domingo, 4 de setembro de 2011

Michael Jackson - Thriller - Parte 2

A música "The Girl Is Mine" foi uma parceria de Michael com o ex-Beatle Paul McCartney. Uma dobradinha, uma troca de gentilezas, Paul cantaria no disco de Michael e esse gravaria também com Paul, em "Say, Say, Say" do álbum "Pipes of Peace". Os dois se deram muito bem em termos artísticos, embora na vida pessoal tivessem problemas. Não é segredo para ninguém que Paul se sentiu traído quando Michael comprou os direitos autorais das músicas dos Beatles pelas costas do colega.

Depois disso a amizade azedou de vez e eles nunca mais voltaram a trabalhar juntos. Uma pena porque apesar de terem feito poucas músicas juntos todas elas eram excepcionalmente boas. "The Girl Is Mine" por exemplo, é uma balada saborosa, com tudo o que de melhor os anos 80 poderia disponibilizar no gênero Pop Music. Tocou muito nas rádios, fez grande sucesso e se tornou um hit dentro de um álbum que só trazia hits, mais parecendo uma coletânea de sucessos da carreira de Michael Jackson.

E por falar em sucesso, o que dizer de "Billie Jean"?  Essa canção era seguramente uma das mais perfeitas de toda a carreira de Jackson, um embalo dançante que não deixou ninguém parado nos anos 80. A composição era fruto da parceria de Michael com Quincy Jones, o produtor responsável por esse disco maravilhoso na carreira do cantor. Lançado em single, como uma espécie de divulgadora avançada do próprio disco, bateu inúmeros recordes de vendas quando chegou nas lojas de discos da época. Aliás um compacto original em bom estado hoje em dia é uma verdadeira raridade, disputada por colecionadores de vinis.

Michael diria anos depois que a canção havia sido escrito pensando nas fãs do grupo Jackson Five. Ele e seus irmãos costumavam chamar qualquer garota que fosse fã da banda de "Billie Jean", uma piada interna entre eles. Anos depois surgiram diversas teorias sobre isso, mas a versão dada pelo próprio cantor foi justamente essa. Como foi ele o criador da música não haveria mais o que discutir. O clip também ficou famoso, sendo o primeiro de uma linhagem que faria o disco vender milhões de cópias nos anos seguintes. A calçada iluminada pelos seus passos realmente marcaria para sempre o universo pop da música americana.

Pablo Aluísio.

Um comentário: