sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rita Lee (1979)

Esse álbum da Rita Lee impressiona pela quantidade de sucessos. Das nove faixas, praticamente sete delas se tornaram grandes sucessos nas rádios da época. Essa á uma marca que só vi acontecer em álbuns como "Thriller" do Michael Jackson ou então dentro do cenário nacional nos LPs de estreia do Ultraje a Rigor e RPM. Uma vocação ao sucesso muito rara de acontecer. E pensar que a querida Rita Lee havia sido praticamente expulsa dos Mutantes. Ela não curtia mais o som da banda. Os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias queriam transformar a banda em um grupo de rock progressivo e a Rita Lee achava aquilo tudo um saco. Afinal ela sempre ia para o lado mais do humor, da diversão.

De certa maneira foi uma jogada de sorte. Fora dos Mutantes a Rita Lee criou seu próprio destino. Ela montou uma nova banda e saiu em carreira solo. E não deu outra. Foi um disco de sucesso atrás do outro, culminando em álbuns como esse e "Lança Perfume" onde praticamente todas as músicas se tornavam sucesso. Parecia mais coletâneas de sucessos e não discos de carreira. Esse LP de 1979 em particular vendeu meio milhão de cópias, um ótimo resultado comercial. Turbinada pela gravadora que pertencia ao grupo Globo, a Rita Lee atingiu o pico do sucesso. Enquanto isso os Mutantes sumiam do mapa. Confira a lista das canções abaixo e veja o número incrível de hits em um só disco. Na época eu era apenas um garoto, mas me lembro perfeitamente de praticamente todas as faixas. Um feito incrível mesmo.

Rita Lee (1979)
1. Chega Mais
2. Papai me Empresta o Carro
3. Doce Vampiro
4. Corre-Corre
5. Mania de Você
6. Elvira Pagã
7. Maria Mole
8. Arrombou a Festa II

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    E essa Rita Lee, perto da Rita Lee do Fruto Proibido de 1975, já era uma sub-Rita Lee, na primeira vez que foi contaminada pelo Roberto de Carvalho, com que foi casada, e que levou a sua carreira para um pop de onde nunca mais saiu.

    ResponderExcluir
  2. A Rita Lee soube ser muito comercial por essa época. E ela realmente conseguiu números de vendas de cópias de fazer inveja a Roberto Carlos. Porém, como tudo na vida, um dia o sucesso se vai.

    ResponderExcluir