sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Quatro Histórias de Fantasmas

Esse é um filme de terror indiano. Produção exclusiva da Netflix. O título é bem auto explicativo. São 4 contos de terror, dirigidos por 4 diretores diferentes. Ficou bem interessante. Lembra inclusive uma velha tradição de Hollywood. Filmes que traziam histórias de horror diferentes, como acontece aqui. Uma boa ideia trazer essa fórmula de volta. Na primeira história uma enfermeira vai até a residência de uma velha senhora. Idosa, ela precisa de cuidados 24 horas por dia. Ela tem demência e não consegue distinguir passado e presente. A casa é muito estranha. Há ruídos e sombras. E as coisas só pioram na madrugada. Esse primeiro conto é o mais tradicional em termos de fantasmas. Por essa razão foi o que mais me agradou.

Da segunda história já não gostei muito. Uma jovem grávida começa a ter alucinações com pássaros. Ela tem delírios e o garotinho que a acompanha só piora as coisas. De um modo geral esse segundo conto é o mais fraco de todos. Bizarrice em excesso. Na terceira história um professor vai parar em um isolado vilarejo, onde moram pessoas bem estranhas. Um casal de garotinhos tenta então protegê-lo dos perigos lá fora. Esse episódio é o mais longo de todos, mas mantém o interesse. Tem boas ideias. Na quarta e última história de fantasmas vemos uma noiva empolgada com seu casamento. O noivo parece um príncipe. É bonito, educado, atencioso, tudo o que uma mulher gostaria de encontrar. Porém como ninguém é perfeito ele também tem segredos bem obscuros a esconder. Um sujeito que parece normal, mas que gosta de conversar com a avó... que morreu há muitos anos! Esse último conto de horror só peca mesmo por tentar explicar tudo nos mínimos detalhes. Não precisava de tanto. De modo geral gostei desse filme. É uma experiência nova, afinal não é todo dia que assisto um filme feito na Índia e ainda mais sendo do gênero terror. É algo bem diferente, não há como negar.

Quatro Histórias de Fantasmas (Ghost Stories, Índia, 2019) Direção: Zoya Akhtar, Dibakar Banerjee, Karan Johar, Anurag Kashyap / Roteiro: Isha Luthra, Ensia Mirza / Elenco: Sobhita Dhulipala, Janhvi Kapoor, Mrunal Thakur / Sinopse: Filme que conta em quatro contos histórias independentes de terror e sobrenatural. "Ghost Stories" é uma produção indiana, exclusiva da plataforma Netflix.

Pablo Aluísio.

Os Quatro Guerreiros

Título no Brasil: Os Quatro Guerreiros
Título Original: The Four Warriors
Ano de Produção: 2015
País: Inglaterra
Estúdio: PhilmFlicks
Direção: Phil Hawkins
Roteiro: Christopher Dane
Elenco: Christopher Dane, Hadrian Howard, Fergal Philips, Alex Childs, Kristian Nairn, Jessica Blake
  
Sinopse:
Durante as cruzadas, três cavaleiros cristãos e um prisioneiro muçulmano acabam indo parar numa pequena vila onde só existem crianças e mulheres. Os homens morreram e os poucos que sobreviveram foram dizimados por estranhas criaturas que habitam uma montanha próxima. Uma das videntes do lugar alega que no alto daquela região habita um antigo demônio milenar que agora comanda um exército de monstros e seres do mal.

Comentários:
A sinopse no mínimo seria interessante para quem gosta de filmes nesse estilo, onde história e fantasia se misturam, tudo resultando em um clima de realismo fantástico. O fato do filme ser inglês também poderia empolgar já que o cinema britânico sempre foi conhecido por seu bom gosto e refinamento. A classe sempre foi o ponto forte dos cineastas da Inglaterra. Infelizmente você não encontrará nada disso aqui. Esqueça tudo isso o que foi escrito. O filme é realmente muito, muito fraco mesmo. Esse é aquele tipo de filme que com poucos minutos de duração você já percebe que não tem qualidade ou salvação. Tudo é encenado sem muito capricho e os diálogos são extremamente mal escritos. Para piorar a direção tem pouco critério, optando sempre por um suspense que nunca chega a cumprir suas promessas. O ator Christopher Dane escreveu o roteiro e isso parece deixar uma pista do que vem pela frente. Nada consegue empolgar e as tais criaturas malignas que surgem envoltas em sombras logo decepcionam por causa da péssima maquiagem que usam - algo parecido com um rosto desfigurado por chamas. Nem o contexto histórico - as cruzadas - que poderiam render bons momentos é aproveitado. Em suma, melhor esquecer essa fitinha B sem valor que no Brasil está sendo lançada pela Playarte. Procure por algo melhor.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Joana D'Arc

Título no Brasil: Joana D'Arc
Título Original: Joan of Arc
Ano de Produção: 1999
País: França
Estúdio: Gaumont Films
Direção: Luc Besson
Roteiro: Andrew Birkin, Luc Besson
Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Rab Affleck, David Bailie, Timothy Bateson, Andrew Birkin
  
Sinopse:
Filme que recria a vida de Joana, jovem camponesa que logo se torna um símbolo para o exército francês durante uma longa e sem fim guerra contra os ingleses durante a idade média. Ela afirma ter visões de Deus. Que ela seria a escolhida para liderar os franceses em direção ao fim da guerra, com a vitória de sua nação. E de fato quando ela começa a entrar no campo de batalha as vitórias começam a acontecer. Filme vencedor do César Awards na categoria de Melhor Som. 

Comentários:
A vida de Joana D'Arc já foi incrível o suficiente. Nem o mais talentoso escritor da idade média poderia criar uma mitologia como a que envolveu a vida dessa jovem. Ela saiu do completo anonimato e se tornou uma das figuras femininas mais conhecidas da história. O interessante é que sua presença no campo de batalha inspirava os soldados franceses e em pouco tempo uma guerra que parecia perdida mudou de rumos, fazendo com que a França viesse a superar a Inglaterra no conflito. Claro que isso também mexeu com os poderosos da época. O Rei da França se revelou um traidor e os membros do clero foram acusados de ajudar numa conspiração que a levaria para a morte na fogueira da inquisição. Porém, segundo modernos historiadores, nem tudo foi exatamente dessa maneira. De qualquer forma a produção desse filme foi impecável. Os figurinos de época, as armaduras brilhantes e reluzentes, os grandes confrontos no campo de batalhar. Nada faltou nesse quesito. O maior erro do diretor porém aconteceu na escolha do elenco. Colocar Milla Jovovich para interpretar Joana foi um erro e tanto. Ela nunca teve a expressividade dramática que um filme como esse exigia. E isso ficou claro já nas primeiras cenas. Poucas vezes vi uma atriz tão sem expressividade em um filme com uma personagem tão importante como aconteceu nesse filme aqui. Não adianta escolher uma atriz apenas porque ela é sua esposa ou sua namorada. Isso é falta de profissionalismo. Esse foi o grande deslize de Luc Besson nessa fita. Um erro que custou muito caro, vamos convir. Se um filme exige uma grande atriz para interpretar uma grande figura da história cabe ao diretor assim escolher. Não apenas escalar a mulher que vai para cama com ele.

Pablo Aluísio.

Subway

Título no Brasil: Subway
Título Original: Subway
Ano de Produção: 1985
País: França
Estúdio: Les Films du Loup, TSF Productions
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Christopher Lambert, Isabelle Adjani, Jean Reno, Richard Bohringer, Jean-Hugues Anglade, Jean-Pierre Bacrim

Sinopse:
Ao improvisar um roubo na casa de um magnata sombrio, Fred (Christopher Lambert) se refugia no universo hip e surreal do metrô de Paris e encontra seus habitantes variados, os capangas do magnata e sua jovem esposa desencantada. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Comentários:
É interessante notar como os filmes "envelhecem". Esse "Subway" parece tão envelhecido nos dias de hoje. Muito mais "velho" do que filmes que foram feitos nos anos 70, 60... Ecos de uma linguagem que procurava imitar a publicidade dos anos 80. Com isso tudo ficou terrivelmente datado. E pensar que na época em que o filme chegou aos cinemas tudo parecia ser o suprassumo da modernidade. Pois é, meus caros cinéfilos, ver o ator Christopher Lambert com penteado cyberpunk pelos subterrâneos de Paris era visto como algo ultra pós-modernidade. Hoje em dia tudo só soa mesmo bem antigo e fora de moda. Outro fato que chama a atenção é que Lambert conseguia com esse filme emplacar três sucessos na sua carreira. Os outros dois eram "Highlander" e "Greystoke", o que levou algumas apressadas e imoderadas revistas de cinema do Brasil elegerem o ator como o "astro da década". Menos, bem menos, até porque ele iria cair numa decadência em sua carreira que seria algo espantoso. Melhor rever Isabelle Adjani. Como ela era bonita! Provavelmente uma das atrizes mais bonitas da década de 1980, sem favor algum! De qualquer maneira se você tiver curiosidade em saber o que era exibido em cineclubes cult nos anos 80, esse "Subway" será um belo exemplo do tipo de filme que passava nesses ambientes.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Olhos de Serpente

Título no Brasil: Olhos de Serpente
Título Original: Snake Eyes
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma, David Koepp
Elenco: Nicolas Cage, Gary Sinise, John Heard, Kevin Dunn, Carla Gugino, Stan Shaw
  
Sinopse:
Rick Santoro (Nicolas Cage) é um tira de Atlantic City que precisa descobrir quem teria matado o Secretário de Defesa do Estado durante uma luta de boxe em sua cidade. Com ares de grandeza e egocentrismo, onde cabem até delírios de se ver como futuro prefeito da cidade, ele começa as investigações ao lado do comandante Kevin Dunne (Gary Sinise), um escroque sem alma.

Comentários:

Elenco bacana, uma boa produção com a marca Paramount, roteirista conhecido e um grande diretor no comando de tudo. Com esses ingredientes era de se esperar um ótimo filme, mas... Ainda me recordo de quando aluguei esse filme para assistir em casa (estou me lembrando da era VHS) e tive uma pequena decepção. Principalmente em relação ao final do filme. Até aquele momento nunca havia assistido nada que pudesse ser qualificado como "Ruim" com a assinatura do grande Brian De Palma! Essa pequena bomba foi o primeira experiência nesse sentido. De fato pouca coisa resiste. Além do óbvio figurino brega do ator Nicolas Cage com aqueles horríveis ternos de pele de crocodilo, o filme desfila pela tela um enredo sem graça, um desenvolvimento tedioso e uma direção preguiçosa e sem vontade por parte do cineasta De Palma. Na época eu já lia resenhas de revistas de cinema alertando para o fato dele estar entrando em um espiral de decadência, porém nada me prepararia para um filme tão abaixo do esperado como esse. É aquele tipo de produção que você assiste apenas uma vez para nunca mais rever! Melhor esquecer sua existência. E o curioso de tudo é que de uma maneira em geral os críticos ate elogiaram, mesmo que com certas reservas. O Nicolas Cage ainda tinha bastante prestígio entre eles e isso ajudou a melhorar sua repercussão de uma forma em geral, porém não há como negar que esse "Olhos de Serpente" é bem abaixo das expectativas. Foi acima de tudo um claro sinal de que o bom e velho Brian De Palma estava perdendo seu toque de mestre no cinema.

Pablo Aluísio.

Bat 21 - Missão no Inferno

Título no Brasil: Bat 21 - Missão no Inferno
Título Original: Bat*21
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Peter Markle
Roteiro: William C. Anderson
Elenco: Gene Hackman, Danny Glover, Jerry Reed, David Marshall Grant, Clayton Rohner, Erich Anderson
  
Sinopse:
O avião de combate do tenente-coronel Iceal Hambleton (Gene Hackman) é abatido no campo inimigo durante a Guerra do Vietnã. Após sobreviver a uma queda violenta, ele fica à mercê do exército vietcongue atrás das linhas inimigas. Oficial da burocracia, ele não tem muita experiência de guerra, o que faz com que seja orientado por um piloto no ar, o capitão Bartholomew Clark (Danny Glover), que através do rádio ajuda o oficial em terreno hostil.

Comentários:
Assistir a esse filme me fez lamentar que o bom e velho Gene Hackman esteja aposentado nos dias de hoje. Ele foi um ator muito regular em sua carreira, atuando em mais de cem filmes (sim, ele sempre foi um workaholic da sétima arte!). Esse "Bat*21" cujo título original se utiliza do codinome do protagonista interpretado por Hackman, foi lançado em pleno auge dos filmes de guerra sobre o Vietnã. Na verdade foi um ciclo que se iniciou com o sucesso de público e crítica de "Platoon" de Oliver Stone (que havia vencido o Oscar no ano anterior). Essa nova safra de filmes, dessa absurda guerra sem sentido no sudeste asiático, tinha como característica uma certa dose de crítica contra o que havia acontecido. Basta lembrar de filmes como "Nascido Para Matar" de Kubrick para entender bem isso. Diante de tantos filmes socialmente críticos, havia também aqueles que apenas queriam contar uma boa estória, embalada por cenas de ação. É nesse segundo grupo que podemos colocar essa produção. Não tem discurso político, nem nada parecido. Está mais para "Rambo" (sem os exageros, é claro) do que para "Platoon". De qualquer forma é uma ótima opção para quem estiver em busca acima de tudo de uma boa diversão. Bem realizado, com elenco acima da média, é até hoje uma boa pedida no menu para quem gosta desse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Marilyn Monroe - Verdades e Mentiras

Marilyn Monroe realmente teve um caso amoroso com o presidente Kennedy? Ao que tudo indica sim. Embora a família Kennedy desminta até hoje esse fato, a verdade parece ser a que Marilyn e Kennedy tiveram realmente um ardoroso caso amoroso. Eram amantes e em algumas ocasiões isso ficou bem nítido (como o famoso “Parabéns Para Você” que a atriz cantou para o presidente em um de seus aniversários). E não para por aí, pois Marilyn também se envolveu com o irmão de John, Bob Kennedy, que também era casado e tinha muitos filhos, todos menores de idade. John havia enviado seu irmão para falar com Marilyn para lhe dizer que tudo estava acabado entre eles, mas o feitiço virou contra o feiticeiro e Bob acabou se apaixonando pela atriz. Esses escandalosos romances aliás se tornaram a base de praticamente todas as teorias da conspiração sobre a morte de Marilyn Monroe através dos anos. Teria a família Kennedy algo a ver com sua morte? A verdade sobre tudo o que aconteceu? Provavelmente nunca saberemos...

Marilyn Monroe era lésbica? Marilyn costumava dizer que nunca conseguia ficar plenamente satisfeita do ponto de vista sexual com nenhum homem, mesmo tendo inúmeros amantes ao longo da vida. Em certo período ela pensou seriamente que era, na realidade, lésbica. Mesmo tendo dúvidas sobre sua sexualidade, nunca avançou demais nesse campo, sempre preferido mesmo homens ao seu lado. Uma de suas professoras de interpretação porém era lésbica e tinha plena consciência disso. Até tentou algo com Marilyn, mas apesar da curiosidade a atriz recusou gentilmente a possibilidade desse tipo de relacionamento. Até hoje não existem fontes seguras e certas de que ela, em algum dia de sua vida, tenha tido qualquer tipo de relacionamento homossexual.

Marilyn Monroe usava drogas? Sim e em grande quantidade. Marilyn começou a usar drogas prescritas por médicos para amenizar sua terrível insônia. Ela tinha enorme dificuldade em dormir, causada principalmente por sua ansiedade e ataques de pânico. A atriz também tinha uma baixa auto estima, que piorava ainda mais seu quadro. Para combater um quadro psicológico tão complicado ela começou a tomar remédios receitados por seus médicos e analistas. Em pouco tempo perdeu o controle sobre seu uso, abusando muito das medicações e as misturando perigosamente com bebidas alcoólicas, o que acabou prejudicando demais sua vida pessoal e profissional. Ao que tudo indica a causa mais provável de sua morte tenha sido justamente uma overdose acidental desses mesmos remédios, embora seu falecimento esteja até hoje encoberto por muitos mistérios não resolvidos.Em relação a drogas não prescritas há suspeitas que tenha fumado maconha ao lado do ator Robert Mitchum. Isso porém foi apenas uma experiência porque ela odiava fumo e cigarros em geral.

A atriz foi realmente espancada por Joe Di Maggio? A maioria das biografias afirma que sim. O triste acontecimento ocorreu após as filmagens de Marilyn com calcinhas à mostra no filme “O Pecado Mora ao Lado” (a famosa cena da saia levantada). No meio da multidão lá estava o marido Di Maggio, que ficou simplesmente escandalizado com o que viu. Depois ao encontrá-la em casa começou uma violenta discussão com ela. Descendente de italianos, machista, não admitia aquele tipo de situação. Segundo algumas fontes Di Maggio teria mesmo agredido Marilyn a ponto da atriz surgir no dia seguinte com uma grande faixa em seu braço. Os acontecimentos posteriores também parecem comprovar esse fato, pois não demorou muito para Marilyn pedir o divórcio do marido.

Marilyn Monroe se suicidou ou foi um acidente? Ao que tudo indica foi um terrível acidente. Deixando de lado todas as teorias alternativas sobre sua morte (que afirmam que ela na verdade foi assassinada), o que parece ter acontecido foi que Marilyn, por estar abusando de bebidas (ela adorava champagne) e drogas, perdeu o senso, misturando muitas pílulas para dormir prescritas por seu analista, com altas doses de bebida alcoólica. Quando ela morreu estava segurando o telefone que ficava ao lado de sua cama. Há duas hipóteses: Ou ela teria simplesmente apagado tentando pedir por socorro ou então perdeu a consciência enquanto tentava ligar para alguém. Em nenhum dos casos a situação parece com a de um suicídio. Além do mais ela não deixou qualquer tipo de bilhete em seu leito de morte. A verdade porém nunca saberemos ao certo.

Marilyn Monroe era religiosa? A única vez que se aproximou mais da religião foi durante seu casamento com Arhur Miller. Ele era judeu e Marilyn ficou particularmente interessada na doutrina e nos dogmas judeus, tanto que se converteu à religião. Depois desse interesse inicial porém a aproximação dela com assuntos religiosos decaiu bastante. Sua mãe lhe havia dado um pequeno livro com frases religiosas retiradas da Bíblia quando ela era apenas uma criança e de vez em quando Marilyn o consultava. Mesmo assim nunca se considerou uma praticante de qualquer tipo de religião.
 
Como era Marilyn Monroe fisicamente? Marilyn Monroe tinha 1.67 de altura, 94 centímetros de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Quando estava em boa forma pesava 64 Kgs e calçava sapatos número 36. Infelizmente os inúmeros abortos e problemas de saúde, além dos abusos envolvendo álcool e drogas, também cobraram seu preço o que fazia Marilyn perder a linha de vez em quando na forma física. Em casa não usava maquiagem e nem se importava em se vestir bem – geralmente ficava desleixada e desarrumada. Adorava andar nua pela casa e chegou até mesmo a receber visitas assim. Sua higiene era problemática, pois havia sido criada de forma negligenciada em diversos lares onde não foi ensinada adequadamente sobre esse tipo de questão. Para se transformar no mito sexual que o público conhecia sempre tinha a mão uma equipe de maquiadores e cabeleireiros que eram não apenas muito próximos dela do ponto de vista profissional, mas pessoal também.

Marilyn Monroe foi realmente garota de programa? Muitas biografias afirmam que assim que chegou em Hollywood atrás de um emprego na indústria, Marilyn começou a sair com homens bem mais velhos, mas bem situados no meio. O objetivo dela era claro pois esses figurões poderiam lhe arranjar papéis em filmes dos estúdios. Ela tecnicamente não era uma profissional do sexo, tudo era feito de forma muito mais sutil, na realidade uma troca de favores de conteúdo sexual. Marilyn se submetia a esses homens e em troca ganhava pequenos papéis em filmes menores. Sobre essa época em sua vida ela declarou: “Quando se é uma jovem em busca de um papel importante no cinema nada mais tem valor e ficamos dispostas a praticamente tudo, deixamos até mesmo de comer para conseguir entrar em um filme”. Marilyn Monroe certamente fez várias concessões ao longo da vida para subir na carreira. Porém a prostituição propriamente dita nunca foi praticada por Marilyn.
   
Qual era o maior medo de Marilyn Monroe? A atriz tinha muito medo de terminar como sua mãe, internada em um sanatório para pessoas com doenças mentais. A loucura vinha de longe dentro da genealogia de Marilyn com vários tios avôs que também tiveram diagnóstico de doença mental, por isso Marilyn tinha grande medo de um dia terminar do mesmo jeito. Outro medo recorrente em suas conversas com amigas próximas era o receio de terminar seus dias sozinha. Ela havia se casado várias vezes, mas nunca havia conseguido encontrar a verdadeira felicidade. A uma amiga atriz desabafou: “Parece que nasci para ser infeliz no amor!”.
   
Marilyn Monroe sofria de alguma doença mental? Ela esteve um período internada em um hospício e quem a tirou de lá foi seu ex-marido Joe Di Maggio. Seu diagnóstico médico sempre foi escondido do público. Oficialmente Marilyn dizia que foi internada por engano, mas existem fontes que afirmam que nesse período ela realmente perdeu a razão e o bom senso em sua vida mental. Era o velho fantasma da loucura de sua mãe que voltava a rondar a vida da atriz. Ela tinha consciência desse problema, tanto que ao longo da vida consultou inúmeros psiquiatras.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Taxi Driver

Para muitos críticos a maior obra-prima de Martin Scorsese é esse filme, "Taxi Driver". Uma ode à loucura para alguns, um manifesto sobre o processo de enlouquecimento do homem moderno pela vida urbana e massacrante, para outros. De qualquer forma é um daqueles filmes em que o espectador simplesmente não consegue ignorar, tal a sua força. E tudo isso, construído em cima de uma história, de um enredo que parece ser dos mais simples, mostrando a vida de um motorista de táxi, como tantos outros que conhecemos por aí, na vida cotidiana. O protagonista se chama Travis Bickle (Robert De Niro), Ele é um veterano da guerra do Vietnã que trabalha como motorista de táxi pelas ruas de uma Nova Iorque decadente, suja, imunda e amoral. Ao se deparar com a vida da adolescente Iris (Jodie Foster) que vive como prostituta pelos becos da grande cidade, acaba gradualmente perdendo o senso da realidade. Corroído pelo caos urbano e pela falta de humanidade no meio em que trabalha, ele acaba caminhando a passos largos para a insanidade completa. E tudo mesclado com uma explosão de violência que não chega a tardar.

Esse filme que mudou para sempre a carreira do ator Robert De Niro. Filho de um pintor do Greenwich Village em New York, o jovem De Niro só esperava por um grande papel para se destacar definitivamente no cinema. Formado no Actors Studio, a mesma escola de arte dramática onde estudaram Marlon Brando e James Dean, ele foi o grande representante da última e fenomenal geração de atores de Nova Iorque proveniente daquela instituição de ensino. Aqui um ainda jovem De Niro conseguiu desenvolver finalmente todo o seu talento nessa obra prima psicológica e insana do diretor Martin Scorsese, com quem ele faria uma longa e bem produtiva parceria nas telas de cinema. O interessante é que tanto Scorsese como De Niro sempre afirmaram amar a cidade de Nova Iorque, porém fizeram a ela uma estranha "homenagem". Um dos símbolos de NYC, os seus táxis amarelos, se tornam o cenário e o palco para um estranho personagem, o motorista vivido por De Niro. Um sujeito que foi a Vietnã e voltou de lá com sérios problemas psicológicos e traumas que aos poucos vão dominando sua mente, culminando para um clímax insano, violento e explosivo.

O "gatilho" para seu enlouquecimento acaba sendo uma estranha relação que desenvolve com uma adolescente prostituta, interpretada com brilhantismo por Jodie Foster (que consegue inclusive ofuscar em determinados momentos o próprio De Niro, algo impensável). Em determinado momento do filme ela o provoca dizendo que ele deveria provar seu amor matando o presidente dos Estados Unidos. Um louco da vida real acabou levando muito à sério o diálogo e realmente fez um atentado ao presidente Ronald Reagan, um fato amplamente explorado pela imprensa na época e que acabou marcando de forma definitiva o filme "Taxi Driver". Esse aspecto macabro e bizarro da história porém deve ser descartado, pois é um fato externo à obra de Scorsese. O que se deve mesmo levar em conta é que essa é uma verdadeira obra prima da sétima arte, um dos melhores filmes da década de 1970 e um marco do estilo realista que estava predominando naqueles agitados e produtivos anos para a indústria de cinema americana. Imperdível para todo cinéfilo que se preze. Merecia inclusive ter vencido em todas as categorias importantes do Oscar naquele ano. Só que a Academia, como sempre, estava mais disposta a fazer mais uma de suas injustiças históricas. Melhor assim, "Taxi Driver" realmente nunca foi um filme convencional, aliás sua estética era direcionada para o extremo oposto disso. Assim acabou sendo coerente em tudo, até no Oscar.

Taxi Driver (Estados Unidos, 1976) Estúdio: Columbia Pictures / Direção: Martin Scorsese / Roteiro: Paul Schrader / Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd, Albert Brooks / Sinopse: Motorista de táxi de Nova Iorque, um veterano da guerra do Vietnã, começa a trilhar o caminho da loucura insana e violenta, após se relacionar com uma jovem garota, menor de idade, que trabalha como prostituta nas ruas escuras da cidade.  Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Robert De Niro), Melhor Atriz coadjuvante (Jodie Foster) e Melhor Música Original (Bernard Herrmann). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Robert De Niro) e Melhor Roteiro Original (Paul Schrader). Vencedor do BAFTA Awards nas categorias de Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Música (Bernard Herrmann).

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Cine Western


 Paul Newman e Robert Redford

Um De Nós Morrerá

A história do famoso Billy The Kid (1859 - 1881) já foi contada inúmeras vezes ao longo dos anos pelo cinema americano. Geralmente o pistoleiro que surge nas telas é muito distante do que viveu no Novo México no século XIX. De fato a grande maioria dos filmes sobre Billy não tem qualquer tipo de ligação com os fatos reais. Acontece que Billy The Kid virou personagem de estórias fantasiosas que acabaram criando sua fama e mito. Isso já acontecia no século 19 e continuou ao longo das décadas. O personagem de ficção é um justiceiro, de esporas prateadas, defensor da honra, justiça e liberdade.

O Billy The Kid da história real ficava bem longe disso. Era realmente um assassino profissional ao qual são creditadas inúmeras mortes (algumas estimativas afirmam que matou mais de 20 pessoas). O que criou sua notoriedade foi a participação que teve na chamada guerra do Condado de Lincoln. Após ver seu patrão inglês ser morto por motivos comerciais, Billy e outros capangas formaram um bando chamado "Os Justiceiros", cujo principal objetivo era matar os assassinos de seu chefe. Nesse conflito, no qual morreram várias pessoas, Billy foi responsabilizado pela morte do Xerife de Lincoln. Condenado à forca conseguiu escapar, matando mais dois homens da lei na prisão onde se encontrava. Perseguido pelo Xerife Pat Garrett finalmente foi encontrado numa cidadezinha do Novo México, onde foi finalmente morto por Pat, que diziam ter laços de amizade com Billy.

O filme "Um De Nós Morrerá" conta essa história. Na época de seu lançamento os produtores anunciaram que seria o mais fiel retrato dos acontecimentos. A intenção era deixar o Billy The Kid da fantasia de lado para mostrar o verdadeiro homem por trás do mito. Em pouco mais de 90 minutos o roteiro se propõe a justamente isso. O problema é que o roteiro (baseado na obra do grande Gore Vidal) cortou passagens vitais para se entender Billy e a Guerra do Condado de Lincoln (que inclusive não é citada no filme). Assim em termos histórico o filme surge extremamente resumido, simplificado. A produção também contou com um orçamento muito restrito, que tirou da obra aquela grandiosidade que estamos acostumados a ver nos grandes filmes de western da década de 50.

O grande mérito de "Um de Nós Morrerá" surge porém na muito inspirada atuação do ator Paul Newman. Ele realmente surpreende ao mostrar um Billy The Kid nada glamouroso. Pelo contrário, o que vemos é um cowboy rústico, meio abobalhado e sem muita noção das coisas que faz (algo que bate certamente com o Billy real). Esse aliás deveria ter sido o primeiro faroeste de James Dean, que obviamente se encaixaria muito bem no papel do conturbado Billy. Quando morreu o estúdio pensou em arquivar o projeto mas com o surgimento de Paul Newman o filme renasceu das cinzas. "Um De Nós Morrerá" não é definitivo, nem muito menos completo, apresenta lacunas enormes da história do famoso criminoso, mas pelo menos adotou uma postura realista - algo que seria seguido em filmes posteriores. Não chega a ser um grande filme mas é um marco nesse sentido, certamente.

Um De Nós Morrerá (The Left Handed Gun, Estados Unidos, 1958) Direção: Arthur Penn / Roteiro: Leslie Stevens baseado na obra de Gore Vidal / Elenco: Paul Newman, Lita Milan, Hurd Hatfield, John Dehner, James Best, James Congdon, Denver Pyle. / Sinopse: Cinebiografia do famoso pistoleiro do velho oeste, Billy The Kid (Paul Newman). Após ver seu patrão morto por um grupo de assassinos contratados por um comerciante rival, Billy e seus colegas resolvem fazer justiça pelas próprias mãos.

Pablo Aluísio.