sexta-feira, 9 de outubro de 2020

As Loucas Aventuras de James West

Algumas ideias são bem ruins. Um claro exemplo disso é esse equivocado "As Loucas Aventuras de James West", um remake de um antiga série de western da TV americana. O original televisivo era charmoso, muito bem produzido, com roteiros bem escritos. Tudo para mostrar as façanhas de James West, misto de cowboy e detetive, vivendo suas aventuras no velho oeste. O projeto até que caminhava bem pois havia toda uma geração de fãs que gostariam de reencontrar o personagem de sua infância. O problema é que Will Smith se interessou no filme e aí... tudo foi adaptado para virar um blockbuster de verão dos grandes estúdios de Hollywood. Aquela velha fórmula, com o filme cheio de efeitos especiais, cenas de ação bem exageradas. Essa nunca foi a proposta do material original.

Remake é remake. Já é algo problemático na maiora das vezes. Agora some isso a uma escolha de elenco totalmente errada. Essa seguramente foi uma das mais infelizes escalações de elenco da história do cinema americano. Will Smith não tinha realmente nada a ver com o personagem James West. Um ator cômico que fez fama e fortuna interpretando personagens malandros, de fato não se encaixava em nada no papel de West. Mas como o poder em Hollywood vem dos dólares que o ator consegue faturar nas bilheterias, todo o projeto foi reescrito, desfigurado para encaixar Smith dentro do filme. Uma pena. E o que dizer daquela tonelada de efeitos digitais gratuitos? Essa é uma outra forte razão porque o filme também não deu certo. A estória? Bom, vamos ao que sobrou. Durante a presidência de Ulysses S. Grant, surge um novo perigo no horizonte. o Dr. Arliss Loveless (Kenneth Branagh), um brilhante inventor, que começa a utilizar suas invenções mecânicas para dominar todo o país. Para combater seus objetivos o presidente americano então envia James West (Will Smith), um veterano da guerra civil. Ele conta com a ajuda de Artemus Gordon (Kevin Kline), também um cientista e inventor criativo e talentoso.

Mas não perca muito seu tempo tentando entender o que se passa no filme. Depois dessa premissa inicial, tudo o que se vê ao longo da duração é uma sucessão de máquinas criadas digitalmente, como um monstro parecendo uma aranha de metal. Nada é desenvolvido, nem explorado direito, resultando em um filme que mais parece um game da época. O curioso é que Will Smith estava sendo chamado de "O Rei do Verão" americano por causa dos sucessivos sucessos de bilheteria que vinha colecionando. Essa sucessão de êxitos comercias pararam justamente quando esse "James West" foi lançado. As expectativas logo se tornaram decepção e Smith amargou o primeiro grande fracasso comercial de sua carreira nos cinemas. A verdade é que o público não é bobo. Não adianta enfiar um ator famoso em um filme que nada tem a ver com ele, esperando por grandes bilheterias. Assim temos uma produção que não vai agradar a quase ninguém, nem aos fãs de Will Smith e nem muito menos os admiradores de faroeste. Quer um conselho final? Ignore esse James West. Prefira conhecer a série original da década de 1960. Garanto que vai ser muito mais divertido.

As Loucas Aventuras de James West
(Wild Wild West, Estados Unidos, 1999) Direção: Barry Sonnenfeld / Roteiro: Jim Thomas, John Thomas / Elenco: Will Smith, Kevin Kline, Kenneth Branagh / Sinopse: O presidente dos EUA envia James West até o oeste para enfrentar um cientista louco que pretende dominar o país com suas máquinas de destruição. Baseado na famosa série de TV.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. As Loucas Aventuras de James West
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Por que sempre acontece isso? Um ator esta vivendo seu auge absoluto e aí entra num projeto megalomaníaco e se arrebenta. Vamos a alguns expoentes:
    1 - O Will Smith no supracitado.
    2 - O Mel Gibson em A Paixão de Cristo.
    3 - O John Travolta,apos a ressurreição em Pulp Fiction, em A Reconquista.
    4 - O Kevin Costner em Waterworld.
    Bom, e aí vai...

    ResponderExcluir
  3. Na boa, Will Smith é um chato! Nunca gostei.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Serge! Quando o ego fala mais alto, vem o tombo, vem a queda. Fica um monte de puxa saco dizendo para eles que são especiais e aí eles perdem o bom senso. O fracasso surge logo na esquina.

    ResponderExcluir
  5. Erick, eu até simpatizo com o Will Smith. È do gosto pessoal de cada um mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Perda de tempo! Poderia ser qualquer porcaria com outro nome! Uma droga de filme e sem simpatia nenhuma por qualquer personagem! Consegui assistir até o final,mas,levei quase um mês para isso!

    ResponderExcluir
  7. Por isso aprecio e gosto dos filmes de Charles Bronson: Fazendo o mesmo papel,mas,com nomes e histórias diferentes em vários filmes de ação! Falo de "Desejo de Matar" em várias versões diferentes feitos pelo ator!

    ResponderExcluir