quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O Estrangeiro

Título no Brasil: O Estrangeiro
Título Original: The Foreigner
Ano de Produção: 2017
País: Inglaterra, China
Estúdio: STX Entertainment
Direção: Martin Campbell
Roteiro: David Marconi, Stephen Leather
Elenco: Jackie Chan, Pierce Brosnan, Orla Brady, Michael McElhatton, David Pearse, Rufus Jones

Sinopse:
Com roteiro baseado no romance policial "The Chinaman", o filme "O Estrangeiro" conta a história de um pai, Quan Ngoc Minh (Jackie Chan) que vê sua filha ser morta em um atentado terrorista em Londres, promovido pelo IRA. Obcecado em descobrir os nomes dos autores do crime ele vai até o gabinete do primeiro ministro da Irlanda do Norte m busca de respostas e vingança.

Comentários:
Via de regra eu não sou grande fã dos filmes do Jackie Chan, mas esse aqui me surpreendeu positivamente. Há um tom mais sóbrio, mais sério. O roteiro é bem cuidadoso em desenvolver os personagens e as situações e o filme passa longe de ser uma daquelas fitas meio bobocas do Chan. Ele luta aqui, mas de maneira mais contida. Não há acrobacias e nem exageros. E o filme tem um ótimo vilão interpretado pelo ex-James Bond Pierce Brosnan. Seu papel é importante dentro da trama. Um sujeito com passado ligado ao IRA dos velhos tempos, das bombas, dos atentados terroristas contra ingleses. Agora, já bem envelhecido, ele se diz ser apenas um político, porém é um daqueles personagens dúbios, que levam o espectador ora a crer que ele estaria por trás dos atos terroristas, ora a pensar que na verdade ele é um elo de ligação do IRA atual com a civilidade, deixando o campo dos crimes para atuar apenas no complexo tabuleiro da política da região. No quadro geral é um filme bem realizado, que mantém o interesse até o final. E resgata o IRA para as telas de cinema novamente. Desde que deixou a luta armada de lado, o grupo irlândes nunca mais havia sido foco em filmes de ação. Agora eles estão de volta... mais violentos do que nunca. Assista ao filme sem receios.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. O Estrangeiro
    The Foreigner
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Estamos aí para isso mesmo.
    Indicar bons filmes.
    Avisar sobre filmes ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti Pablo. Filmão! Você percebeu a direção do Martin Campbell? o diretor do primeiro filme com o Pierce Brosnan ainda em 1995, 007 Contra GoldenEye? Deve ser estranho pra ele que conheceu o Pierce Brosnan novinho e vê-lo agora.
      Gostei muito de ver a inversão de papeis com o Jackie Chan triste, sério e letal e o Pierce Brosnan fragilizado, corno e vilão, logicamente sempre com aquela fleuma que lhe é característica.
      Os dois ficaram muito bem juntos. O Jackie Chan pode ter uma nova carreira em papeis em que não precisará ser palhaço e isso é muito bom.

      Excluir
  3. Que bom que você gostou Serge. Pois é, ter um diretor que já trabalhou na franquia James Bond faz uma diferença e tanto. Acertaram também no personagem do Jackie Chan que aqui não é um palhaço e acrobata de circo. E o Pierce Brosnan está muito bem, em um personagem totalmente crível. Enfim, é um bom filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem final com a vingança do Jackie Chan em cima do Pierce Brosnan é "hoje ser exposto na internet é pior que a morte". kkkkk

      Excluir
  4. É a "cultura do cancelamento" na internet, o que para ele, que é um político, não poderia ser pior.

    ResponderExcluir
  5. Em termos de Jackie Chan eu sempre fico com um pé atrás. São anos e anos de porcarias. Será que finalmente fez um filme bom? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo suas razões e não as tiro. Ele realmente colecionou filmes ruins, mas esse aqui, que considero realmente bom, é uma breve exceção em sua vasta filmografia.

    ResponderExcluir