sexta-feira, 9 de setembro de 2011

The Beatles Again (1964)

Para quem gosta de pesquisar sobre a discografia brasileira dos Beatles, não se pode deixar de citar esse "The Beatles Again". Foi o segundo LP dos Beatles a ser lançado em nosso país, isso em setembro de 1964. Não podemos esquecer que em março desse mesmo ano havia chegado ao público brasileiro o tão afamado "Beatlemania". Para quem era fã nacional dos Beatles na época não existia o "Please Please Me" e nem tampouco o "With The Beatles". Esses álbuns, iguais aos originais ingleses, só chegariam em nossas lojas alguns anos depois.

E como um disco 100 por cento Brazuca, podemos bem perceber uma certa confusão em suas faixas, misturando músicas gravadas pelos Beatles para seus primeiros discos. A grande maioria das canções foram retiradas do álbum inglês "Please Please Me", com algumas novidades. Entre elas o fato de que a EMI no Brasil decidiu colocar também canções do filme "A Hard Day´s Night". Isso era surpreendente porque as músicas eram novidade, inclusive na Europa e Estados Unidos. A capa, feinha que só, vinha para completar o quadro bem pouco sofisticado, do ponto de vista fonográfico, desse álbum nacional. Porém para quem queria ouvir os Beatles naqueles tempos, era um alívio ter um disco como esse em mãos. Quem não tinha contatos e nem dinheiro para discos importados, o jeito era se contentar com o nosso mercado mesmo.

Eu tenho uma certa ligação emocional com esse disco porque meu irmão mais velho o tinha desde os anos 70. E foi nessa época em que eu nasci. Assim, muito provavelmente, esse foi um dos primeiros discos que ouvi em minha vida. Mesmo a capa sendo primitiva e tudo mais, eu curti muito esse disco de vinil. O curioso é que apesar de meu irmão ser um grande fã dos Beatles ele não tinha em nossa casa o "Beatlemania" que era figurinha fácil nos lares brasileiros. Ao invés disso ele tinha o "Beatles For Sale" desse mesmo ano de 1964. Depois vieram todos os demais discos. Por volta do começo dos anos 80 já tínhamos praticamente tudo do grupo, até porque a Odeon no Brasil relançou todos os discos oficiais dos Beatles, seguindo à risca a discografia da Inglaterra, que sempre foi considerada a oficial. Esse pacote de discos, lá por volta de 1982, foi um verdadeiro presente para essa geração que não havia vivido a época dos Beatles, mas que agora se interessava por sua maravilhosa obra musical.

Ainda tenho o disco original em minha coleção de discos de vinil. Pois é, muita gente jogou fora seus LPs quando o disco de vinil pareceu morrer ali por volta da virada dos anos 80 para os anos 90. Em minha casa procuramos preservar tudo, não apenas como um item de colecionador, mas também pelo apego emocional a esses discos que fizeram parte da nossa infância e adolescência. É uma questão de preservar aquilo que no passado nos deu muita alegria e diversão.

The Beatles Again (1964)
Please Please Me / Boys / Twist and Shout / From Me Tou You / Baby It´s You / I´ll Get You / Hold Me Tight / Money / Do You Know a Secret? / All My Loving / Love Me Do / Can´t Buy Me Love.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. The Beatles
    The Beatles Again (1964)
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Os Beatles deram certo porque o John Lennon era um arrogante bom letrista, o Paul o carinha bonitinho para as fãs se apaixonarem, o George era o feioso que tocava bem e o Ringo era o narigudo que servia de alívio cômico. Todas as peças combinavam para um todo muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos subestimar o Paul McCartney, músico e compositor. Aliás em termos instrumentais ele foi o melhor músico do grupo, além de ser um compositor simplesmente genial. É o meu Beatle preferido até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Paul tem duas obras primas em sua discografia solo. Tug of War e Flowers in the Dirt que ele gravou ao lado do Elvis Costello. É um músico do maior gabarito.

    ResponderExcluir
  5. P meu texto anterior, levemente irônico, era apenas uma visão superficial do começo dos Beatles. Depois eles se tornaram aqueles geniais músicos que conhecemos.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou um fã incondicional do Sir Paul McCartney. Não teria apenas dois discos para colocar na categoria obra-prima, mas no mínimo uns dez! hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Pablo:
    Pra quem vê os Beatles hoje, já cinquenta anos após o fim da banda, consegue perceber perfeitamente a dicotomia da discografia dos Beatles, que se divide em antes de 1964, e pós 1964. Uma pessoa que não conhecesse os Beatles, se isso fosse possível, poderia achar se tratar de duas bandas diferentes tal a majoração da qualidade e da maturidade artística da banda quando se ouve, por exemplo, A Hard Days Night de 1964, e Revolver 1966, ou mesmo, Rubber Soul de 1965. É até difícil entender o que se passou que causou tamanha diferença na obra deles, num período que mal passa de um ano e meio. É como se algo os tivesse inspirado profundamente e mudado do rumo completamente. Tanto que o John Lennon nunca gostou muito disso, uma vez que sempre preferiu aquele rock mais puro, mais primitivo, do primeiros anos.

    ResponderExcluir
  8. Você tocou em um ponto crucial. A mudança dos Beatles não se deu em décadas, mas em um período de tempo muito curto. Eles evoluíram rápido demais. Talvez por isso tenham implodido tão cedo! Na história dos Beatles tudo aconteceu na velocidade de um raio...

    ResponderExcluir