terça-feira, 6 de outubro de 2020

Duplo Impacto

Título no Brasil: Duplo Impacto
Título Original: Double Impact
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Stone Group Pictures
Direção: Sheldon Lettich
Roteiro: Sheldon Lettich, Jean-Claude Van Damme
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Geoffrey Lewis, Alonna Shaw, Corinna Everson, Philip Chan, Alan Scarfe

Sinopse:
Irmãos gêmeos, interpretados pelo lutador Jean-Claude Van Damme, são separados quando seus pais são assassinados, mas 25 anos depois eles se reúnem finalmente para vingar a morte deles. Na jornada de vingança precisam destruir um vilão psicopata.

Comentários:
Jean-Claude Van Damme em dose dupla! Pois é, para alguns um duplo sacrifício, já para seus fãs um duplo prazer. O Jean-Claude Van Damme tinha um aspecto interessante. Seus filmes nos anos 90 não faziam sucesso nos cinemas. Seu nicho de fãs e seu lucro vinha basicamente do mercado de vídeo, onde suas fitas acabavam sendo campeãs de locação nas locadoras. Por isso as produções em que o belga estrelava eram quase sempre produções B, rodadas a toque de caixa. O que se sobressaía mesmo eram as habilidades em lutas marciais dele, como lutador. Os roteiros, as atuações, tudo o mais eram bem secundários. E essas fitas rápidas, cheias de ação e com enredos mais simples, caíam no gosto popular, inclusive no Brasil onde Jean-Claude Van Damme acabou virando ídolo daqueles que sempre apreciavam filmes sobre artes marciais. Digamos que ele de certa maneira herdou o público que antes curtia os filmes de Bruce Lee e Chuck Norris. Cada público com seu gosto. Enfim, se você faz parte desse público alvo, que curte esse tipo de filme de ação com bem elaboradas lutas, pode assistir sem maiores receios.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema dos anos 90
    Duplo Impacto
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Van Damme ainda está na luta. Faz filmes produzidos no leste europeu hoje em dia. Continua tudo filme B.

    ResponderExcluir
  3. Vide aquele filme chamado O Vingador da Iugoslávia.

    ResponderExcluir
  4. O curioso é que ele, ao contrario do Bruce Lee, Chuck Norris, ou Steven Seagal, nunca foi lutador, mas é sim uma espécie de ginasta/dançarino e isso o permitiu executar os movimentos de luta com as pernas mais amplos com muita beleza plástica.

    ResponderExcluir
  5. Na ilusão do mundo do cinema basta ter um bom especialista em coreografias de lutas para um ator se tornar um ótimo lutador. rsrs

    ResponderExcluir