sábado, 23 de julho de 2011

Nat King Cole - Love Is A Many Splendored Thing

Esse é um EP (compacto duplo) muito raro do selo Capitol datado de 1963 que tive a oportunidade de ganhar de uma grande amiga alguns anos atrás. São apenas quatro faixas mas não se engane com isso, pois todas elas são simplesmente maravilhosas! Nat King Cole faz parte daquele seleto grupo de cantores que se você se deparar com algo dele por aí, seja vinil, seja CD, não pense duas vezes: compre! Não importa se você não conheça o repertório ou as músicas, esqueça isso e compre, pois é material de qualidade e muito provavelmente você jamais terá uma segunda oportunidade de adquirir o material.

No caso aqui temos uma pequena coletânea de canções românticas organizadas pelo selo Capitol. Esses disquinhos tinham mercado certo pois eram bem baratos e contavam apenas com músicas conhecidas, ou que já tinham feito sucesso ou que estavam ainda na programação das rádios. Geralmente os produtores colocavam um grande sucesso puxando o disquinho e na ala coadjuvante inseria algumas outras pequenas obras primas menos conhecidas. Assim por 5 ou 6 dólares o consumidor acabava comprando, principalmente para quem amava música de verdade.

"Love Is A Many Splendored Thing" é uma das mais primorosas interpretações de Nat King Cole. Com uma orquestra sutil e elegante ao fundo ele mostra bem porque foi um dos maiores cantores de todos os tempos. A canção inclusive fez parte da trilha sonora do clássico "Suplício de uma Saudade" e por isso, mesmo no Brasil, é extremamente conhecida. Basta apenas as primeiras notas serem tocadas para todos reconhecerem. "Around The World" tem um ritmo mais latino. Na verdade parece mesmo um bolero da velha escola. Adoro o arranjo, orquestra ao fundo e grupo de instrumentos caribenhos em primeiro plano. Uma grande gravação. "Autumn Leaves" é outra música extremamente romântica e terna. De certa forma me lembra as gravações mais intimistas da carreira de Frank Sinatra, com um misto de melancolia que atravessa toda a canção.

O resultado é mais do que belo. O EP termina com "Too Young". Outro grande clássico do repertório do cantor. O arranjo é impecável e mesmo antes de Cole entrar na faixa o ouvinte já está devidamente rendido pela beleza da melodia. Em suma, se você não sabe o que romantismo em sua vida procure ouvir essas canções, em pouco minutos entenderá do que se trata, com absoluta certeza!

Nat King Cole - Love Is A Many Splendored Thing (1963)
Love Is A Many Splendored Thing
Around The World
Autumn Leaves
Too Young.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário