Pois é, foi lançado recentemente lá fora um box especial trazendo 4 CDs (ou 4 LPs de vinil) contendo mais material extra das sessões que deram origem ao álbum "Let it Be". Durante todas as gravações o disco iria se chamar "Get Back" porque Paul tinha um plano de colocar os Beatles novamente em turnê mundial. Era a volta dos Beatles aos palcos. Bom, pelo menos esse era o plano, tanto do disco, como do filme. Entretanto George Harrison deu para trás. Disse que não iria voltar para uma daquelas turnês mundiais com estádios lotados e fãs histéricas. Ele afirmou que não tinha mais saúde mental para aquele tipo de coisa. Esse foi o primeiro sinal de que algo não estava bem dentro do grupo.
Paul McCartney propôs outros planos, mas Harrison sempre estava dizendo não. Então as coisas começaram a ficar bem feias dentro da banda. Paul e George brigaram durante as gravações, por causa dos arranjos e da forma como Harrison vinha tocando guitarra nas músicas de Paul. Depois George e John discutiram tão feio que trocaram socos e pontapés dentro do estúdio. A razão era a presença de Yoko Ono. George achava aquilo uma chatice e um constrangimento. John então desafiou George a dizer frontalmente o que ele queria falar. Queria que George dissesse tudo na sua cara, sem rodeios. Harrison falou e o pau quebrou entre eles. Foi uma briga tão grande que saiu nos principais jornais de Londres no outro dia. George então anunciou que estava fora dos Beatles. Que jamais voltaria a tocar com Lennon.
Só depois de muita conversa é que Harrison decidiu retornar para terminar o álbum. Conforme o projeto ia afundando, Paul decidiu que o novo álbum não seria mais chamado de "Get Back" e sim de "Let it Be". Nesse meio termo houve uma nova briga entre George e John. Lennon havia dado uma entrevista dizendo que a Apple, o selo dos Beatles, estava muito mal administrada e iria falir em poucos meses. Harrison ficou muito irritado com John. Nova tomada de satisfações e nova briga feia. Diante de um clima tão ruim é de se esperar algo melhor do que as faixas que conseguiram salvar e que entraram no disco original de 1970? Certamente não!
Mas é a tal coisa. A busca do lucro fala mais alto. Assim temos o lançamento desse novo box que pelo menos traz uma coisa interessante: a versão de como seria o disco "Get Back" caso os Beatles tivessem seguido com os planos originais. É o disco perdido dos Beatles, vamos colocar nesses termos. Também se inventou um EP com 4 músicas só para ganhar mais dinheiro. Isso mesmo, um dos CDs tem apenas 4 faixas! Money Talks. Então o box se resume a isso. Tem o disco original de 1970, com melhoramento de som, o tal "Get Back" que nunca foi lançado, o EP que é pura picaretagem e um quarto CD com aquilo que John Lennon certa vez chamou de "a maior porcaria que os Beatles gravaram na sua carreira". Vários Takes, ensaios, restos de estúdio. Está bom ou você quer mais?
Pablo Aluísio.
The Beatles
ResponderExcluirLet it Be Special Edition
Pablo Aluísio.
A grande pergunte é: como duas grandes canções, por que não dizer, dois grandes sucessos, como Get Back e Let it Be estão no meio dessa bagunça que o Paul fez?
ResponderExcluirO George Harrison na verdade estava cansado de ser desrespeitado no grupo, quando ele sabia que quando os Beatles começaram ele era o único que realmente sabia como tocar o instrumento e ali, quase em 1970, ainda era o melhor musico da banda.
Os Beatles, como entidade coletiva, já estavam separados quando esse disco foi gravado. Separados mentalmente, o que é pior. Tanto isso é verdade que Harrison apresentou algumas músicas aos demais Beatles e logo após resolveu tirar. Ele sabia que iria ter que lançar um disco solo brevemente e por isso guardou as músicas. O navio estava afundando.
ResponderExcluirComentário e uma sugestão: Dr. Jivago.
ExcluirOK, darei um pulo lá...
ResponderExcluirCom certeza o pior dos Beatles na segunda metade da carreira da banda.O resultado foi tão decepcionante prá eles que eles passaram por cima das desavenças e criaram a obra-prima que é "ABBEY ROAD".
ResponderExcluir