sábado, 10 de setembro de 2011

Silver Beatles na Escócia

Quando Paul e John foram convidados para tocar com o cantor Johnny Gently na Escócia eles não passavam de garotos. Tanto isso é verdade que Paul McCartney precisou enganar ao pai, dizendo que naquela semana não haveria aulas na escola de Liverpool. Ele era apenas um colegial. John, que na época estava morando sozinho em um quartinho, precisou também ligar para a tia Mimi dizendo que ia passar uma semana fora, tentando ganhar alguns trocados na Escócia.

Na época os Beatles nem se chamavam Beatles, mas sim Silver Beatles (ou Silver Beetles, dependendo do dia). Não fazia muito tempo que eles tinham tocado ao vivo com o estranho nome de Johnny and the Moondogs. Na verdade era um bando de fedelhos que mal conseguiam ganhar um refrigerante em troca de algumas notas musicais em qualquer palco que os aceitasse. Eles queriam tocar, acima de tudo, para ganhar experiência.

Ringo ainda não fazia parte da banda e George Harrison ainda era menor de idade. Mesmo assim eles se amontoaram numa van velha e foram para a Escócia, servir de banda de apoio do tal Johnny Gently, que era um ídolo adolescente, teen, uma imitação inglesa barata de Elvis Presley. John Lennon, apesar de ser um notório desconhecido, não baixou a crista para o cantor. Achou suas músicas fracas e até deu uns toques para algumas composições dele. Mal sabia todos que o nome de John Lennon em uma música iria valer milhões de dólares em um futuro próximo.

A excursão foi bem mais ou menos e os Beatles não ganharam bem. Na verdade eles gastaram tudo em alimentação e estadia, nos hotéis mais baratos que tinham a disposição. A turnê também foi em pequenas cidades do interior, nada espetacular. Posters de divulgação dos shows sobreviveram ao tempo, mas o nome dos Silver Beatles nem aparecia neles. Apenas Johnny Gently era anunciado. No mais os Beatles foram indicados apenas como "sua banda". De qualquer maneira valeu a experiência, porque eles tiveram a oportunidade de tocar profissionalmente pela primeira vez, ganhando dinheiro com a música. Algo que eles nem esperavam acontecer.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. The Beatles
    Silver Beatles na Escócia
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Estou vendo o filme Yesterday e algumas coisas me chamaram muito a atenção.
    1- Como as músicas dos Beatles, apesar de harmonicamente simples, sao difíceis de serem bem cantadas. O ator do filme, ou o dublador, até que dá conta.
    2- Na cena da "reunião das reuniões" da a entender que, isso acontecesse de verdade, principalmente no Brasil, era capaz dos "gênios" da indústria fonográfica, preferirem a Anitta, ou Jorge e Matheus.
    3 - Como a música dos Beatles é emocionante ao ponto de nós provocar lágrimas involuntárias durante o filme. Que triste se eles não tivessem existido.
    4 - O ator que faz o Lennon é demais.
    5 - Será que aconteceu com os Beatles o que acontece com o personagem do filme. Afinal a música dos Beatles e muito genial até pra eles.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Serge>
    1. Realmente, os Beatles (em especial John e Paul) conseguiam muito, com pouco. Poucas notas musicais, mas tudo memorável.
    2. Nem me fale... Não duvido nada...
    3. Realmente o mundo sem os Beatles seria muito menos interessante. A música deles é imortal.
    4. Ficou ótimo. Também gostei muito.
    5. Não seria genial? Em mundo paralelo, uma realidade de outra dimensão, quem sabe...

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de duas:
      - A atriz que faz a namorada, alem de muito estar muito bem no papel, é muito linda. Uma especie de Natalie Portman, mas com um corpão.
      - Uma coisa tão chocante quanto a sumiço do Beatles foi o da Coca Cola; que tragedia!

      Excluir
    2. E o personagem de Yesterday faz no filme pro Ed Sheeram, justamente o que os Beatles fizeram para o Johnny Gently, como descrito no seu post. Esquenta o show com canções dos Beatles. Será que o Denis Boyle sabia dessa história dos Silver Beatles?

      Excluir