quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Boy Erased

Filme baseado em fatos reais. O roteiro foi escrito em cima da história do jovem Jared Eamons (Lucas Hedges). Filho único de um pastor protestante, interpretado no filme por Russell Crowe, ele teve tudo que um jovem de sua idade poderia querer. Pais amorosos e presentes, uma boa educação nos melhores colégios, carro novo ao completar 18 anos, ou seja, não poderia reclamar de nada. A mãe, em bom momento de Nicole Kidman, sempre foi amiga e companheira nos momentos mais complicados. Quando vai para a universidade Jared começa a desfrutar de uma ampla liberdade e nesse momento descobre que sempre teve atração por homens. Ele tentou ter uma namorada na época do colégio, mas nunca conseguiu dar muito certo com ela. Na universidade percebeu que o problema é que ele tinha mesmo tendência homossexuais. Seu encontro com um dos alunos vaza, e seus pais acabam descobrindo esse lado que não conheciam do filho.

O pai, um pastor, entende que pode consertar essa questão. Ele se reúne com outros pastores mais experientes e decide enviar Jared para um tratamento de reversão de suas preferências sexuais. É o que vulgarmente se chama "cura gay" no Brasil. Jared aceita passar pelo tal programa, indo para uma instituição que se diz especializada nesse tipo de questão delicada. O roteiro do filme então foca nesse tipo de reversão, que nos Estados Unidos é amplamente utilizado, sendo legal em diversos estados. No Brasil a questão é bem complicada, pois o conselho nacional de psicologia não dá nenhum aval para esse tipo de coisa.

Claro que o filme tem um viés ideológico por trás. Como o roteiro foi escrito a partir do livro publicado pelo próprio Jared, ele toma posição firme contra o tal programa. Seus pais porém não são destruídos por sua retórica. São retratados apenas como pessoas religiosas, que acreditavam no que estavam fazendo. Os pais aliás são o grande interesse para quem gosta de cinema pois são interpretados por atores famosos. Russell Crowe está quase irreconhecível. Muito acima do peso, não se parece mais em nada com os dias de Gladiador. Nicole Kidman, de cabelo curto e muito laquê, interpreta essa dona de casa que no final das contas decide ficar ao lado do filho. O elenco que forma o núcleo familiar aliás é a melhor coisa dessa produção que provavelmente vai gerar ainda mais polêmica e discussão ao ser lançado no Brasil.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada (Boy Erased, Estados Unidos, 2018) Direção: Joel Edgerton / Roteiro: Garrard Conley, Joel Edgerton / Elenco: Lucas Hedges, Nicole Kidman, Russell Crowe, Joel Edgerton / Sinopse: O filme conta a história de Jared Eamons (Lucas Hedges), jovem homossexual, filho de pastor, que é enviado para um programa de reversão de sua sexualidade, onde tentará superar esse "problema" em sua vida. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator - Drama (Lucas Hedges) e Melhor Canção Original ("Revelation" de autoria do trio Jon Thor Birgisson, Troye Sivan e Brett McLaughlin)

Pablo Aluísio.

Um comentário: