domingo, 10 de julho de 2011

Johnny Preston - Running Bear

Chegou ao topo de Billboard Hot 100 em janeiro de 1960. Foi o primeiro de cinco singles de sucesso do cantor a chegar no topo da parada inglesa, todas lançadas em 1960. A música foi composta por `Big Bopper`, famoso DJ do surgimento do rock americano que morreu em fevereiro de 1959 no mesmo acidente fatal que matou também os cantores Buddy Holly e Ritchie Valens. Esse é tipo de sucesso completamente fast food que hoje em dia soa completamente datado - principalmente pelo acompanhamento vocal que imita sons de tribos americanas nativas (pelo menos daquelas que surgiam nos filmes de faroeste da época!).

A letra também não ajudava muito pois era uma grande bobagem. Mesmo assim caiu nas graças do público! O Johnny Preston, para falar a verdade, era mais um daquela enorme lista de artistas que surgiram no vácuo deixado por Elvis Presley quando foi servir o exército. As gravadoras na época entenderam (de forma equivocada aliás) que tudo o que era necessário para se criar um superstar como Elvis era encontrar um jovem boa pinta, com uma boa voz, para estourar nas paradas. Tudo bem que em certos momentos o "plano" deu certo mas o fato é que esses astros fabricados desapareciam tão rapidamente quanto surgiam.

Basta ver o caso desse texano John Preston Courville! Ele foi encontrado meio ao acaso. "Running Bear" foi um estouro de vendas, rompendo a incrível marca de mais de um milhão de singles vendidos mas depois disso sua estrela foi aos poucos se apagando. No final de 1960, mesmo tendo alcançado cinco bons sucessos na parada, ele literalmente sumiu do mapa! Quando morreu em 2011 (com mais de setenta anos) já estava literalmente esquecido. Uma prova que a indústria fonográfica sempre foi descartável, usando e depois jogando fora um incrível número de artistas, cantores, grupos e compositores. Bastava um single não vender muito bem, para que o "futuro astro do amanhã" fosse descartado sem maiores problemas.

Assim as gravadoras iam atrás do próximo "Rei" e depois de um tempo repetiam a mesma estratégia. Quando a primeira geração do rock americano foi dispersa esse processo se acentuou bastante, principalmente na virada das décadas de 1950 e 1960. Por isso a década de 80 não fez tanto jus assim ao título de "a década das bandas de um sucesso só". Essa coisa de rotatividade no mundo da música já vinha de muito tempo atrás.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário