terça-feira, 7 de julho de 2020

Entre Mundos

Título no Brasil: Entre Mundos
Título Original: Between Worlds
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos, Espanha
Estúdio: Saban Films
Direção: Maria Pulera
Roteiro: Maria Pulera
Elenco: Nicolas Cage, Franka Potente, Penelope Mitchell, Garrett Clayton, Hopper Penn, Lydia Hearst

Sinopse:
Joe (Nicolas Cage) é um viúvo que trabalha como caminhoneiro. Em um posto acaba conhecendo Julie (Franka Potente). Em pouco tempo eles começam a ter um caso, porém a filha de Julie logo se torna um problema para o casal. A garota começa a dar em cima do namorado da própria mãe, criando um triângulo amoroso com tintas de paranormalidade (por mais estranho que isso possa parecer!). 

Comentários:
Que filme fraco! Mais um na longa lista de abacaxis que o Nicolas Cage vem aparecendo nos últimos anos. O roteiro começa de forma convencional. Um homem, uma mulher, já na idade madura, começam a namorar. Ela tem uma filha que quase morreu. E essa jovem não demora muito a dar em cima do Joe (Cage), o namorado da mãe. Pior do que isso. Ela alega ser na verdade a esposa do Joe, que havia morrido há alguns anos. Possessão? Loucura? O roteiro nunca explica direito. E assim se forma esse estranho triângulo amoroso envolvendo a mãe, a filha e o amante. O Nicolas Cage está particularmente péssimo no filme. Sempre com uma garrafa de bebida na boca, ele exagera demais nas expressões. Ficou bem caricato mesmo. Insana é sua cena final que nem vou contar aqui. Puro nonsense involuntário com péssimos efeitos especiais. A vergonha alheia bateu forte, mas não conteve a risada. É um daqueles filmes que nunca se decidem se é uma novelona americana ou um filme de terror disfarçado. Na dúvida acabou só sendo mesmo um filme ruim, que deixa muito a desejar. Tampouco espere por algum aprofundamento espiritual em tudo o que acontece. O roteiro é raso e vazio em todos os momentos. Um belo tiro no pé, fraco demais em todos os sentidos. Para não dizer que nada presta, devo dizer que dei umas boas risadas da tosquice geral. Foi inevitável.

Pablo Aluísio.

Darkman: Vingança sem Rosto

Título no Brasil: Darkman - Vingança sem Rosto
Título Original: Darkman
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Sam Raimi, Chuck Pfarrer
Elenco: Liam Neeson, Frances McDormand, Colin Friels, Larry Drake, Nelson Mashita, Ted Raimi

Sinopse:
Após uma enorme explosão no laboratório onde trabalha, o pesquisador Peyton Westlake (Liam Neeson) fica com seu rosto destruído. Após se recuperar de todos os ferimentos, ele passa a assumir a identidade de um vingador chamado Darkman e parte para cima de todos os responsáveis por sua situação.

Comentários:
Assisti ainda nos tempos do VHS. Penso que não é um grande filme, para falar a verdade mal funcionava como mera diversão nos anos 90. O problema básico é desse personagem em si, o tal de Darkman, que é muito cheio de clichês por todos os lados. Com ecos de Fantasma da Ópera, ele é fruto de uma grande explosão em seu laboratório. A partir daí, com o rosto desfigurado, sua vida praticamente acaba, mas ele consegue encontrar uma nova razão de viver... na caça de criminosos pela cidade! Pois é, tem coisas retiradas da origem do Batman também. Usando disfarces, ele se infiltra no meio do submundo para saciar sua sede de vingança (olha uma frase bem clchê por aqui...) Um dos slogans da época dizia que o Darkman poderia se parecer com qualquer homem (por causa de seus disfarces), mas ao mesmo tempo não se parecia com ninguém! Vai entender essa frase sem sentido... Enfim, o que me parece é que o Sam Raimi tinha sofrido uma espécie de overdose de quadrinhos e resolveu criar o seu próprio personagem. Não deu muito certo, vamos ser sinceros. Ainda mais por expor demais o Darkman, de dia, em qualquer lugar. O certo teria sido usá-lo apenas nas sombras, na noite. Afinal o nome do tal sujeito era Darkman...

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O Homem Invisível

Título no Brasil: O Homem Invisível
Título Original: The Invisible Man
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos, Canadá
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Leigh Whannell
Roteiro: Leigh Whannell
Elenco: Elisabeth Moss, Oliver Jackson-Cohen, Harriet Dyer, Aldis Hodge, Storm Reid, Michael Dorman

Sinopse:
Após fugir de casa e de um casamento abusivo e violento, Cecilia Kass (Elisabeth Moss) é informada de que seu ex-marido se matou. Só que após alguns dias, coisas estranham começam a acontecer. Ela fica convencida que o marido, um expert em Óptica, conseguiu chegar na invisibilidade. As demais pessoas porém pensam que ela está ficando louca.

Comentários:
Quando se fala nesse personagem as primeiras lembranças que tenho são as do filme original e também as do filme "O Homem Sem Sombra". Esse último aliás trouxe uma bateria de efeitos visuais revolucionários e inovadores. Nessa nova versão aqui não espere por nada parecido. O diretor Leigh Whannell apostou mais no suspense, nos detalhes, em criar um certo clima para os acontecimentos. E por falar em clima, o filme tem jeitão até mesmo de filme de arte, com todas aquelas sutilezas que estamos acostumados a encontrar nesse tipo de produção. Porém, aqui estamos tratando de um dos monstros clássicos da Universal. Então a sofisticação só vai até certo ponto. De maneira geral gostei dessa nova versão, principalmente pela forma como o roteiro lida com a invisibilidade, aqui causada por uma roupa especial de alta tecnologia. O roteiro não entra em muitos detalhes, mas convence, mesmo sendo sutil. A atriz Elisabeth Moss é velha conhecida de quem curte séries. Basta lembrar de sua personagem marcante em "Mad Men". O filme custou relativamente muito pouco, mas fez bonito nas bilheterias, mesmo sendo prejudicado pela chegada da pandemia do coronavírus nos Estados Unidos e no mundo. Se as salas de cinema não fossem fechadas às pressas o filme certamente teria rendido muito mais. Uma pena.

Pablo Aluísio.

Sexo, Mentiras e Videotape

Título no Brasil: Sexo, Mentiras e Videotape
Título Original: Sex, Lies, and Videotape
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: RCA/Columbia Pictures
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Steven Soderbergh
Elenco: James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher, Laura San Giacomo, Ron Vawter, Steven Brill

Sinopse:
O marido de uma mulher sexualmente reprimida acaba tendo um caso com a irmã dela. E a situação fica ainda mais complicada com a chegada de um visitante com um fetiche sexual bastante incomum. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original (Steven Soderbergh).

Comentários:
Para muitos cinéfilos o diretor Steven Soderbergh é um pretensioso incorrigível. Um diretor arrogante e boçal que já estragou muitos bons roteiros por causa desse ego monumental. Nesse filme pelo menos as críticas são incabíveis, até porque o roteiro foi de autoria do próprio Soderbergh. Ele assim tinha todo o direito de inovar e ousar como bem entendesse. Curiosamente esse "estudo" da sexualidade doentia de certas pessoas acabou se tornando o primeiro filme do cineasta que ganhou reconhecimento no circuito mais intelectualizado de cinemas de arte na América do Norte. Primeiro ele ganhou o apoio da imprensa estrangeira, através do Globo de Ouro onde o filme foi indicado em categorias importantes como melhor roteiro e depois dentro do circuito de críticos americanos do eixo Nova Iorque - Los Angeles. No meu ponto de vista é um filme complicado, de difícil entrosamento. O roteiro que foi tão elogiado, me pareceu desde o primeiro momento bem confuso e sem foco. De qualquer maneira é aquele tipo de filme mais indicado a um nicho mais específico de público. Não é uma película para todos, mas para aqueles ao qual é dirigido, o consumo será feito com bel-prazer.

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de julho de 2020

O Tiro que não Saiu pela Culatra

Título no Brasil: O Tiro que não Saiu pela Culatra
Título Original: Parenthood
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Ron Howard
Roteiro: Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Steve Martin, Mary Steenburgen, Dianne Wiest, Jason Robards, Rick Moranis, Tom Hulce

Sinopse:
Gil Buckman (Steve Martin) é um típico pai de família americano. Morando no meio oeste ele tenta administrar uma família numerosa, com inúmeros problemas. E quando ele começa a lidar com problemas no trabalho a coisa toda fica ainda mais delicada. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest) e melhor música original ("I Love to See You Smile" de Randy Newman).

Comentários:
Esse título nacional é bizarro. Um dos piores que já foram usados. E olha que a competição é pesada, porque de títulos nacionais ruim temos uma verdadeira coleção. Deixando isso de lado temos que reconhecer que é um bom filme ao melhor estilo "family friendly". Daquela geração de comediantes saídos do programa Saturday Night live (SNL) o Steve Martin sempre foi o mais "limpinho", ou seja, sempre procurou por um humor mais inofensivo, sem palavrões, feito para toda a família. E depois que ele migrou da TV para o cinema isso ficou ainda mais acentuado. Algo muito parecido aconteceu com Ron Howard. Ele foi ator mirim e depois que cresceu se tornou um diretor bem sucedido nessa linha mais familiar. Com tantos nomes empenhados em uma carreira mais suave e familiar não poderia haver nada mais adequado do que um filme como esse, chamado originalmente em inglês Parenthood (Paternidade).

Pablo Aluísio.

Esqueceram de Mim

Título no Brasil: Esqueceram de Mim
Título Original: Home Alone
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Chris Columbus
Roteiro: John Hughes
Elenco: Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Roberts Blosso, Catherine O'Hara

Sinopse:
A família inteira viaja para o feriado, mas esquece de levar o garoto Kevin (Macaulay Culkin). O menino fica para trás, sozinho em casa. E a coisa só piora quando uma dupla de ladrões desastrados tenta entrar na casa dele para roubar. Agora Kevin vai ter que se virar para impedir isso. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor música ("Somewhere in My Memory" de John Williams) e melhor trilha sonora incidental.

Comentários:
Um dos filmes mais lucrativos da história do cinema. Feito a toque de caixa com pouco mais de 15 milhões de dólares, faturou nas bilheterias quase 900 milhões! E isso nos anos 90. Foi uma fortuna, um lucro incrível. O roteiro é bobinho, escrito pelo ótimo John Hughes. Ninguém pode acusar o bom e velho Hughes de nada, pois acabou acertando em cheio o gosto do grande público. Tiro certo, no alvo! O diretor Chris Columbus afirmaria anos depois que ficou completamente chocado com o sucesso. Ele pensou que estava rodando apenas mais uma comédia sem maior pretensão. Se recuperasse o orçamento nos cinemas já estava de bom tamanho. Acabou mudando sua carreira para sempre, assim como a vida do garoto Macaulay Culkin que se tornou um dos mais bem sucedidos astros mirins de Hollywood. E ele iria pagar um preço pessoal gigantesco pelo sucesso do filme. Os pais iriam se separar e brigar anos pelo dinheiro do garoto. Ele iria ficar próximo a Michael Jackson e depois de adulto afundaria no mundo das drogas. Pois é, "Home Alone" acabou mudando a vida de todo mundo que participou do filme e pensando bem nem sempre para melhor. Sucesso demais também pode ser algo perigoso, ainda mais se você não tiver nem 10 anos de idade.

Pablo Aluísio.

sábado, 4 de julho de 2020

Cinema Paradiso

Título no Brasil: Cinema Paradiso
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Ano de Produção: 1988
País: Itália, França
Estúdio: Cristaldifilm, Les Films Ariane
Direção: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret, Enzo Cannavale, Antonella Attil, Marco Leonardi, Agnese Nano, Salvatore Cascio

Sinopse:
Um cineasta relembra sua infância, quando se apaixonou pelos filmes e pelos cartazes no cinema de sua cidade natal. E em suas memórias ele também recorda da amizade que teve com um senhor bondoso que era o projecionista do cinema. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro.

Comentários:
O filme é uma homenagem emocional ao cinema. O diretor Giuseppe Tornatore fez uma declaração de amor ao cinema, ao mesmo tempo em que inseriu pequenos momentos nostálgicos de seu próprio passado. Assim a alma do filme se tornou muito verdadeira, porque afinal de contas seu enredo não é meramente ficcional, ao contrário disso, há elementos reais, de recordações vivas de um tempo que já não existe mais. E a nostalgia envolvida nesse sentimento também é outro fator importante nesse filme. O interessante é que o filme (produzido na década de 1980) também captou uma mudança importante, a do fechamento dos cinemas de bairro, mais populares. A própria indústria, o próprio novo meio comercial dos cinemas, acabou com aquela visão de cinema mais romântica, mais sentimental. Ficaram apenas as lembranças. E foi justamente elas que tornaram esse filme tão especial. Uma bela obra cinematográfica, um poema em forma de cinema.

Pablo Aluísio.

O Reverso da Fortuna

Título no Brasil: O Reverso da Fortuna
Título Original: Reversal of Fortune
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Sovereign Pictures
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Nicholas Kazan
Elenco: Jeremy Irons, Glenn Close, Ron Silver, Annabella Sciorra, Uta Hagen, Fisher Stevens

Sinopse:
Com roteiro baseado no romance escrito por Alan M. Dershowitz, o filme "O Reverso da Fortuna" conta a história do rico e aristocrático Claus von Bulow (Irons). Acusado de tentar matar a esposa Sunny von Bulow (Glenn Close), ele se defende no tribunal de todas as acusações.

Comentários:
O forte desse filme vem de seu elenco. Jeremy Irons e Glenn Close sempre foram excelentes atores. Jeremy Irons inclusive foi premiado com o Oscar justamente por esse trabalho. De certa maneira foi a consagração de sua carreira, o ápice do reconhecimento em relação ao seu talento profissional. E ele está mesmo excepcional, em um papel que parece que foi escrito para ele. Um sujeito frio, muito educado e polido, mas com nuances de psicopatia. Aquele tipo de homem que poderia fazer literalmente qualquer coisa para alcançar seus objetivos e dentro desse aspecto poderia até mesmo se tornar um homicida. Porém no tribunal valem as evidências e as provas. A procuradoria precisa provar sua culpabilidade, enquanto ele procurar manter a sua presunção de inocência. O diretor Barbet Schroeder sempre foi um dos melhores de sua geração. Ele aqui tirou o melhor do elenco, tal como se todos fossem meras peças de xadrez de seu tabuleiro cinematográfico. Palmas para o cineasta e o ótimo elenco que compõem esse clássico do Oscar.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

A Vida Por Um Dólar

Pelo visto o ator Emilio Estevez tomou gosto pelo gênero western. Depois de estrelar os sucessos “Os Jovens Pistoleiros” e “Jovens Demais Para Morrer” ele voltou ao tema nesse “A Vida Por Um Dólar”. Essa é uma produção do canal TNT que tenta recriar o clima dos mais famosos filmes de western spaguetti. O próprio personagem de Estevez é sintomático nesse aspecto. Ele é um pistoleiro que vaga pelo velho oeste, sem nome e sem destino, vindo de lugar nenhum, tal como os personagens que Clint Eastwood interpretou em vários filmes. Carregando atrás de si um enorme caixão ele vai parar numa cidadezinha poeirenta onde enfrenta um grupo de bandoleiros que querem sua cabeça. Impossível não lembrar de Django e tantos outros tipos nesse estilo que povoavam os faroestes italianos. Mas não para por aí. No local ele ainda conhece um veterano da guerra civil que lhe diz que há um tesouro escondido em uma região no deserto. O ouro foi roubado de um carregamento do exército da União e sua localização exata só pode ser descoberta ao serem unidos quatros coldres de armas que juntos formam o mapa onde se encontra o tesouro. Sem pensar muito ambos partem em busca dos coldres, matando seus atuais donos, se for necessário, o que dará origem a muitos conflitos e tiroteios ao longo do filme.

Quando interpretou Billy The Kid nos filmes citados acima, Emilio Estevez surgia em cena bastante carismático e pulsante, mas seu personagem aqui em “A Vida Por Um Dólar” é o extremo oposto disso. Sorumbático e monossilábico não consegue criar maior vínculo com o espectador. Some-se a isso as inúmeros cenas inverossímeis que vão se sucedendo. De fato o pistoleiro que interpreta parece ser imune a balas, andando sem problemas no meio de uma chuva delas, sem sofrer o menor arranhão. Em contrapartida consegue liquidar um alto número de inimigos sem grande esforço. Tirando as devidas proporções ele soa como um Rambo do velho oeste. Com isso o filme adota um teor completamente fora da realidade, tal como os mais exagerados spaguettis da década de 60.

A trama em busca do ouro enterrado também não traz maiores surpresas. Na cidade onde chegam descobrem que a fortuna está debaixo do altar de uma pequena igreja onde um padre (interpretado por Joaquim de Almeida) tenta proteger a humilde comunidade de um bando de bandidos locais. Dessa forma o roteiro surge como uma verdadeira miscelânea de vários e vários outros westerns que já conhecemos bem. Como não tem muita originalidade seu interesse decai. A partir de certo ponto os conflitos, duelos e tiroteios começam a aborrecer ao invés de divertir. O pistoleiro encarnado por Emilio Estevez mais parece um acrobata com armas do que um cowboy em busca de vingança. Ele dá pulos, saltos, piruetas, tudo no meio de intenso fogo cruzado. Assim o filme acaba virando uma sátira – e não das mais inspiradas e inteligentes. Se estiver com vontade de ver algo assim prefira os originais italianos. Certamente será bem melhor. Esse aqui só ficou mesmo na boa intenção.

A Vida Por Um Dólar (Dollar for the Dead, Estados Unidos, 1998) Direção: Gene Quintano / Roteiro:  Gene Quintano / Elenco: Emilio Estevez, William Forsythe, Jordi Mollà, Joaquim de Almeida / Sinopse: um veterano da guerra civil e um pistoleiro sem nome resolvem partir juntos em busca do paradeiro de um tesouro roubado que foi enterrado após a guerra civil. No caminho terão que enfrentar vários bandos que também desejam tomar posse do tesouro perdido.

Pablo Aluísio.

Rango

Rango (voz de Johnny Depp) é um réptil de estimação que após um acidente vai parar numa estrada no meio do deserto. Lutando pela sobrevivência chega em uma cidadezinha habitada por pequenos animais como ele. Todos são controlados por um poderoso manda chuva local que detém o bem mais precioso de lá: a água! Gostei do resultado dessa animação Rango. Tive algumas reservas, mas penso que são mais tópicas. Tecnicamente, como não poderia deixar de ser, a animação é muito bem feita. Curiosamente não existem personagens "fofinhos", pois todos são, em maior ou menor grau, baseados em animais exóticos, que geralmente não aparecem com frequência no cinema americano. Um exemplo é o próprio Rango, um lagarto, camaleão ou seja lá o que ele for. O roteiro é bem bolado mas achei uma certa semelhança entre o argumento desse filme e o de "Vida de Inseto" da Pixar. Ambos trazem personagens que, com ares de teatralidade, acabam enganando uma cidade inteira os levando a pensar que eles são "protetores" ou "justiceiros", que vão lhe salvar do perigo eminente. No fundo são apenas "farsantes" bem intencionados.

De qualquer forma o que me fez mesmo gostar de Rango são as várias citações e referências aos clássicos filmes de western. Não é segredo para ninguém que sou fã do gênero, então ver todos aqueles personagens e cenas que nada mais são do que homenagens aos grandes flmes de faroeste me fez manter ainda mais o interesse no que viria a acontecer. A estorinha obviamente é bobinha, derivativa, mas mesmo assim mantive a atenção. Enfim, Rango é um ótimo passatempo para a criançada e servirá até mesmo para apresentar os pequenos aos ícones dos antigos bang bangs. Só por isso já vale a pena.

Rango (Rango, Estados Unidos, 2011) Direção: Gore Verbinski / Roteiro: John Logan, John Logan / Elenco: Johnny Depp, Isla Fisher, Timothy Olyphant / Sinopse: Rango (voz de Johnny Depp) é um réptil de estimação que após um acidente vai parar numa estrada no meio do deserto. Lutando pela sobrevivência vai parar em uma cidadezinha habitada por pequenos animais como ele. Todos são controlados por um poderoso manda chuva local que detém o bem mais precioso de lá: a água! Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Animação.

Pablo Aluísio.