimento deste filme. O ato de amor verdadeiro que desperta princesa não vem de um príncipe no cavalo branco, que na verdade é um safado, mas sim do abraço e da lágrima sua irmã. Isso eu achei muito surpreendente vindo da Disney que é tão conservadora, pra não dizer quadrada.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Agora em relação ao final tivemos situação semelhante no também recente "Malevola", onde a salvação não veio de um príncipe. Pelo visto os nobres rapazes andam em baixa dentro da Disney. Será que feministas andaram invadindo o departamento de animação do estúdio? Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Parece que sim, ou a bobagem está dado lugar ao raciocínio. Viva a razão!

    ResponderExcluir