sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carl Perkins

Carl Perkins (1932 - 1998) foi um dos verdadeiros pais do Rock ´n´ Roll. Nascido em Tiptonville, Tennessee, de origem bastante humilde, Perkins começou sua carreira na mesma Sun Records que também havia descoberto Elvis Presley, entre outros pioneiros do rock. Autor de "Blue Suede Shoes", um dos maiores sucessos de Elvis, Perkins teve sua carreira prejudicada por um acidente de carro que o tirou de circulação por vários anos. Isso porém não impediu que grandes nomes da música gravassem canções escritas por Perkins em seus discos, inclusive Beatles, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Roy Orbison.

De certa maneira ele foi o artista da geração Sun Records que mais foi prejudicado pelo destino. A sorte definitivamente não lhe sorriu ao longo dos anos. Como sua carreira foi interrompida muito brevemente, ele nunca teve a chance de assinar com uma grande gravadora ou de fazer longas turnês de sucesso. Apenas basicamente sobreviveu dos direitos autorais de suas canções A sorte que teve nesse caso foi a de que Elvis os Beatles gravaram músicas de sua autoria. Caso contrário ele definitivamente iria passar por uma situação crítica. 

Em 1982 Paul McCartney fez uma homenagem ao músico em seu álbum "Tug of War". Em 1987 ele foi homenageado entrando para o Hall da Fama do Rock and Roll. Já a revista Rolling Stone reconheceu seu talento como guitarrista o inserindo na lista dos cem maiores guitarristas de todos os tempos (The 100 Greatest Guitarists of All Time). Um justo reconhecimento.

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Ele era ótimo guitarrista e compositor, apesar do jeitão de estivador de porto. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir