domingo, 11 de outubro de 2020

Atos que Desafiam a Morte

Título no Brasil: Atos que Desafiam a Morte
Título Original: Death Defying Acts
Ano de Produção: 2007
País: Inglaterra
Estúdio: BBC Films
Direção: Gillian Armstrong
Roteiro: Tony Grisoni, Brian Ward
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Guy Pearce, Saoirse Ronan, Timothy Spall, Malcolm Shields, Ralph Riach

Sinopse:
Filme com roteiro parcialmente baseado em fatos históricos reais. Em uma turnê pela Grã-Bretanha em 1926, o famoso mágico Harry Houdini (Guy Pearce) acaba conhecendo uma bela vidente chamada Mary McGarvie (Catherine Zeta-Jones). Mal sabia ele que iria se apaixonar por ela.

Comentários:
Em determinado momento de sua vida o mágico Harry Houdini decidiu que iria desmascarar todos os charlatães e vigaristas que atuavam na Europa. Essas pessoas diziam falar com mortos, adivinhar o futuro, esse tipo de coisa. O roteiro desse filme mescla assim fatos históricos reais com mera ficção. Grande parte do romance que vemos no filme não passa de pura ficção, porém as cenas que reproduzem as apresentações de Houdini são bem fiéis aos acontecimentos históricos reais. Catherine Zeta-Jones era uma estrela de Hollywood quando o filme foi produzido, por essa razão grande parte do roteiro se concentra nela. Sua egotrip é bastante clara durante toda a duração dessa película. Nesse aspecto achei um deslize do roteiro, uma vez que obviamente o público estaria mais interessado na vida de Houdini que é o verdadeiro protagonista do filme. Infelizmente o ego de certos artistas muitas vezes atrapalha os filmes em si. De qualquer maneira é um filme bem interessante. Ainda mais ao sabermos que Houdini morreu justamente por caso de seus números impossíveis. Ele levou a mágica e o ilusionismo ao limite máximo, pagando inclusive com sua própria vida por essa ousadia.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Atos que Desafiam a Morte
    Death Defying Acts
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que ao desmascarar esses vigaristas espiritas, incluindo ai, pasme, a esposa do Arthur Conan Doyle, o Houdini detonou a sequencia de incidentes que levariam a sua inesperada morte.

    ResponderExcluir
  3. Ele morreu porque levou uns socos dados por um estudante quando estava com a guarda baixa. Atingiu um de seus órgãos internos e ele morreu. Nada a ver com almas penadas do charlatanimmo da época. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sujeito que deu o soco fazia parte da gang dos charlatães. Realmente não foi nada metafísico, mas puramente criminoso.

      Excluir