Título no Brasil: O Álamo
Título Original: The Alamo
Ano  de Produção: 1960
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists  
Direção: John Wayne 
Roteiro: James Edward Grant 
Elenco: John Wayne,  Richard Widmark, Laurence Harvey, Frankie Avalon  
Sinopse:
Durante o ano de 1836 cresce o sentimento  de separação do Texas do México. A intenção dos revolucionários é transformar o  isolado estado em uma República independente. Para destruir o foco rebelde o  governo mexicano envia um formidável exército de repressão comandado pelo  general Santa Anna. Para resistir a invasão se insurge um pequeno mas valente  grupo de homens no Álamo. Formado por soldados de carreira, voluntários e  americanos do Tennessee liderados pelo coronel Davy Crockett (John Wayne) eles  resolvem ficar no local para enfrentar bravamente o inimigo. Filme indicado aos  Oscars de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora  Original, Melhor Música e Melhor Ator Coadjuvante (Chill Wills). Filme vencedor  do Oscar de Melhor Som. Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria Melhor  Trilha Sonora Original (Dimitri Tiomkin). 
Comentários:  
Ao longo da carreira John Wayne dirigiu oficialmente apenas dois filmes,  esse "O Álamo" e "Os Boinas Verdes" em 1968. De maneira não creditada ainda  participou como co-diretor de "Rota Sangrenta" de 1955, "Os Comancheros" de 1961  (quando o diretor Michael Curtiz ficou doente demais para finalizar o filme) e  por fim "Jake Grandão" de 1971. Em todas essas produções Wayne não fez feio como  cineasta, muito pelo contrário, sempre pareceu tomar todas as decisões corretas.  De todos os que assinou a direção nenhum foi tão pessoal quanto esse ousado  faroeste de 1960. A intenção era recriar em cores épicas o famoso combate pela  luta do forte Álamo (na verdade uma missão abandonada) no Texas. O evento  histórico até hoje é celebrado no estado da rosa amarela justamente por ter sido  um exemplo da bravura e orgulho do homem texano, que se recusou a se render  mesmo diante de um poderoso exército mexicano que estava ali para garantir que o  Texas continuasse a ser parte do México. No total o Álamo contava com apenas 185  homens que lutaram de forma corajosa contra mais de sete mil soldados sob  comando do generalíssimo Santa Anna. 
Vale a pena ressaltar a coragem de John  Wayne em algumas decisões que tomou ao rodar essa produção. A primeira delas foi  o comprometimento com a história, evitando se render a meras concessões  comerciais. Isso fez com que Wayne rodasse um filme longo, com duas horas e  quarenta minutos de duração. Como bem sabemos filmes longos demais vendem menos  ingressos pois ganham menos sessões de cinema durante o dia. Isso porém não  depõe contra o resultado final, pois o filme jamais se torna pesado ou cansativo  de assistir. O importante é que Wayne quis contar sua história da forma correta,  sem perder nenhum detalhe histórico importante. A boa notícia é que seu objetivo  foi alcançado. No desenrolar da trama também podemos notar que o cineasta John  Wayne trouxe para a película muita coisa que aprendeu ao trabalhar ao lado de  grandes diretores em sua carreira. A influência mais notável vem de John Ford.  Wayne tenta recriar na tela pequenas nuances e detalhes que eram muito presentes  na obra de Ford. Obviamente não consegue o mesmo impacto, até por falta de maior  experiência atrás das câmeras, mas se sai muito bem. Assim "The Alamo" é uma  prova que se quisesse, John Wayne poderia ter tido também uma bela carreira como  diretor. Infelizmente o ator achava que dirigir trazia muita pressão,  responsabilidades e riscos e por isso preferiu seguir trabalhando apenas como  ator, atuando em seus bons e velhos faroestes. Uma pena, se tivesse seguido  certamente teríamos por aí algumas pequenas joias cinematográficas como esse "O  Álamo".
Pablo Aluísio. 

Avaliação:
ResponderExcluirDireção: ★★★
Elenco: ★★★
Produção: ★★★
Roteiro: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.9
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim