Em rara entrevista após o lançamento de Roustabout (Carrossel de Emoções) Elvis defendeu seus filmes e sua carreira no cinema: "Intelectuais me dizem que tenho que progredir como ator, tomar desafios e tudo o mais. Eu gostaria de progredir, mas aprendi a não ir além dos meus limites. Talvez um dia eu faça um filme de arte ou algo parecido, mas não agora. Já fiz onze filmes e todos deram dinheiro e foram bem nas bilheterias. Eu seria um tolo se mudasse o rumo da minha carreira". Anos depois ele se arrependeria dessas declarações...
Em fevereiro de 1964 a A RCA lançou o single "Kissin Cousins / It Hurts Me". A música "Kissin Cousins" foi lançada para promover o filme "Com Caipira não se Brinca". Já "It Hurts Me" de autoria da dupla Byers e Daniels acabou se tornando mais uma de suas belas canções que foram pessimamente lançadas pela RCA sem promoção alguma. Sabe aquela música que só não fez sucesso porque foi lançada na época errada e da forma errada? Pois esse é o caso dessa belíssima balada que foi gravada em 1964, na última sessão sem ser de trilhas até maio de 1966. Qualidades artísticas não lhe faltavam mas seu lançamento foi completamente equivocado. Lançada no auge da Beatlemania, renegada ao obscuro lado B de um single sem importância, acabou afundando na lista dos mais vendidos da Billboard. Alcançou apenas o 29º lugar nas paradas. Uma pena, pois Elvis a canta com convicção e possui ótima letra. A versão do especial de 1968 é igualmente boa. O segredo dessa música é que ela conseguiu ser bonita sem ser piegas.
Embora seus discos estivessem derrapando nas paradas de sucessos, o próprio Elvis não parecia muito interessado com o que estava acontecendo. Por essa época ele começou a freqüentar uma academia espiritualista em Pasadena (Califórnia), fundada em 1952 por Paramahansa Yogananda, o autor de "Autobigrafia de um Yogue". Esse "Shangrilá" ficava no topo de uma montanha, onde havia um hotel, e pelos gramados mulheres caminhavam vestidas com sáris coloridos. Existia também um jardim para meditação, que Elvis imediatamente duplicou em Graceland. No sopé da montanha havia uma cidadezinha totalmente cercada, onde ficavam os alojamentos dos irmãos e irmãs que viviam em celibato, em perpétua meditação. Quando soube que essa área lhe era proibida, Elvis não resistiu ao impulso de se declarar um celibatário e conhecer o misterioso lugar.
Nessa montanha ele conheceu uma moça que se dizia chamar Daya Mata e que era uma das discípulas de Paramahansa. No primeiro encontro que teve com ela Elvis pediu que lhe ensinasse os segredos da Kriya Yoga, o último degrau da escala de auto realização. Daya Mata lhe aconselhou humildade, paciência e perseverança. Em troca Elvis ofereceu dinheiro, que ela aceitou agradecida em nome da fundação espiritualista.
Mas nem toda a espiritualidade foi capaz de fazer com que Elvis controlasse seu terrível temperamento. Até mesmo quando acabava de sair de uma sessão com Daya Mata, Elvis era capaz de atos de irracional violência. Uma vez ele estava voltando para casa e passou por um posto de gasolina na encosta da montanha, onde dois empregados estavam boxeando de brincadeira. Elvis ordenou que sua limusine entrasse no posto e, abrindo sua janela, fez um discurso para os brigões, dizendo a eles que deviam abraçar o amor e não a hostilidade. Assim que o carro arrancou, um dos sujeitos lhe fez o clássico sinal de "vá se f*", isto é, o dedo médio erguido com a mão fechada. Instantaneamente o carro brecou, Elvis desceu, aproximou-se do primeiro empregado e lhe aplicou um golpe de Karatê que o jogou longe. Em seguida sacou seu revólver 38 do coldre sob o braço e estava pronto para atirar no segundo sujeito, quando Hamburguer James chegou correndo e gritando: "Me dá essa arma!". Automaticamente, Elvis virou-se e entregou o revólver ao seu valete real. Num segundo, todos estavam de volta ao carro, que saiu em disparada.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
10 Curiosidades sobre os Beatles que você não sabia!
10 Curiosidades sobre os Beatles que você não sabia!
1. Brian Epstein, o empresário do grupo, nutria uma paixão homossexual secreta por John Lennon
2. Pete Best foi despedido por John Lennon pois os demais membros do conjunto não tiveram coragem de dizer a ele que estava fora dos Beatles
3. John Lennon queria que Yoko Ono fosse oficializada como a quinta Beatle. Paul, George e Ringo não aceitaram de jeito nenhum.
4. No começo da carreira eles se apresentaram em bares de strip tease na Alemanha, numa época em que George Harrison ainda era menor de idade, com apenas 17 anos.
5. Ringo deixou o grupo durante as gravações do Álbum Branco, cansado das críticas dos outros membros da banda. Ele estava prestes a declarar à imprensa que iria abandonar o conjunto definitivamente quando recebeu a visita inesperada de Lennon em sua casa que conseguiu convencer o baterista a ficar nos Beatles por mais algum tempo.
6. Lennon considerou despedir George Harrison para contratar Eric Clapton como guitarrista dos Beatles em 1968. Paul McCartney não aceitou a sugestão.
7. Harrison queria gravar um disco apenas com músicas indianas religiosas mas o resto do grupo não curtiu sua ideia que foi abandonada.
8. Paul McCartney queria que os Beatles voltassem para uma grande turnê nos Estados Unidos em 1970. Inicialmente os membros da banda gostaram da ideia mas depois desistiram completamente.
9. O nome Wings que Paul usaria em seu primeiro grupo após o fim dos Beatles foi uma sugestão de Ringo.
10. Em meados dos anos 70 John Lennon qualificou todos os primeiros discos dos Beatles como "porcarias".
Pablo Aluísio.
1. Brian Epstein, o empresário do grupo, nutria uma paixão homossexual secreta por John Lennon
2. Pete Best foi despedido por John Lennon pois os demais membros do conjunto não tiveram coragem de dizer a ele que estava fora dos Beatles
3. John Lennon queria que Yoko Ono fosse oficializada como a quinta Beatle. Paul, George e Ringo não aceitaram de jeito nenhum.
4. No começo da carreira eles se apresentaram em bares de strip tease na Alemanha, numa época em que George Harrison ainda era menor de idade, com apenas 17 anos.
5. Ringo deixou o grupo durante as gravações do Álbum Branco, cansado das críticas dos outros membros da banda. Ele estava prestes a declarar à imprensa que iria abandonar o conjunto definitivamente quando recebeu a visita inesperada de Lennon em sua casa que conseguiu convencer o baterista a ficar nos Beatles por mais algum tempo.
6. Lennon considerou despedir George Harrison para contratar Eric Clapton como guitarrista dos Beatles em 1968. Paul McCartney não aceitou a sugestão.
7. Harrison queria gravar um disco apenas com músicas indianas religiosas mas o resto do grupo não curtiu sua ideia que foi abandonada.
8. Paul McCartney queria que os Beatles voltassem para uma grande turnê nos Estados Unidos em 1970. Inicialmente os membros da banda gostaram da ideia mas depois desistiram completamente.
9. O nome Wings que Paul usaria em seu primeiro grupo após o fim dos Beatles foi uma sugestão de Ringo.
10. Em meados dos anos 70 John Lennon qualificou todos os primeiros discos dos Beatles como "porcarias".
Pablo Aluísio.
domingo, 3 de julho de 2011
Rolling Stones - 12 X 5
Assim como aconteceu com os Beatles os primeiros discos dos Stones nos Estados Unidos eram bem diferentes da discografia inglesa. Os americanos, mais experientes em marketing, montavam seus próprios discos, geralmente misturando faixas de álbuns diversos dos originais ingleses. "The Rolling Stones - 12 X 5" vai justamente por esse caminho. Foi o segundo disco de estúdio do grupo e foi lançado nos EUA por dois motivos básicos: o primeiro, não se pode negar, foi o imenso interesse que os americanos tinham na época pelo rock inglês após a passagem avassaladora dos Beatles pelo país em sua histórica turnê.
A segunda era o interesse despertado pelos Stones por causa de seu primeiro bom disco lançado na América, esse que animou a gravadora a continuar apostando nos cinco britânicos. O nome do álbum é uma alusão justamente a eles, 12 canções executadas pelo quinteto - 12x5. Seguia o mesmo padrão de um compacto duplo que havia sido lançado recentemente com apenas cinco músicas - intitulado, vejam só, como 5x5.
Por essa época os Stones fizeram sua primeira turnê americana, bem mais modesta e desorganizada do que a dos Beatles. Alguns shows mal agendados, palcos indignos e desinteresse da imprensa foram aspectos negativos que prejudicaram os concertos. Como eram fãs de Blues e Rythm and blues aproveitaram para conhecer alguns de seus ídolos musicais como Muddy Waters, gravando no histórico estúdio da Chess Records em Chicago. Como já afirmei antes sobre as primeiras gravações dos Rolling Stones nem sempre os primeiros registros da banda foram bem realizados do ponto de vista técnico no começo de sua carreira. Os engenheiros de som americanos perceberam isso e fizeram as faixas passarem por um tratamento de remasterização, algo que foi muito positivo pois qualquer disco americano do grupo é muito superior ao que ouvimos nos discos prensados na Inglaterra no mesmo período.
"The Rolling Stones - 12 X 5" prova bem isso. Os instrumentos são bem nítidos, a equalização entre voz e acompanhamento é extremamente superior a qualquer outra coisa que ouvimos nos vinis ingleses. Esse é enfim o grande mérito desses álbuns Made in USA. Se tiver que escolher entre ouvir um vinil inglês ou americano dos Stones pela Decca ou London Records não perca muito tempo, prefira sempre os bolachões do Tio Sam, com certeza.
The Rolling Stones - 12 X 5 (1964)
Lado A
1. Around and Around
2. Confessin' the Blues
3. Empty Heart
4. Time Is on My Side
5. Good Times, Bad Times
6. It's All Over Now
Lado B
1. 2120 South Michigan Avenue
2. Under the Boardwalk
3. Congratulations
4. Grown Up Wrong
5. If You Need Me
6. Susie Q
Pablo Aluísio.
A segunda era o interesse despertado pelos Stones por causa de seu primeiro bom disco lançado na América, esse que animou a gravadora a continuar apostando nos cinco britânicos. O nome do álbum é uma alusão justamente a eles, 12 canções executadas pelo quinteto - 12x5. Seguia o mesmo padrão de um compacto duplo que havia sido lançado recentemente com apenas cinco músicas - intitulado, vejam só, como 5x5.
Por essa época os Stones fizeram sua primeira turnê americana, bem mais modesta e desorganizada do que a dos Beatles. Alguns shows mal agendados, palcos indignos e desinteresse da imprensa foram aspectos negativos que prejudicaram os concertos. Como eram fãs de Blues e Rythm and blues aproveitaram para conhecer alguns de seus ídolos musicais como Muddy Waters, gravando no histórico estúdio da Chess Records em Chicago. Como já afirmei antes sobre as primeiras gravações dos Rolling Stones nem sempre os primeiros registros da banda foram bem realizados do ponto de vista técnico no começo de sua carreira. Os engenheiros de som americanos perceberam isso e fizeram as faixas passarem por um tratamento de remasterização, algo que foi muito positivo pois qualquer disco americano do grupo é muito superior ao que ouvimos nos discos prensados na Inglaterra no mesmo período.
"The Rolling Stones - 12 X 5" prova bem isso. Os instrumentos são bem nítidos, a equalização entre voz e acompanhamento é extremamente superior a qualquer outra coisa que ouvimos nos vinis ingleses. Esse é enfim o grande mérito desses álbuns Made in USA. Se tiver que escolher entre ouvir um vinil inglês ou americano dos Stones pela Decca ou London Records não perca muito tempo, prefira sempre os bolachões do Tio Sam, com certeza.
The Rolling Stones - 12 X 5 (1964)
Lado A
1. Around and Around
2. Confessin' the Blues
3. Empty Heart
4. Time Is on My Side
5. Good Times, Bad Times
6. It's All Over Now
Lado B
1. 2120 South Michigan Avenue
2. Under the Boardwalk
3. Congratulations
4. Grown Up Wrong
5. If You Need Me
6. Susie Q
Pablo Aluísio.
sábado, 2 de julho de 2011
Elvis Presley - I Believe
Luxuosa caixa trazendo farto material gospel gravado por Elvis durante sua carreira. Além das faixas oficiais esse lançamento da Sony BMG traz trechos de gravações feitas no filme Elvis On Tour e outros registros caseiros feitos por Elvis nesse gênero musical que sem dúvida era um de seus prediletos. Aliás muitas pessoas desconhecem ainda hoje esse lado sacro da carreira de Elvis.
Religiosamente ele era bem eclético, a ponto de se considerar evangélico da Assembleia de Deus e seguidor de várias outras vertentes religiosas. Essa visão aberta o levava sempre a conhecer outras religiões, a maioria delas oriental, principalmente durante os anos 1960 quando o budismo e o zen budismo ganharam vários adeptos entre a juventude americana durante a chamada era de aquário.
Também flertava com o catolicismo, usando crucifixos católicos (que adorava) e cantando temas marianos como "Miracle of The Rosary" onde cantava versos como: "Oh, mãe abençoada, nós oramos a vós / Obrigado pelo milagre de vosso rosário / Só você pode segurar / A abençoada mão de seu filho / Por tempo bastante para que o mundo compreenda / Ave maria, cheia de graça / O senhor esteja convosco / Bendita é vós entre as mulheres / E bendito é o fruto de vosso ventre, jesus / Oh, santa maria, querida mãe de deus / Por favor rogai por nós pecadores / Agora e na hora de nossa morte / E agradeço mais uma vez / Pelo milagre de vosso rosário".
Anos depois, ao ser perguntado porque usava tantos símbolos de religiões diferentes ao mesmo tempo no pescoço, Elvis muito espirituoso explicou: "Não quero perder o céu por um detalhe técnico!". Sem dúvida um homem que pensava além de seu tempo. Essa coleção, como o próprio título explica - The Gospel Masters - traz em essência as versões oficiais de estúdio (masters). É um ótimo trabalho de resgate, tudo com maravilhosa direção de arte e bom gosto nos encartes e no produto em si. Uma verdadeira aula de espiritualidade.
Elvis Presley I Believe - The Gospel Masters (2009)
DISC 1: 1. I Believe 2. Peace In The Valley 3. Take My Hand, Precious Lord 4. It Is No Secret 5. Milky White Way 6. His Hand In Mine 7. I Believe In The Man In The Sky 8. He Knows Just What I Need 9. Mansion Over The Hilltop 10. In My Father's House 11. Joshua Fit The Battle 12. Swing Down, Sweet Chariot 13. I'm Gonna Walk Dem Golden Stairs 14. If We Never Meet Again 15. Known Only To Him 16. Crying In The Chapel 17. Working On The Building
DISC 2: 1. Run On 2. How Great Thou Art 3. Stand By Me 4. Where No One Stands Alone 5. So High 6. Farther Along 7. By And By 8. In The Garden 9. Somebody Bigger Than You And I 10. Without Him 11. If The Lord Wasn't Walking By My Side 12. Where Could I Go But To The Lord 13. You'll Never Walk Alone 14. We Call On Him 15. Who Am I?
DISC 3: 1. I Was Born About Ten Thousand Years Ago 2. Life 3. Only Believe 4. Amazing Grace 5. Lead Me, Guide Me 6. He Touched Me 7. I've Got Confidence 8. An Evening Prayer 9. Seeing Is Believing 10. A Thing Called Love 11. Put Your Hand In The Hand 12. Reach Out To Jesus 13. He Is My Everything 14. There Is No God But God 15. Bosom Of Abraham 16. I, John 17. I Got A Feelin' In My Body 18. Help Me 19. If That Isn't Love 20. Miracle of The Rosary
DISC 4: 1. Down By The Riverside / When The Saints Go Marchin' In (from Frankie And Johnny) 2. Sing You Children (from Easy Come, Easy Go) 3. Swing Down, Sweet Chariot (from The Trouble With Girls) 4. Let Us Pray (from Change of Habit) 5. Where Could I Go But To The Lord / Up Above My Head / Saved (from the '68 Comeback Special) 6. If I Can Dream (from the '68 Comeback Special) 7. Why Me Lord (live) 8. How Great Thou Art (live) 9. Help Me (live) 10. I, John (from Elvis On Tour) 11. Bosom Of Abraham (from Elvis On Tour) 12. You Better Run (from Elvis On Tour) 13. Lead Me, Guide Me (from Elvis On Tour) 14. Turn Your Eyes Upon Jesus / Nearer My God To Thee (from Elvis On Tour) 15. Oh, How I Love Jesus (home recording) 16. Show Me Thy Ways, O Lord (home recording) 17. Hide Thou Me (home recording)
Pablo Aluísio.
Religiosamente ele era bem eclético, a ponto de se considerar evangélico da Assembleia de Deus e seguidor de várias outras vertentes religiosas. Essa visão aberta o levava sempre a conhecer outras religiões, a maioria delas oriental, principalmente durante os anos 1960 quando o budismo e o zen budismo ganharam vários adeptos entre a juventude americana durante a chamada era de aquário.
Também flertava com o catolicismo, usando crucifixos católicos (que adorava) e cantando temas marianos como "Miracle of The Rosary" onde cantava versos como: "Oh, mãe abençoada, nós oramos a vós / Obrigado pelo milagre de vosso rosário / Só você pode segurar / A abençoada mão de seu filho / Por tempo bastante para que o mundo compreenda / Ave maria, cheia de graça / O senhor esteja convosco / Bendita é vós entre as mulheres / E bendito é o fruto de vosso ventre, jesus / Oh, santa maria, querida mãe de deus / Por favor rogai por nós pecadores / Agora e na hora de nossa morte / E agradeço mais uma vez / Pelo milagre de vosso rosário".
Anos depois, ao ser perguntado porque usava tantos símbolos de religiões diferentes ao mesmo tempo no pescoço, Elvis muito espirituoso explicou: "Não quero perder o céu por um detalhe técnico!". Sem dúvida um homem que pensava além de seu tempo. Essa coleção, como o próprio título explica - The Gospel Masters - traz em essência as versões oficiais de estúdio (masters). É um ótimo trabalho de resgate, tudo com maravilhosa direção de arte e bom gosto nos encartes e no produto em si. Uma verdadeira aula de espiritualidade.
Elvis Presley I Believe - The Gospel Masters (2009)
DISC 1: 1. I Believe 2. Peace In The Valley 3. Take My Hand, Precious Lord 4. It Is No Secret 5. Milky White Way 6. His Hand In Mine 7. I Believe In The Man In The Sky 8. He Knows Just What I Need 9. Mansion Over The Hilltop 10. In My Father's House 11. Joshua Fit The Battle 12. Swing Down, Sweet Chariot 13. I'm Gonna Walk Dem Golden Stairs 14. If We Never Meet Again 15. Known Only To Him 16. Crying In The Chapel 17. Working On The Building
DISC 2: 1. Run On 2. How Great Thou Art 3. Stand By Me 4. Where No One Stands Alone 5. So High 6. Farther Along 7. By And By 8. In The Garden 9. Somebody Bigger Than You And I 10. Without Him 11. If The Lord Wasn't Walking By My Side 12. Where Could I Go But To The Lord 13. You'll Never Walk Alone 14. We Call On Him 15. Who Am I?
DISC 3: 1. I Was Born About Ten Thousand Years Ago 2. Life 3. Only Believe 4. Amazing Grace 5. Lead Me, Guide Me 6. He Touched Me 7. I've Got Confidence 8. An Evening Prayer 9. Seeing Is Believing 10. A Thing Called Love 11. Put Your Hand In The Hand 12. Reach Out To Jesus 13. He Is My Everything 14. There Is No God But God 15. Bosom Of Abraham 16. I, John 17. I Got A Feelin' In My Body 18. Help Me 19. If That Isn't Love 20. Miracle of The Rosary
DISC 4: 1. Down By The Riverside / When The Saints Go Marchin' In (from Frankie And Johnny) 2. Sing You Children (from Easy Come, Easy Go) 3. Swing Down, Sweet Chariot (from The Trouble With Girls) 4. Let Us Pray (from Change of Habit) 5. Where Could I Go But To The Lord / Up Above My Head / Saved (from the '68 Comeback Special) 6. If I Can Dream (from the '68 Comeback Special) 7. Why Me Lord (live) 8. How Great Thou Art (live) 9. Help Me (live) 10. I, John (from Elvis On Tour) 11. Bosom Of Abraham (from Elvis On Tour) 12. You Better Run (from Elvis On Tour) 13. Lead Me, Guide Me (from Elvis On Tour) 14. Turn Your Eyes Upon Jesus / Nearer My God To Thee (from Elvis On Tour) 15. Oh, How I Love Jesus (home recording) 16. Show Me Thy Ways, O Lord (home recording) 17. Hide Thou Me (home recording)
Pablo Aluísio.
David Gilmour, o Som Absoluto
Hoje David Gilmour é considerado com toda razão um dos maiores guitarristas do mundo. Curiosamente ele só entrou na lendária banda Pink Floyd porque seu fundador e criador, o genial Syd Barrett, entrou em um processo sem volta rumo à loucura e insanidade. "Cheguei a participar de poucas sessões com Barrett. Ele não estava bem. Era questão de tempo sua saída" - recorda Gilmour. Depois que Syd foi afastado de uma vez por todas o grupo passou a contar com dois elos fortes, ele, Gilmour, e o talentoso mas genioso Roger Waters. "No começo fiz o que pude para melhorar o som da banda. Waters tinha planos de transformar o grupo em uma banda especializada em trilhas sonoras para cinema mas isso aos poucos foi sendo deixado de lado embora o Pink Floyd tenha feito bons trabalhos nessa direção".
A busca por uma nova direção, baseada em música instrumental, fez com que Gilmour aprofundasse os estudos para ser um guitarrista acima da média, pronto para executar qualquer solo que fosse pedido, afinal era questão de sobrevivência para ele. Sua marca preferida em termos de instrumento sempre foi a leve e prática Fender Stratocaster. Sobre essa escolha Gilmour explicou: "Quando você passa muitas horas dentro de um estúdio, tentando criar algo ao lado de seus colegas é necessário ter uma guitarra leve, compacta e que execute todas as sonoridades que você necessite. A guitarra tem que se tornar uma extensão do seu corpo, sem atrapalhar. Leveza por isso é fundamental. A Fender cumpre todas essas funções. Gravei os grandes álbuns do Pink Floyd com ela. Adoro o design, a leveza e a simplicidade. Não gosto de guitarras grandes, pesadas e pouco práticas. Podem ser bonitas mas para mim não funcionam, não me ajudam a criar, afinal não uso guitarras para tirar fotos mas sim para tocar!".
Para Gilmour o ponto de mudança ocorreu durante as gravações do mitológico disco "The Dark Side of the Moon". "Foi um grande processo de gravação. Queríamos criar algo marcante. As sessões eram feitas na base da improvisação onde cada um dava um palpite para melhorar as canções. Os solos surgiram na minha mente nessa longa jam session! Eu raramente escrevo meus solos numa partitura. Eles saem na base do sentimento durante as sessões de gravação. Assim que eu gosto de trabalhar e produzir". O resultado foi maravilhoso e desde o começo foi elogiado pela crítica que logo o qualificou como obra prima. O guitarrista recebeu um título muito honroso da imprensa britânica que começou a lhe chamar de "David Gilmour, o Som Absoluto". Todos estavam impressionados com as experiências do Pink Floyd, com aquela brilhante fusão entre música instrumental, clássica e rock. Esse tipo de sonoridade logo ganhou a alcunha de "Rock Progressivo" - um rock evoluído, em progresso, que ia além do feijão com arroz das bandas dos anos 60 como Beatles e Rolling Stones.
Para espanto de muitos porém esse não é considerado o álbum favorito de David Gilmour, o Som Absoluto. Para ele o melhor trabalho do grupo só viria muitos anos depois com "A Momentary Lapse of Reason". Para ele o grande diferencial foi a experiência conquistada após tantos anos. "A experiência como músico só vem com anos e anos de muita prática e estudo. A prática diária ajuda você a descobrir sons que passam despercebidos em seus ouvidos. Só nas sessões de A Momentary Lapse of Reason que eu me senti completamente seguro de tudo o que fazia em estúdio. Tenho muito orgulho desse álbum". Quem poderia discordar? Afinal David Gilmour levou o rock, antes considerado um ritmo pobre, com poucos acordes e muitos clichês, a um novo patamar musical. Uma revolução no estilo que ecoa até os nossos dias.
Roger Waters - Pink Floyd
Vejo pessoas reclamando das posições políticas e ideológicas do baixista Roger Waters, Ex-Pink Floyd, e percebo que essas mesmas pessoas apresentam total desconhecimento de sua vida. Roger tem uma posição política mais progressista porque é um roqueiro dos anos 60 e também porque seu pai morreu durante a II Guerra Mundial. Ele lutava contra o nazismo. Qualquer coisa que cheire ou que venha a se parecer com algum tipo de regime totalitário já deixará o músico de cabelos em pé.
O termo "progressista" aqui não tem nada a ver com ser de esquerda, ou pior, ser comunista. Dentro da polaridade em que vivemos muitos são taxados de comunistas sem nunca o terem sido. Waters passa longe disso. Ele é um capitalista que sabe jogar muito bem o jogo do mercado. Tanto que coloca seu show na estrada e o vende. Quer algo mais empreendedor do que isso? Não há.
Assim em seus shows no Brasil Roger Waters chegou a ser chamado de esquerdista, comuna e outras besteiras. Algo parecido acontece com o Papa Francisco, dito por radicais como um comunista no Vaticano. Gente, vamos pensar melhor. Tanto Roger Waters como o Papa Francisco são acima de tudo humanistas. Eles vão combater qualquer ideologia política que venha surgir que pareça minimamente radical. Eles viveram na pele e em seus passados a brutalidade de regimes de exceção. Esperar algo diferente de pessoas como eles é simplesmente fechar os olhos para a realidade (e a história).
Pablo Aluísio.
A busca por uma nova direção, baseada em música instrumental, fez com que Gilmour aprofundasse os estudos para ser um guitarrista acima da média, pronto para executar qualquer solo que fosse pedido, afinal era questão de sobrevivência para ele. Sua marca preferida em termos de instrumento sempre foi a leve e prática Fender Stratocaster. Sobre essa escolha Gilmour explicou: "Quando você passa muitas horas dentro de um estúdio, tentando criar algo ao lado de seus colegas é necessário ter uma guitarra leve, compacta e que execute todas as sonoridades que você necessite. A guitarra tem que se tornar uma extensão do seu corpo, sem atrapalhar. Leveza por isso é fundamental. A Fender cumpre todas essas funções. Gravei os grandes álbuns do Pink Floyd com ela. Adoro o design, a leveza e a simplicidade. Não gosto de guitarras grandes, pesadas e pouco práticas. Podem ser bonitas mas para mim não funcionam, não me ajudam a criar, afinal não uso guitarras para tirar fotos mas sim para tocar!".
Para Gilmour o ponto de mudança ocorreu durante as gravações do mitológico disco "The Dark Side of the Moon". "Foi um grande processo de gravação. Queríamos criar algo marcante. As sessões eram feitas na base da improvisação onde cada um dava um palpite para melhorar as canções. Os solos surgiram na minha mente nessa longa jam session! Eu raramente escrevo meus solos numa partitura. Eles saem na base do sentimento durante as sessões de gravação. Assim que eu gosto de trabalhar e produzir". O resultado foi maravilhoso e desde o começo foi elogiado pela crítica que logo o qualificou como obra prima. O guitarrista recebeu um título muito honroso da imprensa britânica que começou a lhe chamar de "David Gilmour, o Som Absoluto". Todos estavam impressionados com as experiências do Pink Floyd, com aquela brilhante fusão entre música instrumental, clássica e rock. Esse tipo de sonoridade logo ganhou a alcunha de "Rock Progressivo" - um rock evoluído, em progresso, que ia além do feijão com arroz das bandas dos anos 60 como Beatles e Rolling Stones.
Para espanto de muitos porém esse não é considerado o álbum favorito de David Gilmour, o Som Absoluto. Para ele o melhor trabalho do grupo só viria muitos anos depois com "A Momentary Lapse of Reason". Para ele o grande diferencial foi a experiência conquistada após tantos anos. "A experiência como músico só vem com anos e anos de muita prática e estudo. A prática diária ajuda você a descobrir sons que passam despercebidos em seus ouvidos. Só nas sessões de A Momentary Lapse of Reason que eu me senti completamente seguro de tudo o que fazia em estúdio. Tenho muito orgulho desse álbum". Quem poderia discordar? Afinal David Gilmour levou o rock, antes considerado um ritmo pobre, com poucos acordes e muitos clichês, a um novo patamar musical. Uma revolução no estilo que ecoa até os nossos dias.
Roger Waters - Pink Floyd
Vejo pessoas reclamando das posições políticas e ideológicas do baixista Roger Waters, Ex-Pink Floyd, e percebo que essas mesmas pessoas apresentam total desconhecimento de sua vida. Roger tem uma posição política mais progressista porque é um roqueiro dos anos 60 e também porque seu pai morreu durante a II Guerra Mundial. Ele lutava contra o nazismo. Qualquer coisa que cheire ou que venha a se parecer com algum tipo de regime totalitário já deixará o músico de cabelos em pé.
O termo "progressista" aqui não tem nada a ver com ser de esquerda, ou pior, ser comunista. Dentro da polaridade em que vivemos muitos são taxados de comunistas sem nunca o terem sido. Waters passa longe disso. Ele é um capitalista que sabe jogar muito bem o jogo do mercado. Tanto que coloca seu show na estrada e o vende. Quer algo mais empreendedor do que isso? Não há.
Assim em seus shows no Brasil Roger Waters chegou a ser chamado de esquerdista, comuna e outras besteiras. Algo parecido acontece com o Papa Francisco, dito por radicais como um comunista no Vaticano. Gente, vamos pensar melhor. Tanto Roger Waters como o Papa Francisco são acima de tudo humanistas. Eles vão combater qualquer ideologia política que venha surgir que pareça minimamente radical. Eles viveram na pele e em seus passados a brutalidade de regimes de exceção. Esperar algo diferente de pessoas como eles é simplesmente fechar os olhos para a realidade (e a história).
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Norah Jones - Foreverly by Billie Joe + Norah
Todos sabem que sou fã número 1 da cantora Norah Jones. Aqui no blog mesmo fiz pequenas resenhas de praticamente toda a sua discografia. Quando esse projeto foi anunciado achei simplesmente genial, afinal de contas seria uma releitura dos maiores sucessos da ótima dupla Everly Brothers, de quem também sou admirador. As expectativas, como pode se ver eram as melhores possíveis. Norah Jones faria dupla no CD com o vocalista (e enfezadinho) cantor Billie Joe Armstrong do Green Day. Até gosto dessa banda, cheguei a ouvir bastante seu álbum "American Idiot" feito em "homenagem" ao presidente americano George W. Bush. Sim, o álbum prometia muito mesmo mas...
Logo nas primeiras audições ficou aquele gostinho de decepção. Não me entendam mal, o álbum é muito bem produzido, lindamente interpretado por Norah e Billie mas seu grande mal é que todas as gravações são absurdamente fiéis aos registros originais dos Everly Brothers. Não há qualquer inovação. Se fosse um filme seria um remake cena a cena, sem um pingo de ousadia e originalidade. Nem uma linha a mais ou a menos. Os arranjos são completamente iguais às gravações dos Everlys Brothers, sem tirar nem colocar nenhum instrumento. Não era bem isso que eu esperava encontrar.
Para quem tem vários CDs da dupla dos anos 50 o som das faixas desse álbum vai soar completamente sem novidades. Esperava algo mais pulsante, mais marcante, inovador acima de tudo. Respeito demais à obra original às vezes atrapalha quando se fala em música. Até a vocalização soa completamente idêntica. Norah faz a segunda voz para Billie Joe Armstrong se transformar em um verdadeiro cover dos Everlys. Na minha opinião o que faltou mesmo foi a presença de um produtor autoral nos estúdios, uma pessoa que dissesse para esses grandes músicos algo do tipo: "Ok, são belas músicas, mas vamos dar a nossa interpretação delas"! Como o CD foi produzida pela própria dupla Norah e Billie, isso não aconteceu. Eles foram lá e fizeram seus covers. É pouco, muito pouco.
Título Original: Foreverly by Billie Joe + Norah
Cantores: Billie Joe Armstrong, Norah Jones
Ano de Produção: 2013
Data de Lançamento: Novembro de 2013
Gênero: Folk, Country
Produção: Billie Joe Armstrong, Norah Jones
Gravadora: Reprise Records
Faixas: Roving Gambler / Long Time Gone / Lightning Express / Silver Haired Daddy of Mine / Down in the Willow Garden / Who's Gonna Shoe Your Pretty Little Feet? / Oh So Many Years / Barbara Allen / Rockin' Alone (In an Old Rockin' Chair) / I'm Here to Get My Baby Out of Jail / Kentucky / Put My Little Shoes Away
Pablo Aluísio.
Logo nas primeiras audições ficou aquele gostinho de decepção. Não me entendam mal, o álbum é muito bem produzido, lindamente interpretado por Norah e Billie mas seu grande mal é que todas as gravações são absurdamente fiéis aos registros originais dos Everly Brothers. Não há qualquer inovação. Se fosse um filme seria um remake cena a cena, sem um pingo de ousadia e originalidade. Nem uma linha a mais ou a menos. Os arranjos são completamente iguais às gravações dos Everlys Brothers, sem tirar nem colocar nenhum instrumento. Não era bem isso que eu esperava encontrar.
Para quem tem vários CDs da dupla dos anos 50 o som das faixas desse álbum vai soar completamente sem novidades. Esperava algo mais pulsante, mais marcante, inovador acima de tudo. Respeito demais à obra original às vezes atrapalha quando se fala em música. Até a vocalização soa completamente idêntica. Norah faz a segunda voz para Billie Joe Armstrong se transformar em um verdadeiro cover dos Everlys. Na minha opinião o que faltou mesmo foi a presença de um produtor autoral nos estúdios, uma pessoa que dissesse para esses grandes músicos algo do tipo: "Ok, são belas músicas, mas vamos dar a nossa interpretação delas"! Como o CD foi produzida pela própria dupla Norah e Billie, isso não aconteceu. Eles foram lá e fizeram seus covers. É pouco, muito pouco.
Título Original: Foreverly by Billie Joe + Norah
Cantores: Billie Joe Armstrong, Norah Jones
Ano de Produção: 2013
Data de Lançamento: Novembro de 2013
Gênero: Folk, Country
Produção: Billie Joe Armstrong, Norah Jones
Gravadora: Reprise Records
Faixas: Roving Gambler / Long Time Gone / Lightning Express / Silver Haired Daddy of Mine / Down in the Willow Garden / Who's Gonna Shoe Your Pretty Little Feet? / Oh So Many Years / Barbara Allen / Rockin' Alone (In an Old Rockin' Chair) / I'm Here to Get My Baby Out of Jail / Kentucky / Put My Little Shoes Away
Pablo Aluísio.
domingo, 26 de junho de 2011
Sebastian, o Guarda Pretoriano
Sebastian, ou como os católicos o conhecem, São Sebastião, tem uma das histórias mais interessantes e dramáticas do cristianismo primitivo. Sua história pessoal é tão remota (datando provavelmente do século III) que até hoje muitas questões ainda não foram respondidas pelos historiadores. Segundo o que já foi descoberto Sebastian era um jovem francês nascido perto de Narbonne. Naqueles tempos a França ainda não era um Estado independente, sendo apenas uma província do império romano.
Quando completou 18 anos ele resolveu deixar sua terra natal, se tornando soldado romano. Para jovens das distantes províncias essa era uma das poucas formas de subir na vida pois não existiam empregos e nem trabalhos fora da vida de camponês. Assim Sebastian, que era jovem e saudável, logo entrou nas fileiras do exército romano. Depois de alguns meses a legião na qual servia foi enviada de volta à Roma e assim o jovem franco entrou pela primeira vez na capital do império. Mesmo em um tempo tão antigo Roma já era uma potência absoluta, com mais de um milhão de habitantes! Isso certamente impressionou demais o jovem provinciano que nunca havia visto tanta gente, tantos prédios e tanta riqueza em apenas um lugar!
Em Roma Sebastian teve contato com a cada vez mais numerosa comunidade cristã. Ele ficou tocado pelo evangelho e pela história de Jesus de Nazaré, logo se tornando ele mesmo um cristão. Como soldado romano isso poderia trazer alguns problemas, mas Sebastian não renegou sua fé. Aos poucos ele foi ganhando a confiança de seus superiores por ser disciplinado, correto e sério. Depois de subir na hierarquia do exército acabou se tornando capitão na guarda pretoriana, a tropa responsável pela proteção do próprio imperador. Essa proximidade com o imperador romano trazia mais problemas ainda para Sebastian. Diocleciano odiava cristãos e começava a implantar uma política de matança de todos os que seguiam aquela nova fé!
Era impossível para Sebastian manter sua fé em Cristo e servir ao imperador. Assim ele acabou sendo denunciado, principalmente pela forma como tratava os prisioneiros, com misericórdia e perdão. Preso, Sebastian foi condenado à morte. Inicialmente ele foi amarrado em uma árvore e executado com três flechas. Sua execução como traidor do império romano não surtiu o efeito desejado. Os soldados que o executaram acharam que ele estava morto e o jogaram no rio, porém Sebastian estava vivo! Irene, uma jovem romana, o resgatou das águas do rio e o levou para casa. Os enviados do imperador porém descobriram que ele ainda estava vivo e o prenderam novamente. Dessa vez ele foi espancado até a morte, sem piedade e jogado em um lugar imundo, nos esgotos de Roma. Os cristãos esperaram a noite chegar e liderados por Luciana, o sepultaram nas catacumbas romanas. Séculos depois foi canonizado pela Igreja Católica como São Sebastião, pois ele foi um verdadeiro mártir da fé cristã em seus primórdios.
Pablo Aluísio.
Quando completou 18 anos ele resolveu deixar sua terra natal, se tornando soldado romano. Para jovens das distantes províncias essa era uma das poucas formas de subir na vida pois não existiam empregos e nem trabalhos fora da vida de camponês. Assim Sebastian, que era jovem e saudável, logo entrou nas fileiras do exército romano. Depois de alguns meses a legião na qual servia foi enviada de volta à Roma e assim o jovem franco entrou pela primeira vez na capital do império. Mesmo em um tempo tão antigo Roma já era uma potência absoluta, com mais de um milhão de habitantes! Isso certamente impressionou demais o jovem provinciano que nunca havia visto tanta gente, tantos prédios e tanta riqueza em apenas um lugar!
Em Roma Sebastian teve contato com a cada vez mais numerosa comunidade cristã. Ele ficou tocado pelo evangelho e pela história de Jesus de Nazaré, logo se tornando ele mesmo um cristão. Como soldado romano isso poderia trazer alguns problemas, mas Sebastian não renegou sua fé. Aos poucos ele foi ganhando a confiança de seus superiores por ser disciplinado, correto e sério. Depois de subir na hierarquia do exército acabou se tornando capitão na guarda pretoriana, a tropa responsável pela proteção do próprio imperador. Essa proximidade com o imperador romano trazia mais problemas ainda para Sebastian. Diocleciano odiava cristãos e começava a implantar uma política de matança de todos os que seguiam aquela nova fé!
Era impossível para Sebastian manter sua fé em Cristo e servir ao imperador. Assim ele acabou sendo denunciado, principalmente pela forma como tratava os prisioneiros, com misericórdia e perdão. Preso, Sebastian foi condenado à morte. Inicialmente ele foi amarrado em uma árvore e executado com três flechas. Sua execução como traidor do império romano não surtiu o efeito desejado. Os soldados que o executaram acharam que ele estava morto e o jogaram no rio, porém Sebastian estava vivo! Irene, uma jovem romana, o resgatou das águas do rio e o levou para casa. Os enviados do imperador porém descobriram que ele ainda estava vivo e o prenderam novamente. Dessa vez ele foi espancado até a morte, sem piedade e jogado em um lugar imundo, nos esgotos de Roma. Os cristãos esperaram a noite chegar e liderados por Luciana, o sepultaram nas catacumbas romanas. Séculos depois foi canonizado pela Igreja Católica como São Sebastião, pois ele foi um verdadeiro mártir da fé cristã em seus primórdios.
Pablo Aluísio.
sábado, 25 de junho de 2011
João Batista
Já que estamos em época de festas de São João, nada mais adequado do que relembrar a importante figura de João Batista. Ele ficou conhecido nos evangelhos justamente por essa denominação "Batista" que significa "aquele que batiza!". De fato, segundo o Novo Testamento João Batista teria batizado o próprio Jesus Cristo, uma honra imensa, inigualável, que demonstra sua importância histórica para o cristianismo. Não há quem diminua sua participação mais do que relevante para a história de Cristo.
Em vista disso cada vez mais ganha a importância a pergunta: Quem teria sido realmente João Batista sob o ponto de vista histórico? Como um personagem importante, mas também coadjuvante no Novo Testamento, sabemos algumas informações básicas sobre João. Sabe-se que ele tinha grau de parentesco com o próprio Jesus. Ele seria filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Seu pai era um sacerdote judeu chamado Zacarias.
Segundo algumas fontes João teria sobrevivido ao massacre dos inocentes, quando o louco Rei Herodes mandou assassinar todas as crianças da Judeia, com receios de que estaria nascendo o Messias, o novo Rei dos Judeus. Seus pais teriam salvo João da morte certa, mas seu pai não teria escapado das mãos do sanguinário Herodes. Sua mãe Isabel o levou, ainda criança, para o deserto, onde ele passou praticamente toda a sua vida. João teria sua educação religiosa a cargo de um grupo de homens religiosos conhecidos apenas como os nazarenos (provavelmente por serem de Nazaré). Durante anos João batizou crianças nas águas do Rio Jordão e teria ele próprio criado seu grupo de seguidores. Quando perguntado se ele era o Messias tão esperado pelo povo judeu, teria esclarecido que não, que alguém mais iluminado por Deus viria e esse acabou sendo Jesus.
João Batista batizou Jesus e a partir daí o homem de Nazaré começou sua trajetória e vida de pregações. Enquanto Jesus seguia seu caminho, João Batista continuou sua vida de homem devotado a Deus. Ele seria morto a mando de Herodes Antipas dois anos antes da crucificação de Jesus. João Batista era considerado um homem santo, que não poupava críticas contra os governantes de seu tempo, denunciando suas vidas de luxo e depravação moral. Antipas assim teria mandado executá-lo, deixando claro que sua cabeça deveria ser levada numa bandeja para o Palácio. Hoje em dia muito se discute sobre a história de João Batista. Há alguns textos apócrifos, não oficiais, que relatam aspectos de sua vida, mas a origem desses textos é incerta. Dele ficou a imagem do profeta ermitão, com grande amor a Deus, que se vestia com peles de animais selvagens, comia insetos e vivia de forma livre, no meio da natureza. Essa imagem traz uma forte mensagem de desprezo pela vida material e valorização do crescimento espiritual de cada pessoa. Por isso João Batista não é apenas um santo, mas um ícone do pensamento e da doutrina cristã.
Pablo Aluísio.
Em vista disso cada vez mais ganha a importância a pergunta: Quem teria sido realmente João Batista sob o ponto de vista histórico? Como um personagem importante, mas também coadjuvante no Novo Testamento, sabemos algumas informações básicas sobre João. Sabe-se que ele tinha grau de parentesco com o próprio Jesus. Ele seria filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Seu pai era um sacerdote judeu chamado Zacarias.
Segundo algumas fontes João teria sobrevivido ao massacre dos inocentes, quando o louco Rei Herodes mandou assassinar todas as crianças da Judeia, com receios de que estaria nascendo o Messias, o novo Rei dos Judeus. Seus pais teriam salvo João da morte certa, mas seu pai não teria escapado das mãos do sanguinário Herodes. Sua mãe Isabel o levou, ainda criança, para o deserto, onde ele passou praticamente toda a sua vida. João teria sua educação religiosa a cargo de um grupo de homens religiosos conhecidos apenas como os nazarenos (provavelmente por serem de Nazaré). Durante anos João batizou crianças nas águas do Rio Jordão e teria ele próprio criado seu grupo de seguidores. Quando perguntado se ele era o Messias tão esperado pelo povo judeu, teria esclarecido que não, que alguém mais iluminado por Deus viria e esse acabou sendo Jesus.
João Batista batizou Jesus e a partir daí o homem de Nazaré começou sua trajetória e vida de pregações. Enquanto Jesus seguia seu caminho, João Batista continuou sua vida de homem devotado a Deus. Ele seria morto a mando de Herodes Antipas dois anos antes da crucificação de Jesus. João Batista era considerado um homem santo, que não poupava críticas contra os governantes de seu tempo, denunciando suas vidas de luxo e depravação moral. Antipas assim teria mandado executá-lo, deixando claro que sua cabeça deveria ser levada numa bandeja para o Palácio. Hoje em dia muito se discute sobre a história de João Batista. Há alguns textos apócrifos, não oficiais, que relatam aspectos de sua vida, mas a origem desses textos é incerta. Dele ficou a imagem do profeta ermitão, com grande amor a Deus, que se vestia com peles de animais selvagens, comia insetos e vivia de forma livre, no meio da natureza. Essa imagem traz uma forte mensagem de desprezo pela vida material e valorização do crescimento espiritual de cada pessoa. Por isso João Batista não é apenas um santo, mas um ícone do pensamento e da doutrina cristã.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
A Galileia de Jesus
O ministério religioso de Jesus durou relativamente pouco, pois segundo estudiosos Jesus pregou sua mensagem por pouco mais de três anos. O lugar onde se deu a maioria de suas pregações e milagres foi na região conhecida como Galileia. Nos tempos de Jesus o povo hebreu ocupava basicamente três grandes províncias, a Galileia, a Samaria e a Judeia, a principal província sob domínio do império romano, onde ficava Jerusalém.
A Galileia era considerada a província menos interessante para os romanos e isso era fácil de entender. Na região não existiam grandes cidades e nem muita riqueza. O povo galileu era essencialmente pobre, de poucos recursos. Ora, para Roma o mais importante era arrecadar tributos e esses eram tirados das famílias ricas dos judeus, algo que praticamente inexistia naquele lugar. Jesus viveu grande parte de sua vida em Nazaré, um vilarejo da Galileia. Esse nome Galileia aliás tinha origem na própria geografia pois era uma província que circulava o chamado Mar da Galileia, que na verdade era um lago, essencial para a vida da maioria dos galileus.
Durante praticamente todo o seu ministério Jesus viveu indo de cidade em cidade da Galileia, circundando o Mar da Galileia, pregando para os povos desses humildes vilarejos. A maioria dessas populações viviam do próprio lago e por essa razão muitos dos apóstolos de Jesus, como o próprio Pedro, eram pescadores. Era a principal atividade econômica daquele lugar. Cafarnaum, uma vila costeira de pescadores, acabou sendo escolhida por Jesus para ser o centro de suas atividades.
Nos tempos de Jesus os próprios Judeus tinham muito preconceito contra os galileus. Eram considerados pobres, supersticiosos, gentios. É interessante notar que foi nesse lugar, tão discriminado, periférico, que Jesus resolveu pregar sua palavra. Ele escolheu deliberadamente os mais humildes, os mais marginalizados. Jesus não pregava para a nobreza rica e fútil, nem para os comerciantes ricos de Jerusalém. Jesus pregava para os mais pobres, os mais humildes e os mais discriminados. Não interessava a Jesus ter em seus ouvintes os ricos membros da elite religiosa do templo. Esses viviam no meio do luxo e da riqueza. Jesus procurou o homem mais simples, o mais pobre, o mais desprezado, o mais humilde para deixar sua mensagem.
E foi no Mar da Galileia que Jesus fez um dos milagres mais marcantes de sua passagem, andando sobre as águas. Só depois de algum tempo é que Jesus resolveu deixar a Galileia para ir até a Judeia, indo em direção a Jerusalém, onde pregou para os peregrinos que iam até o templo da cidade para a páscoa. E foi justamente lá, em Jerusalém, que Jesus acabou sendo crucificado, ressuscitando em toda a sua glória. Jerusalém, a terra onde os profetas eram mortos, justificando um trecho do evangelho, onde Jesus afirmava ""Contudo, prosseguirei meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã. Afinal, nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém! Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!"
Pablo Aluísio.
A Galileia era considerada a província menos interessante para os romanos e isso era fácil de entender. Na região não existiam grandes cidades e nem muita riqueza. O povo galileu era essencialmente pobre, de poucos recursos. Ora, para Roma o mais importante era arrecadar tributos e esses eram tirados das famílias ricas dos judeus, algo que praticamente inexistia naquele lugar. Jesus viveu grande parte de sua vida em Nazaré, um vilarejo da Galileia. Esse nome Galileia aliás tinha origem na própria geografia pois era uma província que circulava o chamado Mar da Galileia, que na verdade era um lago, essencial para a vida da maioria dos galileus.
Durante praticamente todo o seu ministério Jesus viveu indo de cidade em cidade da Galileia, circundando o Mar da Galileia, pregando para os povos desses humildes vilarejos. A maioria dessas populações viviam do próprio lago e por essa razão muitos dos apóstolos de Jesus, como o próprio Pedro, eram pescadores. Era a principal atividade econômica daquele lugar. Cafarnaum, uma vila costeira de pescadores, acabou sendo escolhida por Jesus para ser o centro de suas atividades.
Nos tempos de Jesus os próprios Judeus tinham muito preconceito contra os galileus. Eram considerados pobres, supersticiosos, gentios. É interessante notar que foi nesse lugar, tão discriminado, periférico, que Jesus resolveu pregar sua palavra. Ele escolheu deliberadamente os mais humildes, os mais marginalizados. Jesus não pregava para a nobreza rica e fútil, nem para os comerciantes ricos de Jerusalém. Jesus pregava para os mais pobres, os mais humildes e os mais discriminados. Não interessava a Jesus ter em seus ouvintes os ricos membros da elite religiosa do templo. Esses viviam no meio do luxo e da riqueza. Jesus procurou o homem mais simples, o mais pobre, o mais desprezado, o mais humilde para deixar sua mensagem.
E foi no Mar da Galileia que Jesus fez um dos milagres mais marcantes de sua passagem, andando sobre as águas. Só depois de algum tempo é que Jesus resolveu deixar a Galileia para ir até a Judeia, indo em direção a Jerusalém, onde pregou para os peregrinos que iam até o templo da cidade para a páscoa. E foi justamente lá, em Jerusalém, que Jesus acabou sendo crucificado, ressuscitando em toda a sua glória. Jerusalém, a terra onde os profetas eram mortos, justificando um trecho do evangelho, onde Jesus afirmava ""Contudo, prosseguirei meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã. Afinal, nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém! Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!"
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
A Paixão de Cristo
E então, depois de julgado e condenado, Jesus, após sofrer várias humilhações e violências no quartel romano, foi levado para a crucificação. Os soldados o levaram para a morte no Gólgota, um monte nos arredores de Jerusalém, cuja aparência natural lembrava a figura de uma caveira, daí seu nome original. Era lá que os romanos crucificavam os criminosos e assassinos. Antes de ser crucificado os soldados lhe ofereceram uma mistura de mirra e vinho, mas Jesus recusou. Depois disso ele foi despido, sendo suas vestes repartidas pelos militares de Roma.
Jesus foi alçado à cruz às nove da manhã. Ao seu lado dois outros também foram executados, um à esquerda, outro à direita. Acima de sua cabeça os romanos colocaram uma placa que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus". Era um escárnio. Muitos que passavam diante da cruz zombaram de Jesus dizendo: "Tu não é o rei dos judeus? Tu não vai destruir e reconstruir o templo em três dias? Então desce da cruz e prova o que disse!". Alguns membros do templo, líderes religiosos judeus, também aproveitaram para fazer pouco de Jesus dizendo ironicamente: "Você não era o salvador dos outros? Por que não salva a si mesmo? Desce da cruz!" - desafiava os senhores da Lei de Moisés.
Ao meio-dia uma estranha escuridão tomou conta de Jerusalém. Esse tempo fechado iria durar até às três da tarde, quando Jesus finalmente perguntou aos céus: "Meu Deus, Meu Deus... Porque me abandonaste?". As pessoas por perto pensaram ouvir ele chamando por Elias. Para aliviar sua dor uma vara com vinagre foi levada até seu rosto, para que ele pudesse saciar sua sede. E então depois de horas de tortura Jesus deu um grito e disse "Está consumado!". Nesse mesmo momento a cortina do templo rasgou-se de alto a baixo. Um dos soldados romanos que estava abaixo da cruz e testemunhou todo o sofrimento final de Jesus então exclamou: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!”
Muitas mulheres que andaram com Jesus estavam ao pé da sua cruz, entre elas Maria, sua mãe, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé. Jesus deu então seu último suspiro. Tudo acabado. Pelo menos assim pensavam aqueles que estavam presenciando seus supostos últimos momentos na Terra. A tarde já ia, era véspera de sábado, dia sagrado que deveria ser guardado pelos judeus. José de Arimatéia, vendo que a noite estava prestes a chegar, foi então ao governador romano Pilatos pedir para sepultar Jesus. O romano então perguntou ao seu subordinado há quanto tempo Jesus estava morto. O soldado lhe disse que já há um bom tempo. Então Pilatos não viu maiores problemas, pois Jesus havia sido executado. Ele deu permissão para que José de Arimatéia levasse para sua tumba o morto Jesus. O corpo do Messias foi envolvido em uma grande peça de linho e levado até o túmulo novo escavado na rocha que havia sido construído por José de Arimatéia. E ali ele foi sepultado, atrás de uma grande rocha circular.
Pablo Aluísio.
(Baseado no Evangelho de São Marcos).
Jesus foi alçado à cruz às nove da manhã. Ao seu lado dois outros também foram executados, um à esquerda, outro à direita. Acima de sua cabeça os romanos colocaram uma placa que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus". Era um escárnio. Muitos que passavam diante da cruz zombaram de Jesus dizendo: "Tu não é o rei dos judeus? Tu não vai destruir e reconstruir o templo em três dias? Então desce da cruz e prova o que disse!". Alguns membros do templo, líderes religiosos judeus, também aproveitaram para fazer pouco de Jesus dizendo ironicamente: "Você não era o salvador dos outros? Por que não salva a si mesmo? Desce da cruz!" - desafiava os senhores da Lei de Moisés.
Ao meio-dia uma estranha escuridão tomou conta de Jerusalém. Esse tempo fechado iria durar até às três da tarde, quando Jesus finalmente perguntou aos céus: "Meu Deus, Meu Deus... Porque me abandonaste?". As pessoas por perto pensaram ouvir ele chamando por Elias. Para aliviar sua dor uma vara com vinagre foi levada até seu rosto, para que ele pudesse saciar sua sede. E então depois de horas de tortura Jesus deu um grito e disse "Está consumado!". Nesse mesmo momento a cortina do templo rasgou-se de alto a baixo. Um dos soldados romanos que estava abaixo da cruz e testemunhou todo o sofrimento final de Jesus então exclamou: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!”
Muitas mulheres que andaram com Jesus estavam ao pé da sua cruz, entre elas Maria, sua mãe, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé. Jesus deu então seu último suspiro. Tudo acabado. Pelo menos assim pensavam aqueles que estavam presenciando seus supostos últimos momentos na Terra. A tarde já ia, era véspera de sábado, dia sagrado que deveria ser guardado pelos judeus. José de Arimatéia, vendo que a noite estava prestes a chegar, foi então ao governador romano Pilatos pedir para sepultar Jesus. O romano então perguntou ao seu subordinado há quanto tempo Jesus estava morto. O soldado lhe disse que já há um bom tempo. Então Pilatos não viu maiores problemas, pois Jesus havia sido executado. Ele deu permissão para que José de Arimatéia levasse para sua tumba o morto Jesus. O corpo do Messias foi envolvido em uma grande peça de linho e levado até o túmulo novo escavado na rocha que havia sido construído por José de Arimatéia. E ali ele foi sepultado, atrás de uma grande rocha circular.
Pablo Aluísio.
(Baseado no Evangelho de São Marcos).
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