sábado, 9 de julho de 2011

Eddie Cochran

Eddie Cochran é outro herói esquecido entre os pioneiros do rock americano. O cantor e compositor foi responsável (e muito) pela bela e diferenciada sonoridade que o rock iria sofrer a partir dos anos 1960. Suas músicas eram particularmente apreciadas por causa das ótimas melodias que Eddie incorporava em seus rocks. Excelente guitarrista, ele procurava não apenas pelo som mais cru do rock ´n´ roll da época mas também trazer algo a mais, como riffs inspirados e solos bem trabalhados em suas gravações. Isso faria toda a diferença do mundo e o imortalizariam nos anos que viriam. Tragicamente Eddie não teve tempo de desfrutar de sua própria influência no mundo musical pois morreu muito jovem, em um acidente de trânsito em Londres. Na ocasião estava ao lado do amigo Gene Vincent e de sua namorada, a também escritora de canções, Sharon Sheeley. Ambos sobreviveram ao desastre mas Eddie não. Ele só tinha 22 anos de idade ao morrer.

Eddie Cochran - Summertime Blues
Se formos fazer um balanço das gravações que Eddie Cochram nos deixou chegaremos facilmente a mais de uma dezena de faixas clássicas, entre elas "Twenty-Flight Rock", "Weekend", "Nervous Breakdown", "C'mon Everybody", "Somethin' Else", "My Way", "Weekend" e "Three Steps to Heaven". Seu grande momento porém veio mesmo com "Summertime Blues", até hoje lembrada como uma das maiores canções de rock de todos os tempos. Lançada em 1958 virou um sucesso instantâneo. Composta apenas por Eddie (que deu uma parceria simbólica para seu empresário, Jerry Capehart), a canção era de fato muito marcante. Com ecos que nos lembram de Elvis Presley na Sun Records e solos de guitarra à la Chuck Berry, é de fato um rockabilly fenomenal. A letra soava também incrivelmente interessante para uma época em que os rocks primitivos não primavam muito por esse aspecto. Era uma crônica bem humorada sobre as dificuldades de um adolescente nos anos 50, que queria sair com a namoradinha mas encontrava um monte de problemas, com o patrão, e até com o seu próprio pai! Sobrava até mesmo críticas ao sistema eleitoral americano na última estrofe. Anos depois da morte de Eddie Cochran, o co-autor da canção explicaria sua essência ao dizer:  "Havia um monte de músicas sobre o verão, mas nenhum sobre as dificuldades do verão." Temos que convir que em sua singeleza ele foi simplesmente perfeito e definitivo.

Eddie Cochran - Somethin' else

O roqueiro Eddie Cochran teve uma vida breve, mas deixou grandes gravações. Na verdade ele ainda hoje é considerado um dos mais importantes nomes da primeira geração do rock. Essa gravação Somethin' else nem é tão lembrada, mas ela foi importante por causa do Skiffle inglês. Para muitos essa foi a primeira do novo gênero que iria se tornar extremamente popular entre os jovens britânicos nos anos 50 (até John Lennon e Paul McCartney tiveram sua própria banda de Skiffle chamada The Quarrymen!). A ideia de Eddie foi simples. Aqui temos um rock bem cru, com instrumentos básicos, dando um sabor de música de garagem para a gravação. Era exatamente o que os jovens "Teddy Boys" ingleses procuravam. A identidade foi imediata. Eddie era realmente um jovem gênio em sua música.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário