terça-feira, 6 de setembro de 2011

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra

O tema desse álbum de Frank Sinatra é a lua, ou melhor dizendo, a lua dos namorados. São canções românticas que evocam romantismo em cada momento. Um disco conceitual? Bom, eu poderia classificar como uma coletânea conceitual, já que as canções escolhidas pelo próprio Sinatra não foram compostas em conjunto para a elaboração de um disco específico. Pelo contrário são músicas citando a lua, mas de períodos e compositores bem diversos. Inegavelmente o conjunto ficou bonito, mas sem essa coisa de tentar criar algo mais substancial do que realmente é. Assim temos uma coleção de lindas músicas românticas na voz incomparável de Frank Sinatra.

Historicamente o cantor teve o melhor período de sua discografia na Capitol Records. Depois ele brigou com os produtores e decidiu que iria abrir seu próprio selo. Nasceu assim a Reprise Records. Trabalhando por conta própria, sendo ao mesmo tempo artista e empresário, Sinatra não perdeu tempo. Levou sua própria equipe musical do período em que gravava seus álbuns na Capitol para a nova gravadora. Entre esses músicos estava o amigo e parceiro Nelson Riddle, acompanhado de sua fabulosa orquestra. Relembrando que na Capitol o talentoso Riddle nunca teve o espaço merecido. Ele era - pasmem! - considerado apenas um maestro substituto dentro do selo. Era do banco de reservas. Na Reprise ele seria do time principal, com o status que merecia. E como não poderia deixar de ser, novamente foi brilhante ao lado de Sinatra. Esse disco aqui demonstra muito bem isso, nessa nova fase. O mesmo talento, a mesma elegância em cada nota musical. É mais um dos grandes discos de Frank Sinatra, aqui em casa nova.

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra
Cantor: Frank Sinatra
Álbum: Moonlight Sinatra
Selo: Reprise Records
Data de Gravação: Novembro de 1965
Produção: Sonny Burke
Local de Gravação: Hollywood, Los Angeles
Data de Lançamento: Março de 1966

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra
1. Moonlight Becomes You (Johnny Burke / Jimmy Van Heusen)
2. Moon Song (Sam Coslow / Arthur Johnston)
3. Moonlight Serenade (Glenn Miller / Mitchell Parish)
4. Reaching for the Moon (Irving Berlin)
5. I Wished on the Moon (Dorothy Parker / Ralph Rainger)
6. Oh, You Crazy Moon (Burke / Van Heusen)
7. The Moon Got in My Eyes" (Burke, Johnston)
8. Moonlight Mood (Harold Adamson / eter de Rose)
9. Moon Love (Mack David / André Kostelanetz)
10. The Moon Was Yellow (And the Night Was Young) (Fred E. Ahlert /  Edgar Leslie)

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Frank Sinatra
    Moonlight Sinatra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Frank Sinatra conseguiu o que poucos cantores conseguem. Ser um artista extraordinário é um ótimo homem de negócios.

    ResponderExcluir
  3. O Sinatra percebeu muito cedo que as gravadoras de uma maneira em geral passavam a perna nos artistas, ficando com quase todo o lucro da venda de discos. Só para ter uma ideia um artista como Elvis recebia no máximo 2 centavos de dólar por cada disco vendido. Então era melhor mesmo ser dono da sua própria gravadora e assim Sinatra fundou o selo Reprise Records.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, a questão é que tinha que se ter um caráter muito forte pra fazer isso, coisa que o Elvis nunca teve e o Sinatra tinha de sobra.

    ResponderExcluir
  5. Cada pessoa tem seu estilo próprio. Elvis se sentia confortável como empregado da RCA Victor. Sinatra queria mais, queria ser seu próprio patrão. Era mais empreendedor, vamos colocar nesses termos.

    ResponderExcluir