quarta-feira, 13 de julho de 2011

The Drifters - Save the Last Dance for Me

Considero o grupo negro The Drifters muito injustiçado na história da música americana. Eles eram ótimos em qualquer ponto de vista que os analise mas mesmo assim não conseguiram se perpetuar na memória da maioria dos admiradores da musicalidade daquela época. O curioso é que não raro suas gravações originais eram gravadas posteriormente por outros artistas (geralmente brancos) e eles conseguiam melhores resultados comerciais do que os próprios Drifters! Uma face mais sutil do racismo americano?

Penso que sim, já que nem sempre as regravações tinham a mesma qualidade do que o material originalmente produzido pelo grupo. Pois bem, dentro da vasta riqueza musical desse conjunto eu destacaria esse verdadeiro clássico romântico chamado "Save the Last Dance for Me" que foi lançado em single em 1960. Uma linda balada escrita pela ótima dupla Doc Pomus e Mort Shuman (os fãs de Elvis Presley reconhecerão imediatamente esses nomes). Assim que chegou nas lojas a música logo estourou em vendas, afinal era ótima para os bailinhos que tanto sucesso faziam naquela época. Chegou ao primeiro lugar tanto na parada Pop como na de R&B, mostrando a força de sua melodia.

Além do evidente talento de todos os membros dos Drifters outros detalhes fizeram que essa gravação se tornasse o grande sucesso que foi. Para começar ela foi produzida por outra grande dupla de compositores americanos, Jerry Leiber e Mike Stoller. Eles capricharam aqui, escrevendo um arranjo maravilhoso, inclusive com uso de violinos, algo que era completamente raro em gravações pop. Some-se a isso a suposta participação (nunca comprovada historicamente) de Phil Spector que se sensibilizou com a história da composição da canção. E que história foi essa? Doc Pomus tinha poliomielite que o impedia de andar e dançar como as demais pessoas.

No dia de seu casamento com Willi Burke, atriz e dançarina da Broadway, ele ficou sentando em sua mesa vendo sua linda esposa dançando com amigos e convidados da festa. Então diante daquela situação pediu caneta e papel ao garçom e resolveu escrever os primeiros versos de "Save the Last Dance for Me" (que em português pode ser traduzida como "Guarde a últma dança para mim"). Bonita história não é mesmo? Assim deixo a dica dessa linda balada, um momento muito romântico dos anos 60 que merece ser redescoberta pelos amantes das belas melodias de amor.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário