quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Um Bom Ano

Título no Brasil: Um Bom Ano
Título Original: A Good Year
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Scott Free Productions
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Marc Klein
Elenco: Russell Crowe, Freddie Highmore, Albert Finney, Abbie Cornish, Patrick Kennedy, Richard Coyle

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Peter Mayle, o filme "Um Bom Ano" conta a história de Max Skinner (Russell Crowe), um corretor britânico de investimentos, que recebe como herança de seu tio, um vinhedo, que fez parte de sua infância. Nesse lugar ele descobre um novo estilo de vida, novos valores, uma outra visão do mundo.

Comentários:
Esse filme eu vejo como o filme em que Russell Crowe finalmente assumiu sua idade. Até então ele vinha ainda bancando o herói dos filmes de ação. Aqui sob a batuta de Ridley Scott, ele finalmente conseguiu relaxar mais, assumindo os cabelos brancos e até mesmo a barriga grande, mostrada sem problemas em diversas cenas. E o filme é muito bom. Tem um clima mesmo bem relax, valorizando a vida simples do campo. O personagem de Russell Crowe simboliza de certo modo o capitalista selvagem dos grandes centros urbanos, o sujeito que só pensa em ganhar muito dinheiro com investimentos na bolsa de valores e que de repente se vê em um lugar onde isso definitivamente não é o mais importante para ser feliz. As pessoas que moram na região onde fica o vinhedo que ele herdou do tio, são pessoas simples, mas muito mais felizes do que ele já encontrou no mundo das altas finanças, onde a ganância fala mais alto. Aliás esse é o grande ponto de vista desse roteiro, sua mensagem, vamos colocar nesses termos. A mensagem de que a vida vale por si mesma, pelos pequenos momentos, pelos bons sentimentos e não por aquilo que você tem em sua conta bancária.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Bom ator, fez grandes filmes como Gladiador.
    Agora é um ex-herói Dom Pablo. A idade chegou.

    ResponderExcluir
  2. Pelos filmes que fez no passado, Lord Erick, esse ator já tem um lugar garantido na história do cinema. Agora é relaxar mesmo, curtir os anos de pré aposentadoria.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive a impressão que o Russell Crowe só ficava em plena forma para fazer seus filmes de ação/galã.
    Depois que eu o vi,forte do jeito que aparenta ser, fazendo no filme Uma Mente Brilhante uma pessoa doente, e ficando tão vulnerável quanto o Dustin Hoffman em Rain Man, esse ator ganhou meu respeito eterno.

    ResponderExcluir
  4. Tecnicamente um bom ator. E sabe escolher bem os filmes em que vai atuar. Raramente entra em fria.

    ResponderExcluir