quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Essa franquia cinematográfica "Velozes & Furiosos" está virando outra coisa. Nada muito condizente com os primeiros filmes. Parece até que virou apenas uma marca comercial e nada mais. E os atores Dwayne Johnson e Jason Statham praticamente adquiriram a franquia. Esse novo filme foi produzido por eles. O custo da produção foi exorbitante, mais de 200 milhões de dólares, porém o retorno foi excelente. Décima maior bilheteria de 2019 o filme faturou até o momento a quantia de 750 milhões de dólares. Uma fortuna, sucesso garantido. Com todo mundo aproveitando os lucros é quase certo que não vão parar nesse que é (se não perdi a conta) o décimo filme com o selo "Velozes & Furiosos".

A boa notícia é que houve mudanças para melhor. Nada de carrões envenenados e aquele fiapinho de história para contar. Os roteiristas aqui tiveram liberdade para contar algo completamente novo dentro da franquia. Assim o que temos é um novo rumo para os filmes. Certo, a trama continua a menor das preocupações. O que vale mesmo é o bom humor.

Sim, o filme jamais se leva à sério e isso é sua melhor característica. Os dois protagonistas não se suportam e isso gera alguns diálogos bem divertidos. As cenas de ação são bem realizadas e cada vez mais absurdas, como é esperado nesse tipo de filme. Porém tudo é levado com uma certa ironia interna que salva o filme de qualquer crítica mal humorada. O filme até poderia ser menor, com um corte final mais enxuto, porém é fato, a diversão ficou garantida. Até para um cinéfilo veterano, que já anda cansado desse tipo de produção, a coisa pode funcionar muito bem. O segredo é embarcar na proposta do filme, não ficar analisando nada muito à sério e se divertir, apenas isso.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw, Estados Unidos, 2019) Direção: David Leitch / Roteiro:  Chris Morgan, Drew Pearce / Elenco: Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba, Vanessa Kirby, Helen Mirren, Ryan Reynolds / Sinopse: Uma organização criminosa quer ter em sua posse um vírus mortal que pode destruir toda a humanidade. Para impedir que isso aconteça os agentes Hobbs (Dwayne Johnson) e Shaw (Jason Statham) vão fazer de tudo para que o plano dos vilões não obtenha êxito.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Velozes & Furiosos
    Hobbs & Shaw
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Você é a primeiro resenhista que vejo falar bem desse filme nesses termos. Agora me animei a assisti-lo.

    A proposito, um off topic:
    Assisti "Entre Facas e Segredos" e "Logan Lucky" e uma coisa ficou muito clara, o Daniel Craig vai ter uma longa e bem sucedida carreira depois do 007. Está mandando muito bem!
    Confira pra ver. Um deles está na Netflix; o Logan.

    ResponderExcluir
  3. Sou da opinião de que um filme deve ser avaliado pelo que ele efetivamente é, e pelo que ele se propõe a ser. Nada mais. Em relação aos demais filmes que você citou, ainda não os assisti, mas já estão em minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Pablo:
    Infelizmente esse filme falha na única coisa que não deveria falhar.
    Na coreografia das lutas, ao ponto da gente ver socos passando longe, ou sendo retardados pra dar tempo do Jason desviar, por exemplo. E outra coisa, mesmo em filmes cheios de marmeladas como esse, não é aceitável cenas que extrapolam absolutamente a incoerência que se pode perdoar. Eu servi o exercido e sei que depois que uma granada teve seu pino retirado e o percursor acionou a espoleta, nao adianta colocar o pino de volta pra granada não explodir, vai explodir de qualquer jeito.
    Achei esses defeitos na ação um negócio impredoaveis pra um filme em que a única coisa que esperamos (já que estória, interpretação, etc. não se conta) são cenas de ação irrepreensíveis. Desculpe discordar da sua análise.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir