sexta-feira, 8 de julho de 2011

Chubby Checker - The Twist

Fala-se muito hoje em dia que os cantores e grupos musicais atuais não consegue fazer mais de um ou dois sucessos. Bom, para os críticos de plantão é bom informar que nos anos 50 e 60 também era assim. Tirando os grandes nomes o que existia era uma infinidade de artistas que não conseguia se consolidar na carreira, fazendo sucesso com poucas canções para depois desaparecerem do mapa. Com Chubby Checker foi exatamente assim.

Ele protagonizou o surgimento da dança mais popular da época - o Twist - e depois de mais um ou outro hit viu sua carreira se esvaziar. Na verdade o Twist era uma daquelas danças esquisitas dos 60´s que caiu no gosto do público. Obviamente era uma bobagem adolescente - como o bambolê - mas é a tal coisa, os anos acabam transformando até mesmo o fútil em clássico. A dança se chamava twist porque para se dançar bem o ritmo o sujeito tinha que se contorcer todo, imitando os movimentos de um tornado ou furação - imagine só que grande bobeirinha!

Depois que o single estourou em vendas Chubby Checker lançou o segundo single, uma outra variação da mesma canção e da mesma dança, chamada "Let's Twist Again". Apesar de também ter feito sucesso não conseguiu atingir o mesmo número de cópias vendidas do primeiro compacto. Há quem diga que essa segunda música é bem melhor que a primeira mas a verdade pura e simples é que ambas eram bobagens jovens sem grande relevância para o mundo da música. O Rock ´n´ Roll verdadeiro estava praticamente soterrado e isso abriu espaço para esse tipo de música, bem escapista em essência. E o Chubby Checker, o que aconteceu com ele? Bom, ele soube aproveitar seus dois minutos de fama.

Certamente nunca mais conseguiu chegar nem perto do seu grande sucesso comercial, mas conseguiu viver da música. Ao longo dos anos foi vivendo de apresentações nostálgicas, do tipo "saudades dos anos 60". Tentou inovar, procurando seguir os passos dos novos conjuntos britânicos como os Beatles mas não deu. Não era a praia dele e os jovens o consideravam apenas um tiozinho estranho tentando capitalizar em cima de regravações como "Back in the USSR" do álbum branco. Na verdade Chubby Checker pode se dar por satisfeito por ter feito uma canção tão popular! Para ele está certamente de bom tamanho.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário