sábado, 9 de fevereiro de 2019

Galveston

É um filme triste e melancólico sobre duas pessoas sem salvação, sem redenção. Roy (Ben Foster) trabalha para um agenciador de apostas ilegais. Sempre que alguém fica devendo, sem pagar, ele é enviado para acertar as contas. Isso significa quebrar as pernas do devedor ou até algo pior como um tiro na cabeça. Durante um dos "serviços" Roy é surpreendido numa casa com uma quadrilha bem armada. No meio do tiroteio ele ainda consegue salvar a pele de uma jovem de 19 anos conhecida como Rocky (Elle Fanning). Ela estava amarrada numa cadeira em um dos cômodos da casa. Mãe solteira, sem dinheiro, ela se prostituiu para alimentar a filha. Um desastre social. Aos poucos, na estrada, Roy e Rocky começam a se chegar, ficando mais próximos. O problema é que além da polícia estar atrás de Roy, seus antigos comparsas querem sua morte. Ele está de posse de alguns documentos comprometedores que poderia prejudicar seu antigo patrão. Assim começa a chantagear o chefão! Quer 75 mil dólares por eles! Caso contrário vai entregar tudo para as autoridades. Uma ideia mais do que perigosa.

O grande trunfo de "Galveston" é o ator  Ben Foster. Sempre o elogiei, acho um dos atores mais viscerais de sua geração, aquele tipo de profissional que se entrega de corpo e alma ao seu personagem. O seu Roy é um criminoso que sabe que em breve vai morrer de um câncer no pulmão, causado pelo fumo e por isso tem seu instinto de sobrevivência bem baixo. Ele não parece se importar. Já a jovem que o acompanha na estrada, a Rocky, é uma garota recém saída da adolescência, sem rumo nenhum na vida. Vivendo em motéis de beira de estrada, ele arranja dinheiro como dá, muitas vezes fazendo programas. Alta, magra, branca e desengonçada, é um destaque na interpretação inspirada de Elle Fanning. Ao assistir a esse novo filme espere por bom cinema, que não faz concessões. Só não vá esperar por um final feliz. Isso o filme definitivamente não lhe dará. Aliás achei o desfecho ora lírico, ora brutal demais, o que não deixou de ser algo contraditório. Mesmo assim, dentro da proposta dos personagens principais, estava mais do que no caminho do desenrolar da trama. É um bom drama sobre gente perdida na vida que tenta viver um dia de cada vez, mesmo sabendo que a estrada em que se encontram não levará ninguém para lugar nenhum.

Galveston (Estados Unidos, 2018) Direção: Mélanie Laurent / Roteiro: Mélanie Laurent / Elenco: Ben Foster, Elle Fanning, Lili Reinhart, Anniston Price, Jeffrey Grover, Christopher Amitrano / Sinopse: Após um crime, um casal pega a estrada. Eles mal se conhecem, mas acabam criando uma aproximação em decorrência da situação limite em que passam a viver, fugindo da polícia e dos bandidos, antigos comparsas de Roy (Foster).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Você falou tudo. O Ben Foster faz toda a diferença em qualquer produção.

    ResponderExcluir
  3. Grande ator. Aqui ele está ótimo e leva uma tremenda surra. Uma vez o Rubens Ewald Filho disse que o Marlon Brando levava grandes surras nos filmes e demonstrava ser um grande ator por isso. Bom, o Ben Foster, pelo visto, está indo no mesmo caminho... rsrs

    ResponderExcluir