Aos 32 anos Marlon Brando aceitou o convite da Warner Bros para trabalhar no filme "Sayonara". Ele não havia gostado muito do roteiro, mas sentia que devia um favor ao diretor Joshua Logan. O cineasta havia arranjado trabalho para sua irmã em um momento complicado da vida dela, quando estava desempregada em Hollywood. Assim como forma de gratidão Brando decidiu a que iria trabalhar ao lado de Logan. Além disso ir para o Japão fazer o filme iria trazer para ele um pouco de paz e distância de Hollywood, algo que ele vinha buscando já há algum tempo.
Infelizmente para Brando as filmagens foram problemáticas. Chovia muito na cidade japonesa onde a equipe ficou. Quase nunca havia um clima bom para as cenas, causando muitos atrasos no cronograma da produção do filme. A imprensa americana começou a culpar Brando, mesmo sem ele ter nenhuma culpa nos atrasos. Não era novidade a antipatia mútua que Brando sentia por jornalistas e isso só se agravou durante o filme. Mais grave ainda, o escritor Truman Capote o embebedou durante uma tarde e Brando começou a falar mal de todo mundo em Hollywood. Assim que voltou aos Estados Unidos Capote escreveu um artigo devastador sobre o ator e publicou tudo numa revista. Brando se sentiu completamente traído e enganado por ele.
Para piorar Brando não se deu bem com a comida japonesa. Ele ficou doente, com diarreias recorrentes por causa de todo aquele "peixe cru", como ele gostava de ironizar. A atriz que havia sido escalada para trabalhar ao seu lado era praticamente uma novata, quase amadora, chamada Miiko Taka. Brando assim precisou ser colega e professor ao mesmo tempo pois ela começou a ter crises de medo e pânico antes das filmagens. O diretor Logan também teve uma forte crise de depressão durante os trabalhos, o que fez com que Brando praticamente dirigisse a si mesmo, por causa do estado psicológico do cineasta.
O filme acabou sendo sucesso de bilheteria. Brando cumpriu seu contrato e voltou para os Estados Unidos. Durante as filmagens a Warner exigiu que ele perdesse de oito a dez quilos pois os produtores acharam que ele estava aparentando estar muito gordo nas primeiras tomadas. Por pressão contratual Brando cumpriu a tarefa, emagreceu rapidamente, mas acabou descontando tudo quando voltou a Los Angeles. Segundo sua esposa na época, o ator caiu pesado nos doces e sorvetes, o que fez com que ele em poucos dias ganhasse todos os quilos que havia perdido no Japão. A partir desse ponto Brando iria ter com mais frequência problemas com a balança. E precocemente ele começou a se sentir velho demais para se importar com esse tipo de coisa.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário