quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Bat 21 - Missão no Inferno

Título no Brasil: Bat 21 - Missão no Inferno
Título Original: Bat*21
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Peter Markle
Roteiro: William C. Anderson
Elenco: Gene Hackman, Danny Glover, Jerry Reed, David Marshall Grant, Clayton Rohner, Erich Anderson
  
Sinopse:
O avião de combate do tenente-coronel Iceal Hambleton (Gene Hackman) é abatido no campo inimigo durante a Guerra do Vietnã. Após sobreviver a uma queda violenta, ele fica à mercê do exército vietcongue atrás das linhas inimigas. Oficial da burocracia, ele não tem muita experiência de guerra, o que faz com que seja orientado por um piloto no ar, o capitão Bartholomew Clark (Danny Glover), que através do rádio ajuda o oficial em terreno hostil.

Comentários:
Assistir a esse filme me fez lamentar que o bom e velho Gene Hackman esteja aposentado nos dias de hoje. Ele foi um ator muito regular em sua carreira, atuando em mais de cem filmes (sim, ele sempre foi um workaholic da sétima arte!). Esse "Bat*21" cujo título original se utiliza do codinome do protagonista interpretado por Hackman, foi lançado em pleno auge dos filmes de guerra sobre o Vietnã. Na verdade foi um ciclo que se iniciou com o sucesso de público e crítica de "Platoon" de Oliver Stone (que havia vencido o Oscar no ano anterior). Essa nova safra de filmes, dessa absurda guerra sem sentido no sudeste asiático, tinha como característica uma certa dose de crítica contra o que havia acontecido. Basta lembrar de filmes como "Nascido Para Matar" de Kubrick para entender bem isso. Diante de tantos filmes socialmente críticos, havia também aqueles que apenas queriam contar uma boa estória, embalada por cenas de ação. É nesse segundo grupo que podemos colocar essa produção. Não tem discurso político, nem nada parecido. Está mais para "Rambo" (sem os exageros, é claro) do que para "Platoon". De qualquer forma é uma ótima opção para quem estiver em busca acima de tudo de uma boa diversão. Bem realizado, com elenco acima da média, é até hoje uma boa pedida no menu para quem gosta desse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Bat 21 - Missão no Inferno
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente ele está com 89 anos. O Christopher Plummer está firme e forte, fazendo um filme atrás do outro. De qualquer forma cada um sabe de si.

    ResponderExcluir
  3. Eu não me esqueço do Gene Hackman em Mississipi em Chamas. Que ator!
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  4. Gene Hackman foi um grande ator.
    Sua filmografia é maravilhosa.

    ResponderExcluir