terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Spawn - O Soldado do Inferno

Um assassino chamado Al Simmons é traído e assassinado por seu chefe, o cruel Jason Wynn. Enviado para o inferno Al faz então um trato com o diabo em pessoa e retorna à terra como Spawn para rever sua esposa. Na Terra tem como objetivo matar Wynn, o responsável por sua morte. Enquanto isso um estranho ser, que mais parece um palhaço, pretende destruir o mundo com a ajuda de um vírus mortal. Seria o começo do tão aguardado Armageddon das profecias? Antes que isso aconteça Spawn precisa decidir de qual lado ficará, do bem ou do mal...Transposição para o cinema do famoso personagem de quadrinhos criado por Todd McFarlane. Antes de mais nada temos que entender que mexer em uma obra como essa, que já está bem desenvolvida no mundo dos comics, com uma legião de fãs (e especialistas no tema) formada é muito complicado.

Sempre haverá alguém para reclamar. As pessoas precisam entender que é simplesmente impossível realizar um filme de meras duas horas de duração que sequer consiga chegar aos pés da complexidade do que se lê nas revistas mensais do herói (ou anti-herói, dependendo do ponto de vista). Por isso assim que chegou aos cinemas Spawn levou bordoadas de todos os lados e em especial dos leitores de seus quadrinhos. Penso de forma diferente. Acredito que é uma boa adaptação para as telas. O roteiro procura apresentar o personagem para os frequentadores de cinema (um público que nem sempre acompanha quadrinhos) ao mesmo tempo em que não pareça vazia ou infantil demais. Também tenta da melhor forma possível não decepcionar aos fãs de longa data do Spawn das comics. O resultado é sim muito bom, diria até eficiente. Claro que muita coisa ficou de fora, mas fazer um filme que fosse completo seria realmente uma tarefa que nem o mais poderoso super-herói poderia realizar.

Spawn - O Soldado do Inferno (Spawn, Estados Unidos, 1997) Direção: Mark A.Z. Dippé / Roteiro: Alan B. McElroy / Elenco: John Leguizamo, Michael Jai White, Martin Sheen / Sinopse: Homem morto faz pacto com o diabo para retornar ao mundo dos vivos como uma criatura com poderes especiais. De volta ao plano de existência onde viveu ele tenta reencontrar sua esposa ao mesmo tempo em que enfrenta um ser monstruoso que busca sua destruição completa. Filme vencedor do Sitges - Catalonian International Film Festival na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Também indicado ao Saturn Award na categoria de Melhor Maquiagem (Cindy J. Williams).

Pablo Aluísio.

Um comentário: