sexta-feira, 8 de julho de 2011

Little Richard

Little Richard - Here´s Little Richard (1957)
Procurem conhecer bem a capa desse disco. Agora imaginem seu impacto na sociedade racista dos Estados Unidos da década de 1950. Um negro, nada discreto, com a boca escancarada, cheia de dentes, gritando de forma estridente! Mais “Little Richard” do que isso impossível! A capa de “Here´s Little Richard” é certamente uma das mais ousadas e provocadoras da história do Rock! E vai bem de acordo com a trajetória dessa figura fantástica da primeira geração de roqueiros americanos. Poucos artistas viveram de forma tão intensa o espírito do Rock quanto Little Richard. Ele por si só já era um poço de escândalos e contradições! Negro, desafiava a sociedade da época com roupas luxuosas, espalhafatosas e berrantes! Alucinado, gritava a plenos pulmões sua música despudorada, embora na época os negros fossem tão reprimidos que mal podiam abrir a boca sem autorização dos brancos. Profundamente religioso conseguia ser ao mesmo tempo um homossexual sem pudores, escandalizando a todos por onde passava. Cristão agia de forma pouco modesta e humilde, se auto intitulando o “maior roqueiro da América”!  No fundo Little Richard era mesmo uma figuraça!
  
Esse foi o primeiro álbum da carreira do roqueiro e só tem clássicos! É incrível mas basta ler a lista das músicas para se ter uma noção da quantidade de grandes clássicos da história do rock presentes aqui: “Tutti Frutti”, “Ready Teddy”,  "Slippin' and Slidin', Long Tall Sally", "Rip It Up", “Jenny, Jenny” entre outras. É muito standart para um álbum só! E o mais incrível de tudo é saber que a grande maioria dessas canções foram compostas pelo próprio Richard Penniman (o nome real do cantor). Realmente impressionante. Como não era dado a modéstias, Little Richard trabalhou ao lado de uma super banda com mais de 20 músicos ao longo de todos aqueles anos. O selo era pequeno, uma pequena gravadora especializada em música negra chamada Specialty Records, mas isso não impediu o disco de vender muito naquele mesmo ano. Claro que muitas das canções já tinham chegado antes no mercado no formato single mas isso não retira o impacto desse primeiro álbum de Little Richard. Era de certa forma uma apoteose de tudo o que ele vinha produzindo até então. Um retrato perfeito de um artista marcante que se tornou um ícone naqueles anos pioneiros do Rock americano. “Here´s Little Richard” é de fato um item obrigatório na coleção de qualquer roqueiro que se preze!

Little Richard - Here´s Little Richard (1957)
Tutti Frutti / True Fine Mama / Can't Believe You Wanna Leave / Ready Teddy    / Baby / Slippin' and Slidin' / Long Tall Sally / Miss Ann / Oh Why? / Rip It Up / Jenny, Jenny / She's Got It.

Little Richard - Little Richard (1958)
Segundo álbum da carreira de Richard Penniman (Little Richard para os mais chegados). Sem favor algum eu considero esse um dos melhores discos de Rock ´n´ Roll de todos os tempos. Basta passar os olhos na seleção musical - só clássicos, de ponta a ponta! O disco abre com a maravilhosa "Keep A Knockin'" que consegue em seus poucos minutos de duração resumir tudo o que significava a música de Richard naqueles loucos anos. Sua vocalização não encontrava similar em nenhum outro artista da época e seu jeito abusado e fora dos padrões combinava perfeitamente com o espírito rebelde do novo estilo musical que nascia. "Good Golly, Miss Molly" é outro hino, sempre presente em qualquer coletânea de rock da primeira geração. Uma composição com força, energia e muita vibração. A letra é um barato! O arranjo é simplesmente sensacional e Richard destrói no piano, literalmente "martelando" seu instrumento. Curiosamente ele também tinha a mania de tocar com os pés (Jerry Lee Lewis, outro pioneiro dessa geração, também tinha esse maneirismo). "The Girl Can't Help It" também é uma das minhas preferidas. Essa foi usada no cinema, como tema principal do filme "Sabes o Que Quero", uma comédia musical dos anos 50 que até hoje mantém seu charme intacto.

Já "Hey-Hey-Hey-Hey" foi gravada por ninguém menos do que os Beatles - Paul McCartney era um fã incondicional de Little Richard, a ponto inclusive de levar seu ídolo para a Inglaterra para participar de sua turnê em 1965. Por fim, fechando com chave de ouro temos nada mais, nada menos do que "Lucille"!!! Fala sério... nunca mais Little Richard faria um disco com tantos sucessos imortais como esse aqui. É uma verdade aula do verdadeiro rock ´n´ roll. Infelizmente esse foi o auge do cantor e também seu último grande momento. Ele tinha um conflito muito grande entre sua música profana e seu sentimento religioso. Adorava cantar seus rocks estridentes mas também sentia que aquele tipo de ritmo não combinava bem com sua fé evangélica. Assim em pouco tempo Richard deixaria o bravo rock de lado para abraçar de vez uma vida religiosa, se limitando a tocar música gospel na igreja onde pregava - sim, ele virou um pastor e dos bons! Não tem problema, cada um sabe o que é melhor para si, além do mais vamos convir que após gravar um disco como esse Little Richard já tinha garantido seu lugar, não no céu, mas sim no panteão dos grandes roqueiros de todos os tempos. Amém!

Little Richard - Little Richard (1958)
Keep A Knockin / By the Light of the Silvery Moon / Send Me Some Lovin' / I'll Never Let You Go (Boo Hoo Hoo Hoo) / Heeby-Jeebies / All Around the World / Good Golly, Miss Molly / Baby Face / Hey-Hey-Hey-Hey / Ooh! My Soul / The Girl Can't Help It / Lucille.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário