terça-feira, 7 de janeiro de 2020

À Procura da Felicidade

Apesar de ser um filme que foi lançado já há muitos anos, nunca tinha assistido. É um filme motivacional, com uma história muito edificante - e o melhor de tudo, baseada em fatos reais. Chris Gardner (Will Smith) mora em San Francisco. Ele está desempregado e para sobreviver vende um lote de máquinas de scanner para pacientes. Algo parecido com o conhecido Raio-X, porém bem mais caro. Por isso vender uma máquina dessas não é algo fácil de fazer. Os apertos financeiros, o fato do filho passar por dificuldades, as contas atrasadas, o aluguel vencido, tudo acaba ajudando para que a esposa de Chris acabe com o casamento. Acabando o dinheiro, geralmente se acaba também o "amor". Algo que muitos vão se identificar. Abandonado pela esposa, praticamente vivendo nas ruas com o filho. Chris precisa de alguma saída. Acaba encontrando um fio de esperança em um programa de estágio numa corretora de ações. O começo é bem modesto, mas se esforçando muito ele começa a ver uma luz no fim do túnel. Esforce-se, lute, que você vencerá - esse parece ser o lema principal do filme.

Alguns detalhes mostrados pelo roteiro não batem com cem por cento de veracidade com a história real do protagonista. Isso porém é praticamente irrelevante, já que o enredo principal, tudo o que é mostrado no final, acabou de fato acontecendo, mesmo de maneira um pouco diferente, com o Chris na primeira metade dos anos 80. Fica assim a lição de vida dele para as pessoas que estão passando por dificuldades, em situações limites, como por exemplo, dormir em um trem, em um metrô, por não ter onde passar a noite. Ou então ter que disputar um abrigo com outras pessoas pobres sem casa. Aliás o grande mérito desse filme também é mostrar o outro lado dos Estados Unidos. Brasileiros em geral criaram essa mentalidade equivocada de que aquele país é um paraíso na Terra. Não é, passa muito longe disso. Tem muita pobreza e desigualdade social. Há muitas pessoas vivendo em condição de rua até mesmo nas cidades mais ricas da América. Sobre isso o filme também tem muito a mostrar e desvendar. A realidade sempre é bem-vinda, principalmente no cinema. Além disso ajuda a acabar com a ilusão.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, Estados Unidos, 2006) Direção: Gabriele Muccino / Roteiro: Steve Conrad / Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith / Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família desempregado e sem renda que passando por dificuldades é abandonado pela esposa. Com o filho ao seu lado, ele passa por inúmeras dificuldades em San Francisco. Fica sem uma casa, passa a morar na rua e fica sem dinheiro. Sua esperança surge na tentativa de se tornar um corretor de ações. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Will Smith).

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. À Procura da Felicidade
    Will Smith indicado ao Oscar
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A pouco tempo li que nos EUA, com seus 300 milhões de habitantes e sendo a maior cornucópia do mundo, 50 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. Francamente, depois disso perdi a esperança com o Brasil.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Há vários documentários mostrando os problemas sociais dos Estados Unidos. Porém os imigrantes pobres dos países da América Latinha continuam em busca do tal "Sonho americano". Esquecem que esse tal de "Sonho americano" morreu nos anos 50.

    ResponderExcluir
  4. Correção: "América Latina" e não "América Latinha" ahahahaha

    ResponderExcluir