Título no Brasil: Rei Lear
Título Original: King Lear
Ano de Produção: 2018
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Playground Entertainment
Direção: Richard Eyre
Roteiro: Richard Eyre
Elenco: Anthony Hopkins, Emma Thompson, Jim Carter, Emily Watson, John Macmillan, Florence Pugh
Sinopse:
Com roteiro baseado na obra de William Shakespeare, o filme "Rei Lear" conta a história de um velho mornarca que ao chegar ao final de sua vida precisa lidar com a perda de sua sanidade e as inúmeras traições, que partem inclusive de suas próprias filhas e seus maridos. Todos desejam a morte do abatido Rei. Filme indicado ao Primetime Emmy Awards.
Comentários:
William Shakespeare escreveu Rei Lear em 1606. Desde a primeira apresentação essa peça já foi considerada uma verdadeira obra-prima do autor. E realmente era, um verdadeiro clássico da dramaturgia. O Rei Lear era de certa forma um símbolo de muitos reis ingleses, homens poderosos que ficavam reinando até mesmo em uma idade em que já deveriam ter sido afastados. A idade avançada, a loucura, a destruição de familiares, de membros da corte, tudo acabava levando a um reinado de terror e violência. Eu sempre considerei essa uma das minhas peças preferidas de Shakespeare e quando esse filme foi anunciado, trazendo Anthony Hopkins como Rei Lear, fiquei realmente empolgado. Porém devo confessar que erraram em um aspecto crucial nessa adaptação. Ao invés de mostrar uma corte real do século XVII, tal como foi concebida por Shakespeare, os produtores decidiram trazer a trama para os dias atuais, com soldados vestidos com os uniformes do exército britânico atual, carros, tecnologia... sinceramente, perdeu-se aí mais da metade do encanto nessa transposição para as telas. Penso que Shakespeare deve semore ser adaptado respeitando o contexto histórico em que as histórias se passam. Tentar modernizar, mantendo o texto original, em linguagem culta e rebuscada, só transforma tudo em algo artificial, complicado de digerir. O elenco está excepcionalmente bem, mas isso eu já esperava por conta dos nomes envolvidos. O que estragou mesmo foi a péssima ideal de trazer tudo para os dias atuais. Esse aspecto definitivamente não me agradou.
Pablo Aluísio.
Eu achei muito oportuno quando fizeram a animação Rei Leão, também baseada nessa peça, uma vez que isso é exatamente o que acontece com o leões velhos, que ao comecar a perder os dentes, sao expulsos da lideranca da alcatéia pelos leões jovens e condenados a morrer de fome por nao ter mais o apoio das leoas que sao as provedoras dessas alcatéias.
ResponderExcluirDa a impressão que o Shakespeare se baseou nisso também para criar sua celebre peca.
Correcao: ...celebre peça.
ExcluirÉ provável que sim, genial e culto como ele era...
ResponderExcluirPablo, fora do assunto.
ResponderExcluirNesse link, abaixo, o Jonh Lennon mostra o nível de cantor ao qual ele pertencia. E a harmonia do Paul, George e do Ringo, nao fica atrás.
https://youtu.be/8aWwUO9EGzA